Alguma vez explicaram qual a utilidade do anticongelante e como funciona o sistema de refrigeração do seu carro? Nós vamos esclarecê-lo.
O anticongelante, ou líquido de refrigeração, não é útil apenas quando a temperatura é baixa. A sua função também passa por controlar as temperaturas mais elevadas, ajudando assim a arrefecer o motor do seu carro.
Ao longo dos anos, assistimos a uma evolução tecnológica nos motores dos automóveis, estando cada vez mais eficientes. Uma das condições ideais para poupar nos consumos de combustível e diminuir as emissões de gases, é fazer com que o motor consiga atingir a temperatura ideal rapidamente, bem como conseguir que ele não tenha oscilações durante a viagem. Para que isso seja possível, os motores modernos possuem um sistema de refrigeração onde passa um anticongelante que ajuda a manter a temperatura durante a condução.
Os motores a combustão são alvo de elevadas temperaturas, bem como de reações exotérmicas. E, para que esse calor extremo não seja excessivo, ao ponto de poder causar danos dispendiosos, o anticongelante tem de atuar como um extrator desse calor. O sistema de arrefecimento fechado é composto por um ou mais radiadores e por uma bomba com a função de fazer circular o anticongelante quando necessário.
O sistema de refrigeração é constituído por um radiador, pelo anticongelante, uma bomba de arrefecimento, e, em alguns casos, também de uma ventoinha. Este último elemento ajuda a forçar a passagem de ar pelos painéis do radiador, aumentando a capacidade de arrefecimento quando está parado no trânsito, por exemplo.
Como podemos ver, o anticongelante é crucial para poder manter todos estes sistemas em perfeitas condições e evitar danos que acabam por ser bastante dispendiosos, como também ajuda a economizar combustível.
Se o seu automóvel necessita de um check up, na AutoGlobal temos os profissionais indicados para o ajudarem a manter o seu automóvel em perfeitas condições.
Basta clicar aqui para fazer a sua marcação e nós entraremos em contacto consigo.