Um dos focos principais na indústria automóvel é o controlo das emissões poluentes e o líquido AdBlue surgiu como resposta às novas preocupações ambientais.
Com o surgimento das imposições europeias, que tem como objetivo reduzir as emissões de gases poluentes e aplicações de sistemas de tratamento dos gases, levou à criação de uma solução inovadora, o líquido AdBlue. Esta é uma solução aquosa, composta por ureia pura e água desmineralizada que é injetada diretamente no sistema de escape. Este líquido vai reduzir as emissões poluentes dos carros a diesel, sendo sempre acompanhado pelo sistema catalisador SCR.
O líquido AdBlue, ao entrar em contacto com os gases, promove uma reação química que transforma os óxidos de azoto em vapor de água e nitrogénio.
O local onde aplica o líquido vai depender do modelo do automóvel que tiver, mas habitualmente, o bocal de enchimento pode estar localizado junto à entrada do combustível, de lado, na mala ou no local do pneu sobressalente.
Caso faça uma viagem mais longa, deverá optar por encher o depósito de AdBlue para evitar mais paragens. Caso o depósito do veículo fique vazio, o carro não irá arrancar, é mesmo necessário o líquido AdBlue para o funcionamento do veículo, visto que este não é um aditivo ao combustível, mas sim um líquido adicional. Os automóveis que estão equipados com o líquido AdBlue, têm um sistema de aviso no painel de instrumentos incorporado, alertando o condutor sempre que haja necessidade de recarregar o depósito com o líquido.
O consumo médio de AdBlue ronda entre os 1,5 e os 2,5 litros por cada 1000 km, dependendo sempre do tipo de condução, da temperatura a que o automóvel está exposto e variará também consoante o tamanho do depósito da sua viatura.
As principais vantagens o AdBlue focam-se principalmente no contributo ecológico que este tem, como já foi referido. Outro ponto positivo deste líquido, é a facilidade de utilização e os custos baixos dos mesmos. Por litro, o AdBlue tem o custo aproximado de 1 €, sendo que ao comprar 5 ou 10 litros, pode-lhe ficar ainda mais económico, dependendo da marca e das campanhas que podem estar em vigor.
As desvantagens mais evidentes são a necessidade de ter de adquirir o líquido à parte do combustível, e por haver a necessidade de atestar o líquido com alguma regularidade, aumentando o custo da manutenção do veículo.
Pode encontrar ou abastecer o seu veículo em bombas de combustível, estações de serviço ou pode também optar por comprar uma embalagem de AdBlue e abastecer sozinho. Pode também optar por abastecer o AdBlue, nas nossas oficinas, AutoGlobal. onde para além de colocarmos o AdBlue podemos também verificar a segurança da sua viatura.
O AdBlue, desempenha um papel fundamental na redução das emissões poluentes dos veículos a diesel não só em Portugal como em toda a União Europeia. Com a utilização do AdBlue, está a contribuir assiduamente para uma pegada ecológica mais saudável, ajudando a reduzir a camada de azoto e a melhorar a sua saúde.