A Opel deu mais um importante passo no sentido de se tornar uma marca totalmente elétrica ao anunciar que o sucessor do Opel Crossland B-SUV será também oferecido com propulsão totalmente elétrica em 2024. Isto significa que todos os modelos do portfólio de produtos da marca do Blitz estarão disponíveis com uma variante elétrica a bateria já no próximo ano.
Florian Huettl, CEO da Opel: “Com o sucessor do Crossland, vamos disponibilizar o prazer da condução elétrica a bateria em toda a nossa gama de modelos, e proporcionar aos nossos clientes o acesso a uma mobilidade localmente livre de emissões em todos os nossos modelos.”
Atualmente, a vasta gama de modelos elétricos a bateria da Opel vai desde o quadriciclo Rocks Electric, o Combo-e Life e o Zafira-e Life até às variantes 100% elétricas do Corsa e do Mokka. A estes veículos acaba de se juntar o novo Astra Electric, que já está disponível para encomenda, e seguir-se-á, no próximo ano, o sucessor 100% elétrico do SUV compacto Grandland. Além disso, as versões elétricas a bateria de todo o portfólio de veículos comerciais, incluindo o Rocks Electric Kargo[1], o Combo-e, o Vivaro-e e o Movano-e, também já estão hoje disponíveis.
O portfólio de veículos eletrificados da Opel engloba também alternativas, sem emissões locais, à propulsão unicamente elétrica a bateria com autonomia elétrica até 60 km, nelas incluindo-se, atualmente, os dinâmicos modelos de topo da nova submarca Opel GSe. O Astra GSe, o Astra Sports Tourer GSe e o Grandland GSe oferecem uma potência de sistema de até 221 kW/300 cv (consumo de combustível de WLTP[2]: 1,2-1,1 l/100 km, emissões de CO2 28-25 g/km; ambos os valores combinados e ponderados) e um generoso binário máximo de até 520 Nm. Em curva, as versões GSe mantêm excecionais níveis de aderência e estabilidade em estrada, graças às molas e amortecedores especiais com tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping).
Além disso, a Opel continua a ser pioneira no desenvolvimento de modelos comerciais a células de combustível de hidrogénio. O Vivaro-e HYDROGEN já circula nas estradas europeias e, para 2024, está previsto o lançamento de um comercial de grandes dimensões a célula de combustível.
Além disso, no futuro, os híbridos de 48V juntar-se-ão à gama de veículos eletrificados, começando em breve com o recentemente anunciado novo Opel Corsa. Os motores de 74 kW/100 cv e 100 kW/136 cv estarão equipados com uma nova transmissão automática de dupla embraiagem. O novo Corsa irá, assim, oferecer aos clientes uma ampla opção de propulsores, desde os 100% elétricos a bateria aos híbridos e motores de combustão altamente eficientes, algo inigualável neste segmento.
Assim, até ao final deste ano, a Opel oferecerá 15 modelos eletrificados. A marca do Blitz, está empenhada em dispor de uma carteira de produtos totalmente elétricos, na Europa, até 2028.
[1] Modelo não comercializado em Portugal.
[2] Os valores de consumo, de emissões de CO2 e de autonomia mencionados estão de acordo com a metodologia de avaliação WLTP (R (EU) No. 2017/948). A partir de 1 de setembro de 2018, os novos veículos passaram a ter uma aprovação assente no World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), no que é uma metodologia mais realista para medição de consumos de combustível e de emissões de CO2. O WLTP substitui por completo a diretiva NEDC (New European Drive Cycle), metodologia utilizada até então.
Devido às condições de medição mais realistas, os consumos de combustível e as emissões de CO2 medido segundo o método WLTP são, em muitos casos, mais elevados do que os medidos no âmbito do NEDC. Os valores de consumos de combustível e de emissões de CO2 podem variar consoante o equipamento específico, as opções e o formato dos pneus.