Por várias vezes esteve perto de o conseguir, mas agora fê-lo finalmente: no Rallye Vosges Grand-Est, Calle Carlberg registou, finalmente, a sua primeira vitória na ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe". Alcançando o melhor tempo logo na primeira Especial, o sueco de 22 anos, acompanhado pelo seu pai Torbjörn, assumiu a liderança no seu Corsa Rally Electric, mantendo-a até ao final do rali.
Por essa altura, Carlberg e o restante pelotão já tinham lidado com um rali muito exigente e repleto de acontecimentos. Troços difíceis, parcialmente cheios de pedras e terra dos carros de tração às quatro rodas que saíam à sua frente, afetaram a maioria dos Corsa Rally Electric, provocando danos nos pneus. "As Especiais são ótimas, mas extremamente exigentes", confirmou Max Reiter, líder da série. "Quando 50 carros de tração integral os atravessam, criam-se sulcos e terra solta que não se encontram assinaladas nas notas de andamento. Temos mesmo de estar preparados para tudo."
Praticamente nenhum piloto passou incólume pelas oito especiais de classificação. Na antepenúltima delas, uma quebra num braço de suspensão reduziu a vantagem que Carlberg tinha sobre Reiter para apenas 6,8 segundos, para no troço seguinte – Corcieux – o escandinavo voltar a sair-se bem, permitindo chegar à "Power Stage" com uma vantagem de 17,7 segundos sobre o seu principal rival.
No final desse que foi o último troço do rali francês, Carlberg alcançaria a sua primeira vitória na primeira Copa do Mundo monomarca elétrica de ralis: "Finalmente! A chave para este sucesso aqui alcançado foi o facto de todos os outros terem tido algum tipo de problema, enquanto nós nem sequer escorregámos. Estou muito contente por este ritmo controlado ter sido suficiente para vencer. Também não nos esforçámos ao máximo na Power Stage, pelo que fiquei algo surpreendido por, ainda assim, termos feito novamente o melhor tempo. Gostei muito da luta com o Max e estou quase contente por ele ainda estar à frente na tabela de pontos: assim, não tenho de ser o primeiro na estrada em Weiz..."
Max Reiter prestou homenagem ao seu adversário: "O Calle mereceu, claramente, esta vitória. Depois de dois ralis muito consistentes, aqui cometi demasiados pequenos erros. Mas estou muito feliz com mais um lugar no pódio e estou ansioso pelas próximas rondas."
O austríaco Luca Pröglhöf era o único piloto no Parque de Assistência que não sabia, durante todo o rali, que estava a caminho daquele que seria o seu primeiro pódio na ADAC Opel Electric Rally Cup. A sua navegadora Christina Ettel recusou dar ao piloto qualquer informação sobre os tempos das especiais, algo feito de comum acordo. "Pensámos nesta estratégia a caminho de casa, depois do último rali, na Suíça, na esperança de aliviar alguma pressão sobre o Luca. E funcionou na perfeição", riu-se Ettel.
A dupla Pröglhöf / Ettel também pode agradecer à sua equipa de assistência, que substituiu o eixo traseiro danificado num instante, após a ES4. A falha parcial do sistema de intercomunicação no cockpit também causou alguma preocupação. Pröglhöf ficou aliviado quando chegou à meta: "Era algo quase inevitável. Acho que o caminho a seguir é não me concentrar nos tempos, mas em fazer o meu próprio rali. Basta divertirmo-nos e o resultado virá quase por si só. Agora já não sinto esse peso nos ombros".
Alcançado a quarta posição, a dupla de condutoras da FFSA Sarah Rumeau / Julie Amblard deixaram, de novo, uma impressão bastante positiva.
Em termos de campeonato, a liderança de Reiter sobre Carlberg viu-se agora encurtada para um simples ponto. Pröglhöf é o terceiro, à frente de Rumeau, Lemke e Jari van Hoof, piloto que também impressionou com um quinto lugar final.
"Foi um rali extremamente difícil", concluiu Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport. "As especiais deixaram a sua marca, mas o nosso Corsa Rally Electric soube gerir muito bem as dificuldades. Os grandes elogios vão, também, para as nossas equipas, que embora, por vezes, tenham danificado ligeiramente os seus carros, conseguiram levá-los inteiros até à meta. Quanto à luta pelos lugares do pódio, foi de novo dramática. Penso que estamos todos felizes pelo Calle, que mereceu, em absoluto, esta sua primeira vitória. Aguardo com expetativa os seus futuros duelos com o Max e o resto deste fantástico pelotão. Gostaria de voltar a realçar o excelente desempenho da Sarah Rumeau. As nossas senhoras são um verdadeiro trunfo para a Copa".
Seguir-se-á a quarta prova da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe”, no fim de semana de 14 e 15 de julho, no Rallye Weiz, na Áustria.
Classificação ADAC Opel Electric Rally Cup (após 3 de 8 ralis):
1. Reiter, 92 pontos
2. Carlberg, 91
3. Pröglhöf, 59
4. Rumeau, 57
5. Lemke, 46
6. Van Hoof, 38
7. Tarta, 31
8. Gudet, 30
9. Callea, 27
10. Rott, 26