O que é e para que serve?
A função do compressor do ar condicionado é simples: como o próprio nome indica, esta peça comprime o gás ou líquido de arrefecimento de baixa pressão e assegura a respetiva circulação do ar frio produzido. Mas como é que isso acontece?
Para poder refrigerar o habitáculo, o sistema de ar condicionado tem um compressor (no exterior do motor), que recebe o refrigerante, em estado gasoso, proporcionalmente enquanto é carregado com calor. É no exterior do motor, nesse mesmo local, que a serpentina de condensação aumentará a pressão graças à força do compressor.
Consequentemente, o refrigerante retornará ao estado líquido. Portanto, agora estará pronto para entrar dentro do veículo e recuperar o calor interno do carro, circulando enquanto ar frio e permitindo refrigerar e expandir-se ao longo do habitáculo.
Apesar das suas vantagens, este compressor é uma peça que consome muita energia, uma vez que necessita de muita potência para comprimir o gás. Por essa razão, costuma recorrer a um motor elétrico ou ao próprio motor do carro para conseguir funcionar.
Problemas com o compressor do ar condicionado
O compressor do ar condicionado tem tendência a desgastar-se com o tempo. A vida útil do mesmo costuma rondar os oito a dez anos, sendo possível aumentar a duração com a manutenção correta. As principais causas para as falhas desta peça são:
Recomenda-se também que, caso note ruídos estranhos, quando liga e desliga o ar condicionado do carro, ou inclusive sinta um odor estranho no interior do habitáculo, procure ajuda técnica especializada para perceber se o problema é do compressor do ar condicionado.
Causas mais comuns para avaria
Existem diversas causas que podem originar as falhas acima descritas do compressor do ar condicionado.
Para evitar prejudicar o compressor do ar condicionado, recomenda-se que faça uma manutenção adequada e tenha cuidados reforçados recorrendo aos seguintes passos:
Se o compressor do ar condicionado estiver danificado, um técnico especializado poderá efetuar a sua reparação. A verificação do estado deste componente é feita com um suporte especial em que é medida a pressão do gás ou líquido de refrigeração: se forem descobertas anomalias, o compressor do ar condicionado deve ser desmontado e limpo, ou em casos mais graves substituídos.