Novidades

Prepare o seu carro para ir de férias

16/06/2021 | Automóvel

As férias estão a chegar, e, se vai de carro até algum local, é importante garantir que o seu carro está em perfeitas condições de segurança. Preparamos para si algumas dicas que o vão ajudar a antecipar eventuais problemas. 

Em geral, todos dependemos do carro para nos deslocarmos para qualquer lado, quer seja no dia a dia ou até para férias. E sabemos que, ao longo do ano, temos de garantir o bom funcionamento da viatura para que as viagens sejam feitas sempre em segurança. No entanto, se for de férias aconselhamos a que faça um check up geral para preparar o seu carro e viajar em segurança e com todo o conforto.  

Não se esqueça que, esta preparação deve ser feita entre duas a quatro semanas antes de a viagem para ter tempo de substituir alguma peça ou qualquer outra intervenção. 

Revisão do carro 

Confira no livro de revisões para saber qual a próxima data da revisão. Caso a data esteja próxima, opte por antecipar a ida à revisão para ficar mais descansado. Se ainda faltar algum tempo, leve o seu carro à oficina e faça um check-up para certificar que está tudo bem. 

É importante que seja verificado a quantidade de quilómetros que faltam para trocar as peças mais gastas. Verifique também as condições do radiador caso vá para um destino com o clima muito quente ou frio. Confira também se precisa de mudar o óleo. 

Verifique os travões 

É fundamental que verifique o estado dos travões do carro, promovendo assim a sua segurança, a de todos os passageiros e dos outros condutores. Avalie o desgaste das pastilhas e faça a troca assim que necessário. O desgaste destas, podem condicionar a eficácia da travagem, colocando-o a si e aos outros condutores em perigo. Tenha em atenção também o estado dos discos de travão e teste a eficiência dos travões traseiros e dianteiros. 

Verificar pneus 

Confirmar o estado dos pneus é muito importante para quem vai fazer uma viagem. Verifique se o desgaste dos pneus é uniforme. Se por acaso de um lado estiver a gastar mais deve mandar calibrar os pneus. 
Não se esqueça de rever a pressão dos pneus. Se estiver baixa, o automóvel vai consumir mais. Para saber qual a pressão ideal para a sua viatura, pode verificar no manual de instruções, na porta do condutor ou na tampa do depósito. 

Por último, e não menos importante, verifique se tem todo o material para uma possível substituição de pneus.

Clique aqui para ficar a saber tudo sobre como verificar corretamente o estado dos pneus do seu carro.

Carro Limpo 

Para fazer uma viagem com as melhores condições, aconselhamos que, no dia anterior à viagem, limpe o carro. Como irá passar algumas horas nesse local, é normal que tenha a necessidade de se sentir mais confortável e querer garantir que esteja limpo e que o ar que respira é o mais saudável e o menos contaminado possível. 

 Com estes cuidados, poderá fazer uma viagem segura e divertir-se nas férias que há tanto ansiava! Caso queira fazer uma verificação mais aprofundada, leve a sua viatura a uma oficina, onde poderão garantir o bom estado de todos os elementos essenciais para a sua segurança! Apesar de poder vir a ter gastos extras, é sempre preferível que a viagem seja feita em perfeita segurança. 

Para qualquer esclarecimento ou marcação de serviços, clique aqui, que nós tratamos de tudo! 
 
AutoGlobal – a Oficina Multimarca da Grupo Auto-Industrial em Coimbra e Leiria. 

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa