Está a ser renhida a luta pelo título de 2023 da ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe", a que é a primeira copa monomarca de ralis elétrica do mundo. Fruto da sua primeira vitória aos comandos do Opel Corsa Rally Electric, há cerca de um mês, no Rallye Vosges Grand-Est, em França, o sueco Calle Carlberg (22 anos) reduziu para 1 ponto a distância que o separa do atual líder da copa, o alemão Max Reiter (23 anos). "Pode continuar assim",riu-se o jovem escandinavo, uma reação pouco provável do ambicioso Reiter, que não gosta de terminar no segundo lugar.
Na sua perseguição estão mais dois ases que ainda não viram anuladas as suas próprias pretensões ao título de 2023: o austríaco Luca Pröglhöf (23 anos), que alcançou o seu primeiro pódio em França, e Sarah Rumeau (28 anos), a rápida piloto francesa da FFSA Academy que, contando com a sua navegadora Julie Amblard, está ansiosa por conseguir o seu primeiro pódio. "Estivemos muitas vezes perto e, com um pouco de sorte, poderia ter sido no Rallye Vosges. Mas tenho a sensação de que esse primeiro pódio não está muito longe", disse Rumeau.
O cenário está, agora, montado no Rallye Weiz, para novo combate renhido a realizar de 14 e 15 de julho, um palco onde os Corsa de ralis 100% elétricos farão a sua segunda aparição, depois de um ano a prova desenhada no leste da região austríaca de Estíria, com as suas etapas exigentes, repletas de grandes multidões e de belas paisagens, já ter recebido uma receção entusiástica das equipas da ADAC Opel Electric Rally Cup.
Lenda austríaca dos ralis, o piloto Manfred Stohl que, ao longo da sua bem sucedida carreira, participou em nada menos do que 126 provas do Campeonato do Mundo FIA de Ralis, irá estar, mais uma vez, ao volante do Corsa Rally Electric, como “Carro da Organização” e táxi para convidados VIP.
A ação irá começar às 15h40* de sexta-feira (14 de julho) com a realização das primeiras três especiais. No dia seguinte tem lugar a segunda etapa, com início às 09h40*, com mais oito especiais, prevendo-se que o primeiro Corsa Rally Electric da copa suba a rampa de chegada pelas 20h30* desse dia. As equipas irão percorrer um total de 129 quilómetros de troços, de um ralil que os fãs que estejam em casa podem acompanhar nos portais www.opel-motorsport.com e www.adac-motorsport.de.
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup 2023 (após 3 de 8 ralis):
1. Reiter, 92 pontos; 2. Carlberg, 91; 3. Pröglhöf, 59; 4. Rumeau, 57; 5. Lemke, 45; 6. Van Hoof, 38; 7. Tarta, 31; 8. Gudet, 30; 9. Callea, 27; 10, Rott 26.
* Nota: horas locais; menos 1 hora em Portugal Continental
Sobre a Opel
A Opel é um dos maiores fabricantes europeus de automóveis e líder na redução de emissões de CO2 graças à extensa ofensiva de eletrificação dos seus produtos. A empresa foi fundada por Adam Opel em Rüsselsheim, na Alemanha, em 1862 e iniciou a produção de automóveis em 1899. A Opel faz parte do grupo Stellantis NV, um líder mundial criado para a nova era de mobilidade sustentável. Com a marca-irmã da Opel, a britânica Vauxhall, a empresa tem representação em mais de 60 países em todo o mundo, alargando a sua entrada a novos mercados internacionais. A Opel está atualmente a implementar a sua estratégia de eletrificação no sentido de garantir sucesso sustentado e assegurar que vai ao encontro das exigências dos consumidores face ao futuro da mobilidade. Em 2024, todos os modelos Opel contarão com uma versão eletrificada. A partir de 2028, a Opel irá focar-se inteiramente nos veículos elétricos a bateria na Europa.