Apesar de muito comum, quando os travões do carro chiam, pode se tornar numa situação incómoda e irritante. Contudo, o facto de fazerem barulho, não é sinónimo de perda de capacidade de travagem.
Em qualquer modelo automóvel, os travões têm todos o mesmo mecanismo, e todos estão sujeitos a desgaste, sendo que mais tarde ou mais cedo, se houver falta de manutenção e inspeção periódica, acabarão por chiar.
Existem alguns modelos, como os Porsche ou Ferrari, que funcionam com discos de travão carbocerâmicos, que faz com que sejam mais propícios a estes ruídos quando é acionada a travagem. Esta categoria de travões tem mais probabilidade de chiar quando estão “a frio”.
Como já referido, o facto dos travões chiarem, não significa que existe algum tipo problema. Contudo, é aconselhável saber os motivos que levam os travões a fazer esse barulho, de forma a conhecer as opções que tem para poder resolver esse pequeno problema.
Para podermos começar a perceber quais as razões pela qual os travões chiam, é importante perceberemos o funcionamento dos travões.
Nos carros atuais, os travões são acionados através de um sistema hidráulico que comprime umas pastilhas sob um disco, que gira à velocidade das rodas do carro, transformando a energia cinética em energia térmica através do atrito.
Como os travões são expostos a altas temperaturas, todas as componentes dos travões são sujeitas a um desgaste rápido.
Pastilhas de Travão Gastas
Este é o motivo mais comum quando os travões do carro chiam. Os novos calços têm uma saliência de metal que, quando a grafite da pastilha tem apenas 2 a 3 mm, esse objeto começa a tocar o disco fazendo esse barulho, alertando o condutor de que as pastilhas ficam gastas e que já é altura de trocá-las.
Discos de Travão
Ainda no tópico do desgaste, a fricção entre pastilhas e discos acabam também por provocar o desgaste entre eles. O atrito acaba por causar uma superfície irregular fazendo os travões chiarem.
Existem duas possibilidades de resolução. O primeiro passa por deixar a superfície se regularizar, fazendo com que o barulho desapareça; ou pode mudar os discos do carro. Apesar de ser mais dispendioso, acaba por regularizar a situação e não existir a possibilidade de voltar a ter o mesmo problema nos tempos que se avizinham.
Sujidade entre pastilhas de travão e discos
Muitas vezes, os travões podem acumular terra, sal, pedras ou qualquer elemento que seja o suficientemente pequeno, capaz de se colocar entre o disco e as pastilhas de travões.
Se supuser que a sujidade é a razão pela qual os travões chiam, então pode retirar a roda do automóvel e, se tiver, com um compressor, soprar toda a zona da travagem.
Se mesmo assim o problema persistir, peça ao mecânico para desmontar o sistema de travagem e limpar com uma escova os discos, pastilhas e pinças, para remover a sujidade. Caso não seja essa a razão, já está no mecânico, e assim pode, de imediato, detetar o motivo do barulho.
Ferrugem
Como referimos a cima, os travões passam por várias temperaturas diferentes durante as viagens, tornando-os mais propícios a ficarem enferrujados como tempo. Ou mesmo se viver perto do mar e deixar o seu carro parado por longos períodos.
A ferrugem também pode causar atrito, como a sujidade, e fará com que a superfície de contacto entre os calços e o disco seja irregular, provocando o barulho irritante.
Se conseguir detetar que seja esta a causa do chiar, então o melhor a fazer será substituir os discos dos travões para a sua própria segurança.
Pinças de travão gastas
As pinças também são propícias a sofrer desgaste, visto que seguram os calços dos travões que são compostos por várias partes móveis, garantindo maior eficiência na travagem. Sendo um elemento móvel, que garante o normal funcionamento das pastilhas de travão, é normal que se desgastem e que se danificam com mais facilidade.
Discos de travão torcidos
Existem muitos elementos na estrada que podem provocar discos de travão torcidos. O facto de passar uma lomba mais depressa, ou passar por buracos, podem colocar em causa o bom estado dos discos de travão, ficando empenados e com uma trajetória elíptica.
Neste caso não consegue evitar uma ida ao mecânico e a correção do curso dos discos, ou então substituir por um novo conjunto.
Falta de Lubrificação
A falta de lubrificação dos travões causa uma maior fricção. Quanto maior é a fricção, maior é o desgaste, podendo deixar a superfície do disco irregular e, consequentemente, o aparecimento do tão desagradável chiar.
Para evitar isto é aconselhável comprar um lubrificante e aplicar nas pinças de travão, ou caso prefira, levar ao mecânico para que o faça por si.
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