O Opel Vivaro-e HYDROGEN é o comercial ligeiro ideal para os clientes de frotas que desejem cobrir longas distâncias ou necessitem de reabastecimentos feitos em poucos minutos.
O Vivaro-e HYDROGEN é um veículo elétrico com pilha de combustível de hidrogénio com bateria plug-in. A instalação da tecnologia é tão compacta que não compromete o espaço de carga, em comparação com as motorizações convencionais. A sua autonomia até aos 400 km (WLTP1) e o reabastecimento com hidrogénio demora apenas 3 minutos, aproximadamente o mesmo tempo necessário para atestar um veículo convencional com gasóleo ou gasolina.
O veículo oferece um volume de carga máximo de 6,1 metros cúbicos e uma carga útil de 1.000 kg, para além de uma capacidade de reboque de 1.000 kg. O Vivaro-e HYDROGEN está disponível em dois comprimentos L2 e L3 (4,95 m e 5,30 m) e já integra a frota da Miele, fabricante alemão de eletrodomésticos premium.
Conceito inteligente: Grande autonomia, zero emissões, reabastecimento rápido
O Vivaro-e HYDROGEN está baseado no Opel Vivaro-e, modelo 100% elétrico a bateria, “Comercial do Ano Internacional 2021”. O princípio de funcionamento do Vivaro-e HYDROGEN é simples: a partir de hidrogénio e ar, a pilha de combustível gera eletricidade para alimentar o motor elétrico. O único produto desta reação é vapor de água que sai pelo escape.
O conceito de pilha de combustível plug-in do Vivaro-e HYDROGEN permite a integração de todo o sistema de pilha de combustível com o motor elétrico debaixo do capô. Além disso, a bateria do Vivaro-e BEV (veículo elétrico a bateria) é substituída por três depósitos de hidrogénio, de 700 bar, com uma capacidade de 4,4 kg.
A pilha de combustível de 45 kW pode gerar energia suficiente para trajetos mais longos de condução em autoestrada, enquanto a bateria de iões de lítio de 10,5 kWh, localizada sob os bancos dianteiros, proporciona uma potência dinâmica de pico sempre que necessário, por exemplo, nos arranques e em aceleração. Uma vez que a bateria cobre as necessidades energéticas nestas situações, a pilha de combustível pode operar em condições de funcionamento ideais. O Vivaro-e HYDROGEN também possui travagem regenerativa, enquanto a capacidade plug-in permite recarregar a bateria externamente, se necessário, por exemplo, numa estação de carregamento, fornecendo 50 km de autonomia pura pela bateria elétrica. São de série o carregador trifásico (11 kW) e um cabo de carregamento de modo 2, presentes a bordo.
Pronto para tudo: Dois comprimentos de chassis e até 6,1 m3 de volume de cargo.
Graças à arrumação inteligente do sistema, o Vivaro-e HYDROGEN não compromete o espaço disponível em comparação com as versões com motor de combustão interna, oferecendo dois comprimentos de chassis: 5,3 m3 (tamanho L2) e 6,1 m3 (tamanho L3). A carga útil do veículo comercial ligeiro com pilha de combustível elétrica é de 1.000 kg. A carga/descarga é fácil através das portas deslizantes de cada lado do veículo e das portas traseiras.
Tal como o Vivaro elétrico a bateria e os Vivaro com motores de combustão interna, o Vivaro-e HYDROGEN oferece uma gama invulgarmente ampla de sistemas de assistência ao condutor que melhoram a segurança. O equipamento inclui uma câmara panorâmica de visão traseira a 180 graus, monitorização do ângulo morto e ajuda ao estacionamento à frente e atrás.
O sistema de infotainment Multimedia Navi Pro funciona através de reconhecimento de voz ou do ecrã sensível ao toque a cores que é compatível com o Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de navegação integra mapas da Europa. Os utilizadores também podem refrigerar ou aquecer o habitáculo durante a recarga através do OpelConnect e programas tempos de carregamento através da aplicação myOpel.
A produção do Opel Vivaro-e HYDROGEN está a arrancar e a aumentar a cadência na Opel Special Vehicles (OSV) em Rüsselsheim. A Opel e a Stellantis têm mais de vinte anos de experiência no desenvolvimento de veículos elétricos com pilha de combustível de hidrogénio.
Com o novo Vivaro-e HYDROGEN, a Opel continua a sua ofensiva de eletrificação. Os clientes têm a possibilidade de escolher o conceito de veículo comercial ligeiro que melhor servir as suas necessidades. O Vivaro-e HYDROGEN vem complementar a gama de veículos comerciais ligeiros composta pelo Combo-e Cargo, Vivaro-e e Movano-e, ambos modelos elétricos a bateria. A Opel irá oferecer uma versão elétrica de cada modelo da gama de passageiros e comerciais até 2024.
[1] Autonomia determinada segundo a metodologia de testes WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia real pode variar de acordo com as condições do quotidiano e depende de vários fatores, em particular o estilo de condução individual, características do percurso, temperatura exterior, utilização do aquecimento e do ar condicionado e do pré-condicionamento térmico.