Le Mans Classic 2023: Os Novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio fazem a sua estreia na segunda edição dos "TRIBE DAYS": o evento dedicado aos seus fãs e que celebra a cultura Alfa Romeo
A 11ª edição do Le Mans Classic chegou ao fim. De 29 de junho a 2 de julho, captou a atenção de milhares de visitantes e entusiastas de todo o mundo, que tiveram a oportunidade de admirar na pista de Le Mans automóveis de competição da década de 1920 até finais dos anos 70.
Um evento imperdível para a Alfa Romeo no ano em que celebra o centenário do Quadrifoglio, a representação da essência desportiva da marca desde 1923.
O momento tornou-se ainda mais especial pelo facto de este ano ser também o centenário do circuito onde se realizam as 24 Horas de Le Mans. A Alfa Romeo triunfou neste circuito quatro anos consecutivos, de 1931 a 1934, superando a dominante Bentley que, até então, era a estrela indiscutível da prova. A história conta que a equipa Alfa Romeo chegou a Le Mans tão bem preparada e com tanta vontade de competir que até tomou conta do Hôtel Modern, até então "domínio" dos seus rivais desportivos britânicos.
Para o evento, a Alfa Romeo convocou os seus fãs e convidou-os para o segundo TRIBE DAYS, evento que contou com a presença de Alfisti de todo o mundo, clubes oficiais e proprietários de criações mecânicas da marca do Biscione. O ponto fulcral do espetacular evento foi o stand oficial da Alfa Romeo, onde estavam expostos quatro modelos excecionais. Todos eles são emblemas da coleção Heritage em exposição no Museo Storico Alfa Romeo em Arese: um 6C 3000CM (1953); o extraordinário 33 Stradale prototipo (1967); um 33/3 Litri "Le Mans" (1970), com o logótipo da Autodelta, a equipa oficial do departamento de competição da Alfa Romeo que celebra o seu 60º aniversário este ano; um 33 TT 12 (1975). Ao seu lado estavam as mais recentes adições à gama: os exclusivos Giulia e Stelvio Quadrifoglio "100° Anniversario", bem como o Tonale, o primeiro híbrido plug-in Q4 da Alfa Romeo.
O evento contou ainda com a presença do exclusivo Giulia SWB Zagato, um exemplar único equipado com o motor V6 de 2,9 litros com 540 cv do Giulia GTAm, equipado com transmissão manual, carroçaria em fibra de carbono e uma distância entre eixos reduzida (esta última tornou-se a sua alcunha).
De sexta-feira, 30 de junho, a domingo, 2 de julho, os entusiastas da Alfa Romeo tiveram a oportunidade de desfrutar de três dias de pura paixão, repletos de eventos inéditos e experiências de condução exclusivas nos circuitos de Montlhéry e Le Mans - cenário de alguns dos capítulos mais extraordinários da história do automobilismo internacional, nos quais a Alfa Romeo foi a estrela indiscutível.