Novidades

O que é o AdBlue?

17/11/2021 | Automóvel

De certeza que já ouviu falar sobre o líquido AdBlue que são incorporados nos automóveis a diesel mais recentes. Mas sabe para que serve?

Um dos focos principais na indústria automóvel é o controlo das emissões poluentes e o líquido AdBlue surgiu como resposta às novas preocupações ambientais.

Com o surgimento das imposições europeias, que tem como objetivo reduzir as emissões de gases poluentes e aplicações de sistemas de tratamento dos gases, levou à criação de uma solução inovadora, o líquido AdBlue. Esta é uma solução aquosa, composta por ureia pura e água desmineralizada que é injetada diretamente no sistema de escape. Este líquido vai reduzir as emissões poluentes dos carros a diesel, sendo sempre acompanhado pelo sistema catalisador SCR.

O líquido AdBlue, ao entrar em contacto com os gases, promove uma reação química que transforma os óxidos de azoto em vapor de água e nitrogénio.

O local onde aplica o líquido vai depender do modelo do automóvel que tiver, mas habitualmente, o bocal de enchimento pode estar localizado junto à entrada do combustível, de lado, na mala ou no local do pneu sobressalente.

Caso faça uma viagem mais longa, deverá optar por encher o depósito de AdBlue para evitar mais paragens. Caso o depósito do veículo fique vazio, o carro não irá arrancar, é mesmo necessário o líquido AdBlue para o funcionamento do veículo, visto que este não é um aditivo ao combustível, mas sim um líquido adicional. Os automóveis que estão equipados com o líquido AdBlue, têm um sistema de aviso no painel de instrumentos incorporado, alertando o condutor sempre que haja necessidade de recarregar o depósito com o líquido.

O consumo médio de AdBlue ronda entre os 1,5 e os 2,5 litros por cada 1000 km, dependendo sempre do tipo de condução, da temperatura a que o automóvel está exposto e variará também consoante o tamanho do depósito da sua viatura.

Vantagens e Desvantagens do AdBlue

As principais vantagens o AdBlue focam-se principalmente no contributo ecológico que este tem, como já foi referido. Outro ponto positivo deste líquido, é a facilidade de utilização e os custos baixos dos mesmos. Por litro, o AdBlue tem o custo aproximado de 1 €, sendo que ao comprar 5 ou 10 litros, pode-lhe ficar ainda mais económico, dependendo da marca e das campanhas que podem estar em vigor.

As desvantagens mais evidentes são a necessidade de ter de adquirir o líquido à parte do combustível, e por haver a necessidade de atestar o líquido com alguma regularidade, aumentando o custo da manutenção do veículo.

Garanta que o seu automóvel está em perfeitas condições. Pode contar com a AutoGlobal para o ajudar a manter a sua viatura em perfeitas condições e deixá-lo tranquilo e seguro.

 Faça aqui a sua marcação!

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa