Novidades

Opel Rocks-e: novo ‘elétrico’ para os novos tempos na cidade

26/08/2021 | Automóvel
  • O início da era SUM: o novo Opel Rocks-e representa o conceito ‘Sustainable Urban Mobility’ (Mobilidade Urbana Sustentável);
  • Nova mobilidade: Opel SUM reduz as diferenças entre uma ‘scooter’ e um automóvel de passageiros;
  • “O meu primeiro Opel”: para jovens com licença de condução simples;
  • ‘E-vehicle’: autonomia elétrica até 75 quilómetros no método WLTP1;
  • Carregamento fácil: em qualquer tomada doméstica;
  • Dois lugares: design “cool”, com Opel Vizor e portas com abertura em direções opostas;
  • Disponível para encomenda a partir do outono: primeiro na Alemanha, seguindo-se outros mercados no decorrer de 2022.

 

A Opel apresentou hoje o primeiro SUM. O novo Opel Rocks-e é sinónimo de Sustainable Urban Mobility (Mobilidade Urbana Sustentável. Este veículo elétrico, posicionado no nível mais acessível do mercado, é a resposta aos atuais requisitos de mobilidade, oferecendo mobilidade elétrica com proteção contra vento e chuva, num conceito progressivo, arrojado e genuíno, tipicamente Opel, em linha com o conceito ‘Zeitgeist’ - o espírito da época. Pode ser conduzido na Alemanha por jovens a partir dos 15 anos de idade, desde que titulares da licença de condução simples AM, que se aplica a motociclos e quadriciclos ligeiros. Com este ultracompacto modelo de apenas 2,41 metros de comprimento e dois lugares, a Opel prossegue a sua ofensiva de eletrificação. O fabricante alemão está a expandir a sua oferta de modelos com um veículo SUM elétrico a bateria, posicionado abaixo do Corsa-e, acessível a praticamente qualquer condutor, desde jovens recém-encartados a utilizadores do dia-a-dia em centros urbanos. Na Alemanha, o preço de entrada para o novo Opel Rocks-e será claramente inferior ao de um pequeno automóvel citadino e o custo mensal em regime de aluguer será semelhante ao de um ‘passe’ para utilização dos transportes públicos locais. O Rocks-e estará disponível na Alemanha a partir do outono, tanto por encomenda online ou diretamente nos concessionários Opel aderentes, estando previsto o lançamento noutros mercados durante 2022.

«O novo Opel Rocks-e é intransigente em todos os aspetos. O ‘design’ é arrojado e genuíno, e as dimensões são extremamente compactas. O nosso SUM é 100% elétrico e o seu preço imbatível. O Rocks-e proporciona uma mobilidade elétrica inteligente e funcional ao alcance de todos, e será o centro das atenções», afirma o Diretor de Vendas e Marketing da Opel, Stephen Norman. «A Opel é genuinamente 'menschlich' [humana] e acessível, sendo o Rocks-e mais um excelente exemplo disso».

“O meu primeiro Opel”: mobilidade urbana inteligente e ultramoderna

O novo Opel Rocks-e é simplesmente diferente; um pequeno veículo para dois ocupantes, elegante e sem emissões, que não requer muito espaço para utilização na cidade. O melhor de tudo é que o Rocks-e tem apenas 2,41 metros de comprimento, 1,39 m de largura e pesa apenas 471 quilos (incluindo a bateria da motorização). Isto significa que está homologado oficialmente como um veículo motorizado ligeiro. Na Alemanha, os jovens a partir dos 15 anos estão autorizados a conduzi-lo com a carta de condução AM. Em 2021, entraram em vigor algumas alterações a esta disposição, passando esta regulamentação a aplicar-se em toda a Alemanha. Assim, as entidades legisladoras oferecem um forte apoio às necessidades de mobilidade dos jovens, especialmente no que diz respeito nas deslocações para a escola ou locais de estudo. O novo Opel Rocks-e adequa-se na perfeição a este tipo de utilização.

Na Opel, a porta de acesso inteligente à mobilidade elétrica oferece até 75 km de autonomia, de acordo com a norma WLTP2, uma distância que pode ser percorrida a uma velocidade máxima de 45 km/h. Isto representa a solução ideal para o trânsito do dia-a-dia na cidade - não só para jovens condutores, mas também para todos aqueles que desejam deslocar-se sem emissões e não perder muito tempo à procura de um lugar de estacionamento. As rodas de 14 polegadas e o diâmetro de viragem de apenas 7,20 m tornam o Rocks-e ideal para a cidade, passando facilmente em esquinas apertadas e encaixando-se sem esforço em em pequenos lugares de estacionamento.

A bateria de 5,5 kWh do Opel Rocks-e pode ser totalmente recarregada em cerca de 3,5 horas através de qualquer tomada doméstica comum. O cabo de carregamento, com três metros de comprimento, está permanentemente alojado no veículo e, sempre que necessário a sua utilização, basta puxá-lo para fora do seu compartimento na porta do passageiro. A Opel oferece um adaptador para utilização em postos de carregamento públicos.

SUM com estilo: portas que abrem em direções opostas e Opel Vizor

O Rocks-e apresenta uma interpretação da nova ‘face’ da marca, o Opel Vizor, incluindo faróis e indicadores de mudança de direção em LED. As portas são idênticas em ambos os lados, o que realça o seu visual arrojado e genuíno. A porta do passageiro abre para a frente, de forma convencional, mas a porta do condutor balança para trás, no direcção oposta. Os painéis dianteiros e traseiros da carroçaria são também idênticos.

No interior, os dois bancos estão “desalinhados” um do outro de modo a oferecer ao passageiro um espaço confortável para as pernas, e para o condutor poder movimentar o seu banco longitudinalmente. O espaço disponível é amplo, mesmo para pessoas com mais de 1,90 m de altura. Além disso, apesar das suas dimensões compactas, o novo Rocks-e oferece até 63 litros de volume de bagagem na zona dos pés do passageiro, a que se junta um útil gancho para um saco de compras XXL.

O posto de condução satisfaz as exigências de modernidade das gerações mais jovens: nítido e focado no essencial. O mostrador apresenta os dados de velocidade e modo de condução (Drive, Neutral e Reverse’), e os indicadores do estado de carga da bateria, da autonomia e da média de consumo estão eficazmente integrados no campo de visão do condutor. Os detalhes práticos incluem o suporte para smartphone localizado na consola central. Serviços como a app “myOpel” oferecem outras informações muito úteis.

Graças às dimensões compactas e às grandes janelas, os condutores do Opel Rocks-e desfrutam de uma excelente visibilidade em todas as direções. No interior, o ambiente descontraído e agradável é reforçado pelo tejadilho panorâmico em vidro, montado de série, o que é invulgar num veículo nesta faixa de preços. No mercado alemão, o Rocks-e está disponível em três diferentes linhas de equipamento: Opel Rocks-e, Opel Rocks-e “Klub” e Opel Rocks-e “TeKno”.

O nome “Rocks” é uma designação com tradição no construtor alemão. Até há bem pouco tempo, os modelos Opel ADAM Rocks e Opel KARL Rocks adicionaram à marca o seu toque especial - distintamente equipados, com atraentes e dinâmicos detalhes ‘off-road’ que os tornaram ainda mais aptos para a utilização diária na “selva urbana”. O novo Opel Rocks-e encontra-se ainda mais apetrechado para uma utilização citadina. Totalmente elétrico, isento de emissões e praticamente sem ruído, o novo modelo oferece paz de espírito e consciência ambiental.

O novo Opel Rocks-e estará disponível primeiro no mercado alemão, com lançamento agendado para o outono de 2021. A comercialização noutros países está em avaliação, devendo ocorrer durante o ano de 2022.

 


[1] A autonomia declarada é provisória e foi determinada de acordo com o protocolo de testes WLTP (Regulamento (EC) No. 715/2007, e Regulamento (EU) No. 2017/1151). A autonomia real pode variar de acordo com as condições do quotidiano e depende de múltiplos fatores, nomeadamente o estilo de condução, as características do percurso, temperatura exterior, uso dos sistemas de aquecimento e ar condicionado ou do pré-condicionamento térmico.


Consulte os nossos concessionários oficiais Opel

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa