A Opel e a Universidade Técnica de Darmstadt (TU Darmstadt) deram início a investigações conjuntas sobre novas tecnologias de iluminação. A cooperação faz parte da rede global de investigação Stellantis com universidades de renome. Atualmente em 15 dos chamados “OpenLabs” são adquiridos conhecimentos científicos para utilização em sistemas tecnológicos de futuras gerações de veículos. A parceria estratégica com a TU Darmstadt, o primeiro Stellantis OpenLab na Alemanha, irá dar origem a uma nova era de tecnologias de iluminação. Além disso, a Stellantis vai financiar três doutorandos do Departamento de Engenharia Elétrica e Tecnologias de Informação da universidade, num período inicial que abrange os próximos quatro anos.
“Os sistemas avançados de iluminação adaptativa fazem muito mais do que apenas iluminar a estrada de acordo com as condições predominantes”, referiu Uwe Hochgeschurtz, CEO da Opel. “Estão ligados a numerosos sistemas de assistência e tornam a condução mais segura e mais confortável. Juntamente com a TU Darmstadt, queremos desenvolver sistemas de iluminação totalmente novos e introduzi-los para o mercado. Estamos satisfeitos por trabalhar com os peritos em ciência e investigação da TU Darmstadt”.
Do laboratório para o automóvel
A frente Pixel-Vizor do Opel Manta GSe ElektroMOD é já demonstrativa de como a segurança rodoviária pode ser incrementada através de sistemas de iluminação inovadores. “Temos uma visão holística no que respeita à iluminação. A iluminação tem uma grande relevância em muitas áreas do automóvel, indo muito além dos faróis”, explicou Philipp Röckl, Engenheiro Chefe de Inovação em Iluminação Exterior. Nesse sentido, o trabalho de investigação no OpenLab da TU Darmstadt centra-se no desenvolvimento de sistemas de comunicação e assistência ao condutor, sistemas de faróis adaptativos, luzes traseiras, iluminação interior e fontes de luz em geral.
A investigação financiada incluirá um sistema de faróis inteligentes e autoadaptáveis e faróis traseiros que se adaptam de forma otimizada ao ambiente e às situações de trânsito, bem como a outros fatores de influência. Os testes iniciais com um protótipo estão já agendados para o final do ano. “Queremos revolucionar a iluminação automóvel com esta tecnologia e acompanhar o desenvolvimento através de todas as fases, da investigação aos protótipos e testes, até ao produto final”, declarou o Professor Tran Quoc Khanh, Chefe do Departamento de Sistemas de Iluminação Adaptativa e Processamento Visual da TU Darmstadt.
Cooperação acelera ganhos de segurança na estrada
Para ambos os parceiros desta cooperação, o novo Open Lab representa uma situação vantajosa no âmbito das futuras gerações de iluminação: a Stellantis pode recorrer à competência da prestigiada TU Darmstadt, transferindo os resultados da investigação para sistemas de veículos, e os doutorandos da TU podem utilizar a infraestrutura técnica da empresa automóvel para testar os seus desenvolvimentos no terreno.
“Há muitos anos que trabalhamos com os especialistas do Professor Khanh nesta área. Esta cooperação no campo da tecnologia de iluminação será intensificada e reforçada a longo prazo pelo OpenLab”, acrescenta Philipp Röckl. O atual projeto de investigação está inicialmente previsto para ter uma duração de quatro anos, no entanto, definiu-se como objetivo estabelecer uma cooperação estratégica para os próximos dez anos ou mais.
“Se tudo correr como planeado, os primeiros veículos com as tecnologias de iluminação desenvolvidas com a Stellantis estarão na estrada por volta de 2028”, declarou o Professor Khanh. “Esses veículos terão uma das tecnologias de iluminação mais inteligentes do mundo”
Sistema Intelli-Lux LED<sup">® Pixel Light já disponíveis nos atuais Opel Insignia, Grandland e Astra
Tornar as tecnologias de iluminação inovadoras acessíveis a uma vasta gama de clientes é uma tradição na Opel, como se demonstra atualmente no novo Astra. Em 2015, a geração anterior do modelo – eleita “Carro do Ano Europeu em 2016” – introduziu o sistema de iluminação Intelli-Lux LED® Pixel Light na classe dos modelos compactos. Agora, arranca uma nova fase de desenvolvimento, com o sistema Intelli-Lux LED® Pixel Light, já empregue nos topos de gama da Opel, Insignia e o novo SUV Grandland, a fazer a sua estreia no modelo Astra.
Compondo-se de um total de 168 elementos LED (84 em cada grupo ótico) o novo modelo compacto garante um padrão de luz preciso e constante em todos os cenários, adaptando-se às situações e sem provocar encandeamento aos demais utentes da estrada. Os LED estão integrados em faróis ultrafino. O foco de máximos “desvia-se”, em milissegundos, dos veículos que circulam em sentido contrário, mantendo a iluminação nas restantes áreas com o feixe de máximos, garantindo uma excelente visibilidade e segurança em todos os momentos.