Novidades

Os travões do seu carro chiam? Saiba o porquê e como solucionar.

30/06/2021 | Automóvel

Apesar de muito comum, quando os travões do carro chiam, pode se tornar numa situação incómoda e irritante. Contudo, o facto de fazerem barulho, não é sinónimo de perda de capacidade de travagem.

Em qualquer modelo automóvel, os travões têm todos o mesmo mecanismo, e todos estão sujeitos a desgaste, sendo que mais tarde ou mais cedo, se houver falta de manutenção e inspeção periódica, acabarão por chiar.

 Existem alguns modelos, como os Porsche ou Ferrari, que funcionam com discos de travão carbocerâmicos, que faz com que sejam mais propícios a estes ruídos quando é acionada a travagem. Esta categoria de travões tem mais probabilidade de chiar quando estão “a frio”.

Como já referido, o facto dos travões chiarem, não significa que existe algum tipo problema. Contudo, é aconselhável saber os motivos que levam os travões a fazer esse barulho, de forma a conhecer as opções que tem para poder resolver esse pequeno problema.

Para podermos começar a perceber quais as razões pela qual os travões chiam, é importante perceberemos o funcionamento dos travões.

Nos carros atuais, os travões são acionados através de um sistema hidráulico que comprime umas pastilhas sob um disco, que gira à velocidade das rodas do carro, transformando a energia cinética em energia térmica através do atrito. 

Como os travões são expostos a altas temperaturas, todas as componentes dos travões são sujeitas a um desgaste rápido.

 

Pastilhas de Travão Gastas

Este é o motivo mais comum quando os travões do carro chiam. Os novos calços têm uma saliência de metal que, quando a grafite da pastilha tem apenas 2 a 3 mm, esse objeto começa a tocar o disco fazendo esse barulho, alertando o condutor de que as pastilhas ficam gastas e que já é altura de trocá-las.

 

Discos de Travão

Ainda no tópico do desgaste, a fricção entre pastilhas e discos acabam também por provocar o desgaste entre eles. O atrito acaba por causar uma superfície irregular fazendo os travões chiarem.

Existem duas possibilidades de resolução. O primeiro passa por deixar a superfície se regularizar, fazendo com que o barulho desapareça; ou pode mudar os discos do carro. Apesar de ser mais dispendioso, acaba por regularizar a situação e não existir a possibilidade de voltar a ter o mesmo problema nos tempos que se avizinham.

 

Sujidade entre pastilhas de travão e discos

Muitas vezes, os travões podem acumular terra, sal, pedras ou qualquer elemento que seja o suficientemente pequeno, capaz de se colocar entre o disco e as pastilhas de travões.

Se supuser que a sujidade é a razão pela qual os travões chiam, então pode retirar a roda do automóvel e, se tiver, com um compressor, soprar toda a zona da travagem.

Se mesmo assim o problema persistir, peça ao mecânico para desmontar o sistema de travagem e limpar com uma escova os discos, pastilhas e pinças, para remover a sujidade. Caso não seja essa a razão, já está no mecânico, e assim pode, de imediato, detetar o motivo do barulho. 


Ferrugem

Como referimos a cima, os travões passam por várias temperaturas diferentes durante as viagens, tornando-os mais propícios a ficarem enferrujados como tempo. Ou mesmo se viver perto do mar e deixar o seu carro parado por longos períodos.

A ferrugem também pode causar atrito, como a sujidade, e fará com que a superfície de contacto entre os calços e o disco seja irregular, provocando o barulho irritante.

Se conseguir detetar que seja esta a causa do chiar, então o melhor a fazer será substituir os discos dos travões para a sua própria segurança.

 

Pinças de travão gastas

As pinças também são propícias a sofrer desgaste, visto que seguram os calços dos travões que são compostos por várias partes móveis, garantindo maior eficiência na travagem. Sendo um elemento móvel, que garante o normal funcionamento das pastilhas de travão, é normal que se desgastem e que se danificam com mais facilidade.

 

Discos de travão torcidos

Existem muitos elementos na estrada que podem provocar discos de travão torcidos. O facto de passar uma lomba mais depressa, ou passar por buracos, podem colocar em causa o bom estado dos discos de travão, ficando empenados e com uma trajetória elíptica.

Neste caso não consegue evitar uma ida ao mecânico e a correção do curso dos discos, ou então substituir por um novo conjunto.

 

Falta de Lubrificação

A falta de lubrificação dos travões causa uma maior fricção. Quanto maior é a fricção, maior é o desgaste, podendo deixar a superfície do disco irregular e, consequentemente, o aparecimento do tão desagradável chiar.

Para evitar isto é aconselhável comprar um lubrificante e aplicar nas pinças de travão, ou caso prefira, levar ao mecânico para que o faça por si.

 

Para qualquer esclarecimento ou marcação de serviços, clique aqui, que nós tratamos de tudo!

AutoGlobal – a Oficina Multimarca da Grupo Auto-Industrial em Coimbra e Leiria.

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa