Com os FIA Motorsport Games, evento realizado pela primeira vez em 2019, a FIA (Fédération Internationale d'Automobile) está a construir uma ponte entre a competição e outras disciplinas do desporto automóvel. Na primeira edição, realizada há três anos em Vallelunga, Itália, foram 49 as nações que competiram pela glória e pelas medalhas, divididas por cinco disciplinas. Nesta que será a segunda edição dos FIA Motorsport Games, de 26 a 30 de outubro de 2022, no sul de França, estarão em competição cerca de 1.000 concorrentes, provenientes de 100 países.
Desta vez passam a ser 17 as diferentes disciplinas do mundo dos desportos motorizados, distribuídas por quatro locais. Outro detalhe novo no programa dos FIA Motorsport Games é a categoria de Slalom automóvel, para o qual os organizadores tinham previsto, logo desde o início, o recurso a veículos elétricos alimentados a bateria. Como um dos principais fabricantes de veículos elétricos a bateria, a Opel tornou-se numa escolha óbvia com o seu Corsa-e Rally.
A Opel está a realizar, com enorme sucesso e em colaboração com a ADAC, a ADAC Opel e-Rally Cup, sendo, também, o único fabricante de automóveis a ter, no seu portefólio, uma versão elétrica para ralis já em utilização.
Para este teste de agilidade entre cones, a Opel Motorsport irá fornecer três das viaturas habitualmente utilizadas no seu troféu monomarca, equipadas com o bloco elétrico de 100 kW/136 cv. O trajeto será desenhado no Circuito Paul Ricard Le Castellet, palco do Grande Prémio de França de Fórmula 1.
"Com o seu elevado binário de 260 Nm e a sua grande agilidade, o Corsa-e Rally mostra-se ideal para ‘slaloms’, sendo, portanto, a escolha perfeita neste caso", diz o Diretor da Opel Motorsport, Jörg Schrott. "Os FIA Motorsport Games prometem ser um grande evento, de elevado perfil internacional, que temos o maior prazer em apoiar. Estamos muito satisfeitos por termos a oportunidade de demonstrar, mais uma vez, a performance daquele que é o primeiro automóvel elétrico de ralis, do seu troféu monomarca".
Noller/Kopczyk a bordo do Opel Corsa Rally4
A equipa da Alemanha participará nos FIA Motorsport Games com um total de 22 concorrentes, femininos e masculinos. Michelle Tute (28 anos, de Hanôver) e Marcel Hellberg (29 anos, de Löhne) estão nomeados para a competição de Slalom. Além disso, René Noller (20 anos, de Abstatter) e o seu experiente co-piloto Stefan Kopczyk (41 anos, de Heilbronn) irão representar o seu país na disciplina de Ralis, num Opel Corsa Rally4.
Recorde-se que novo carro de ralis da Opel garantiu, recentemente, o quinto título do European Junior Rally Championship (JERC) para a ADAC Opel Rally Junior Team, através da dupla francesa Laurent Pellier / Marine Pelamourgues.