Depois do emocionante arranque no ADAC Rallye Sulingen, as equipas da ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe" estão, agora, ansiosas pela segunda etapa desta temporada e em mais do que uma vertente. Por um lado, porque a eletrizante comitiva de ralis com o Opel Corsa Rally Electric celebra a sua estreia em território suíço, no Rallye du Chablais, em torno de Aigle, no cantão de Vaud, a 2 e 3 de junho; por outro porque as atrativas especiais, caracterizadas por grandes diferenças de altitude, no sopé dos Alpes, a sul do Lago Genebra, fazem bater mais depressa o coração de qualquer fã de ralis; em terceiro lugar porque o início bem-sucedido da temporada da primeira copa de ralis monomarca do mundo com automóveis elétricos, no norte da Alemanha, foi de fazer crescer água na boca.
Do ponto de vista desportivo, a ronda suíça da competição irá proporcionar uma ação emocionante com um resultado totalmente em aberto. A ronda de abertura da época, em Sulingen, já demonstrou que há vários candidatos à vitória ou a um lugar no pódio. O vencedor dessa ronda inaugural, Max Reiter (alemão, de 23 anos), não pode dar-se ao luxo de ser complacente se quiser manter a sua liderança. Isto porque, atrás dele, os veteranos da taça, Calle Carlberg, sueco, de 22 anos, e Christian Lemke, alemão, com a mesma idade, bem como o recém-chegado piloto francês Terence Callea, de 26 anos, estão à espreita da mais pequena fraqueza. Isto sem esquecer outros adversários como o alemão Joe Baur (24 anos) ou o austríaco Luca Pröglhöf (23 anos), que já se destacaram ao registar os melhores tempos em Sulingen.
Por outro lado, a equipa estará atenta a Sarah Rumeau, jovem francesa de 27 anos que fez a sua estreia na ADAC Opel Electric Rally Cup em Sulingen, registando, em conjunto com a co-piloto Julie Amblard, um impressionante melhor tempo na primeira especial, num rali que viriam a terminar no quinto lugar. A sua colega de equipa Cindy Gudet (26 anos), até agora em destaque em provas de rampa, também impressionou no seu primeiro rali importante, ao lado de Cécile Marie.
As duas equipas femininas francesas e a dupla romena Cristiana Oprea/Alexia Parteni irão enfrentar uma concorrência única no Rallye du Chablais, proveniente de uma importante participante convidada: Cyndie Allemann fará a sua estreia nos ralis na unidade VIP da Opel Motorsport, piloto suíça de 37 anos, que em tempos fez nome na Fórmula 3 Euro Series, na Indy Lights Series dos EUA e nas 24 Horas de Le Mans. Trabalha atualmente, com sucesso, como apresentadora. "Estou super-entusiasmada", refere Cyndie Allemann. "Para mim, o resultado é completamente secundário. Quero vivenciar o meu primeiro rali, desfrutar dele e divertir-me." A rookie dos ralis será acompanhada pelo veterano co-piloto Horst Rotter.
Os eletrizantes Corsa têm pela frente um Rallye du Chablais com uma distância total de 565 quilómetros, incluindo 10 especiais que somam 98 quilómetros cronometrados.
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup 2023 (após 1 de 8 rondas):
1. Reiter, 30 pontos
2. Callea e Carlberg, 27 pontos (ex-aequo)
3. Lemke, 20 pontos
4. Rumeau, 16 pontos
5. Pröglhöf, 15 pontos
6. Van Hoof, 14 pontos
7. Rott, 10 pontos
8. Tarta e Baur, 8 pontos (ex-aequo)
9. Gudet, 6 pontos
10. Oprea, 5 pontos
11. Wittenbeck, 3 pontosAntecipação da segunda ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe"
A primeira copa de ralis monomarca do mundo com automóveis elétricos ruma ao Rallye du Chablais
Estreia nos ralis de Cyndie Allemann, ex-piloto e apresentadora