Os fãs dos desportos motorizados e entusiastas dos automóveis e motos clássicos terão apenas um destino no próximo fim de semana, Nideggen, nas montanhas Eifel da Alemanha. Há exatamente 100 anos, o primeiro "Eifelrundfahrt" (Eifel Tour) teve ali lugar. Nos dias 16 e 17 de julho, o Burgring Nideggen Eifel Classic Club celebrará esse aniversário com um grande Revival. A Opel, como participante desde o início, mostrará a lendária moto de corrida de pista de 1922, bem como o automóvel de competição Grand Prix de 1913. Os espectadores que se deslocarem até Nideggen poderão também ver como a Opel (que celebra este ano o seu 160º aniversário) está a conduzir o desporto motorizado para o futuro com o seu Opel Corsa-e Rally, um elétrico alimentado a bateria, sem emissões.
A maioria das pessoas conhece o desporto motorizado nas montanhas Eifel devido ao traçado "Nordschleife" do circuito de Nürburgring. No "Inferno Verde", condutores e equipas tiveram de provar as suas capacidades ao longo de muitas décadas até aos dias de hoje. Mas as primeiras corridas, então conhecidas como "Eifelrundfahrt", tiveram lugar num percurso de estrada de 33 quilómetros à volta de Nideggen e a Opel estava lá quando a bandeira caiu pela primeira vez.
Fritz von Opel, neto do fundador da empresa e mais tarde conhecido como "Raketen-Fritz" (Fritz, o rocketman), participou na competição com uma máquina desenvolvida para pistas rápidas em cimento. A sua conceção foi pensada para uma máxima redução de peso e foi visionária naquela época. Não dispunha de travões, suspensão, caixa de velocidades e embraiagem. Já o cárter e os pistões eram feitos de magnésio.
O motor de competição, de apenas um cilindro, a quatro tempos e com quatro válvulas, arrefecido a água, com 198 cc de cilindrada e dupla ignição, produzia 5,5 cv às 4.000 rpm. O "red racer" pesava apenas 69,5 quilos e atingia uma velocidade máxima de quase 100 km/h. A máquina de corridas totalmente restaurada será uma das principais atrações no aniversário do "Eifelrundfahrt" na cidade histórica de Nideggen.
Também em exposição no Revival “Eifelrennen" está o automóvel de competição Opel Grand Prix de 1913. Até mesmo antes da Primeira Guerra Mundial, a Opel desenvolveu uma nova geração de máquinas para o "Grand Prix de France", uma competição precursora das corridas de Fórmula 1 atuais. Também aqui, o seu design leve era a principal prioridade. Além disso, com um motor de quatro cilindros e 16 válvulas, foi utilizada a mais moderna tecnologia ao nível de motores. Com 110 cv de potência, o motor de 3.790 cc propulsionou-o a uma velocidade máxima de 170 km/h!
Antigamente como agora: A Opel é pioneira no desporto automóvel
A Opel continua atualmente a desempenhar um papel pioneiro no desporto automóvel. No ano passado, foi lançada a ADAC Opel e-Rally Cup - a primeira taça do mundo de ralis monomarca para veículos elétricos - e com ela o Opel Corsa-e Rally, elétrico, alimentado a bateria. Tal como o seu homólogo de produção em série, a versão de competição do Corsa-e está equipada com um motor elétrico com uma potência de 100 kW/136 cv e um binário imediato de 260 Nm, disponível a partir do arranque.>
Durante o desenvolvimento da versão de ralis, o foco não foi apenas o desempenho, mas também a segurança. As orientações rigorosas da Federação Alemã de Desportos Motorizados (DMSB) relativamente à segurança no funcionamento e manuseamento de veículos de competição elétricos são plenamente cumpridas pelo Corsa-e Rally e até excedidas em muitas áreas. Quem quiser ver o Corsa-e Rally em ação este ano, ainda o pode fazer durante as restantes rondas do Campeonato Alemão de Ralis.