A qualidade Opel para automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros está no seu auge. Ao longo dos últimos doze meses, por exemplo, a qualidade inerente ao lançamento de automóveis novos viu-se aumentada em 25 por cento. Este valor resulta dos padrões de produção definidos internamente pelo fabricante, bem como do feedback dos clientes no primeiro ano após a compra. Os modelos mais recentemente lançados no mercado – Corsa e Mokka – demonstram uma qualidade de produção de primeira classe desde o início, independentemente de estarem equipados com eficientes motores de combustão ou de se tratarem de veículos elétricos alimentados a bateria.
Existem boas razões para esta melhoria de qualidade: a Opel estabeleceu internamente o objetivo de zero falhas. Para o conseguir, o fabricante de automóveis de Rüsselsheim introduziu, também, novos métodos de análise que têm um efeito preditivo na produção. Esses sistemas de previsão reconhecem quando os parâmetros mudam, de tal forma que podem conduzir a possíveis erros na produção, podendo intervir preventivamente. Resultado: nenhuma peça defeituosa é, assim, produzida, prosseguindo a produção sem perturbações e mantendo a qualidade, consistentemente, elevada.
"Na Opel e em todo o Grupo Stellantis estabelecemos objetivos de qualidade ambiciosos. Queremos ser o número um entre os fabricantes de grande volume. Onde quer que as falhas sejam eliminadas, aumentamos a qualidade, aumentamos a satisfação do cliente e, ao mesmo tempo, também reduzimos os nossos custos", afirma Uwe Hochgeschurtz, CEO da Opel.
Nas instalações de Rüsselsheim e Eisenach, na Alemanha, a passagem para a mais recente plataforma do Grupo conduziu, também, a novas melhorias. A estratégia de uniformização da plataforma e a redução da uma desnecessária complexidade são fatores importantes para a elevada qualidade e fiabilidade dos veículos. Na sede da Opel, a produção em série da nova geração Astra acaba de começar. Aqui, o Astra de cinco portas e, em breve, também o Astra Sports Tourer sairão da linha de produção com a típica precisão alemã. Do mesmo modo, todas as versões do Grandland são fabricadas em Eisenach com os mais elevados padrões de qualidade, confirmado pelo mais recente relatório TÜV, no qual o porta-estandarte da Opel obteve um excelente 11º lugar entre os 128 modelos avaliados. Além disso, de acordo com as estatísticas relativas a fiabilidade da ADAC para 2022, os modelos Opel, em vários segmentos de mercado, desde o Grandland e do Crossland até ao ADAM, destacam-se como automóveis usados fiáveis.
Os engenheiros da Opel estão, também, concentrados em melhorar ainda mais a qualidade a longo prazo. Para este fim, a cooperação com os fornecedores foi intensificada. Os engenheiros falam assim de "robustez" quando definem os tempos de funcionamento e as normas para peças e componentes. Para além dos conhecidos estudos de satisfação do cliente, os guardiões de qualidade de Rüsselsheim também avaliam críticas e sugestões em fóruns, bem como em outros canais de comunicação social. Além disso, os Concessionários Opel estão envolvidos, o mais cedo possível, para aprenderem, a partir do ponto de vista do cliente, onde é possível implementar mais melhorias. Todo o feedback é levado a sério e visto como uma oportunidade para melhorar a qualidade.