O Alfa Romeo F1 Team Stake viu os seus esforços de sábado no Grande Prémio da Grã-Bretanha de F1 prejudicados por problemas que afetaram ambos os monolugares, uma vez que a chuva intermitente influenciou tanto os resultados do Treino Livre 3 como a sessão de Qualificação. Valtteri Bottas estabeleceu o 15º tempo, antes de um problema técnico com o combustível do carro o ter forçado a parar o seu C43 em pista, excluindo-o da Q2 e resultando na sua desqualificação da sessão. O seu companheiro de equipa, Zhou Guanyu, passou a totalidade da terceira e última sessão de Treinos Livres fora do carro, enquanto a equipa procurava resolver um problema técnico. Com uma pista a secar na Qualificação e com falta de tempo de pista as suas hipóteses de passar à Q1 viram-se reduzidas, acabando por registar o 18º tempo.
Apesar deste contratempo, o foco agora, tanto para a equipa na pista como em Hinwil, será trabalhar arduamente na análise dos desempenhos de hoje, a fim de evitar repetições dos problemas encontrados, bem como elaborar um plano de corrida para permitir voltar a lutar pelos lugares pontuáveis, amanhã, no Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1.
Alessandro Alunni Bravi, Responsável da Equipa: "Estamos, sem dúvida, desapontados, pois sentimos, mais do que nos dias anteriores, que tínhamos potencial para fazer um bom resultado. Com o Valtteri, mostrámos que estávamos confortavelmente na Q2, mas um problema técnico relacionado com o combustível obrigou-o a parar e a abandonar a Qualificação. Infelizmente, o problema fez com que não conseguíssemos apresentar a amostra de combustível necessária aos controladores, o que levou a que o piloto fosse desclassificado da sessão. É uma pena, pois estava a fazer um excelente trabalho e lamentamos ver as suas hipóteses de uma boa sessão de Qualificação seriamente prejudicadas. Para Zhou a situação foi mais difícil: ficou completamente de fora do Treino Livre 3 devido a um problema com o carro e depois não conseguiu passar à Q2. É em momentos como este que a equipa precisa de se reagrupar, de se manter unida e de se esforçar para melhorar ainda mais; temos de procurar fazer um melhor fim de semana. Amanhã será um desafio, mas não vamos baixar a cabeça depois do resultado de hoje: estaremos prontos para fazer o nosso trabalho e realizar uma boa corrida, que nos permita recuperar o terreno perdido."
Valtteri Bottas (monolugar 77):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)
TL3: 18º / 1:29.586 (15 voltas)
Q1: 1:29.798 (11 voltas)
Q2: desclassificado
"Os resultados de hoje são muito dececionantes, pois parecia que tínhamos uma verdadeira hipótese de ficar entre os dez primeiros. Comecei a perder potência na última volta e depois o motor parou. Acabámos por descobrir que se tratava de um problema técnico com o combustível no carro e já estamos a trabalhar para resolver a questão e garantir que não volta a acontecer. Infelizmente, isto significa que vamos partir para a corrida do final da grelha, o que não é o lugar onde merecíamos estar tendo em conta o nosso ritmo. Ainda assim, amanhã, será um dia longo e, como sempre, a meteorologia pode acrescentar mais um elemento de imprevisibilidade: o carro estava melhor do que ontem e temos um ritmo ligeiramente melhor do que em eventos anteriores, pelo que o nosso objetivo será tirar o máximo partido disso e lutar o mais possível para recuperar."
Zhou Guanyu (monolugar 24):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)
TL3: 20º / sem tempo (2 voltas)
Q1: 18º / 1:30.123
"Penso que tínhamos potencial para melhorar o nosso desempenho este fim de semana, mas, infelizmente, o dia de hoje foi bastante complicado para a nossa equipa e não conseguimos maximizar as nossas hipóteses. Não estive em pista durante a última sessão de Treinos Livres devido a um problema técnico que a equipa investigou e resolveu prontamente, o que me permitiu fazer umas voltas antes da Qualificação. Também aí as minhas hipóteses de um bom resultado foram limitadas e tive dificuldades em encontrar aderência suficiente, acabando por conseguir apenas uma volta cronometrada que não foi suficiente para passar à Q2. É claro que estamos desapontados por não termos tido uma oportunidade real de seguir em frente, mas o nosso principal objetivo agora será reagruparmo-nos e prepararmo-nos para amanhã."