Com 12 modelos eletrificados já disponíveis no presente, a Opel segue a passos largos no objetivo de cumprir com a sua promessa de se tornar numa marca 100% elétrica na Europa até 2028. E um modelo que encarna perfeitamente esta transformação contínua é o Opel Mokka. Não só foi o primeiro Opel a usar a nova imagem da marca, o Opel Vizor, como foi, também, o primeiro Opel a adotar o cockpit Pure Panel. Foi, igualmente, o primeiro modelo Opel a ser disponibilizado, no início das vendas, quer com o motor totalmente elétrico, quer com motores de combustão altamente eficientes, dando assim aos clientes a opção de escolha de qual a solução que melhor se adequava às suas necessidades. E essa escolha está a tornar-se cada vez mais elétrica. No passado mês de outubro, o Mokka-e foi o B-SUV elétrico mais vendido no importante mercado doméstico alemão, sendo responsável por 56% das vendas da gama Mokka.
Vencedor do reputado galardão “Goldenes Lenkrad” (“Volante de Ouro”[1]) na Alemanha, em 2021, o Opel Mokka-e impressiona não só pelo seu design arrojado e puro, como também pela sua performance. O motor elétrico com 100 kW/136 cv e 260 Nm de binário máximo garante uma condução potente e quase totalmente silenciosa. Com ele é possível cobrir-se um percurso de 338 quilómetros sem emissões com uma simples carga da sua bateria de 50 kWh, segundo as normas WLTP[2]. A velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 150 km/h. Um sistema de travagem regenerativa de última geração torna o Mokka-e ainda mais eficiente, permitindo que este veículo elétrico recupere energia durante a desaceleração ou travagem. A bateria pode ser rapidamente "reabastecida" em 80% da sua carga em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento DC de 100 kW.
Esta capacidade de carregamento rápido é extensível à gama de veículos de passageiros elétricos a bateria, bem como à oferta 100% elétrica de veículos comerciais ligeiros da Opel. Independentemente da opção por um Corsa-e, Mokka-e, Combo-e Life, Zafira-e Life, Combo-e ou Vivaro-e, os clientes poderão sempre carregar a bateria com até 100 kW DC numa estação de carregamento pública, um elemento de série nas diferentes gamas e independentemente da classe do veículo.
Além disso, os veículos elétricos a bateria da Opel estão adaptados para outras opções de carregamento, como por exemplo, o carregamento trifásico 11 kW AC, através de uma wallbox ou por cabo numa tomada doméstica. Além disso, o "Carregador Universal" com adaptadores específicos para a infraestrutura permite o carregamento em quase todas as tomadas locais e postos de carregamento públicos. O Carregador Universal reúne, num único dispositivo, as funções dos cabos "Modo 2" e "Modo 3" através de vários adaptadores. Os clientes podem ligar o carregador a quase todas as tomadas domésticas específicas dos diferentes países. O Carregador Universal é, portanto, ideal para clientes que normalmente carregam o seu automóvel durante a noite em casa e para os que, ocasionalmente, fazem viagens mais longas, precisando de recarregar a bateria durante essas deslocações.
De forma a tornar a condução ainda mais relaxante, a aplicação "OpelConnect" e a app "myOpel" oferecem soluções especiais para veículos elétricos. Por exemplo, com a app "myOpel" pode verificar-se a autonomia e o estado do carregamento, podendo-se ainda programar e a hora de início do carregamento numa wallbox doméstica. Outro conforto adicional é o facto de os proprietários também poderem pré-selecionar, de acordo com as necessidades, a ativação do sistema de ar condicionado e de aquecimento a partir do seu sofá, usando a app "myOpel".
Dada a vasta gama de opções de carregamento disponíveis e que podem ser combinadas com um acesso mais fácil às instalações de carregamento e às soluções especiais disponíveis, fazendo-se, por exemplo, através da app "myOpel", a transição da Opel para se tornar uma marca totalmente elétrica baseia-se em alicerces sólidos, aptos para o futuro e sustentáveis.