Na ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe", uma estreia é seguida de outra. Após a estreia bem-sucedida da primeira copa de ralis monomarca do mundo com automóveis 100% elétricos na Suíça, no Rallye du Chablais, os automóveis elétricos de competição regressam a França no próximo fim de semana. A terceira ronda da temporada, a 17 e 18 de junho, no Rallye Vosges Grand-Est, também representa novo território para as equipas com os seus Opel Corsa Rally Electric com motores de 100 kW/136 cv de potência. O centro do rali, na pequena cidade de Gérardmer, fica apenas a cerca de 50 quilómetros a oeste de Colmar e a 90 km da fronteira alemã.
Uma tarefa exigente aguarda as equipas da copa nesta ronda do Campeonato de França de Ralis, no sopé dos Vosges. Oito classificativas especiais num total de 96 km constam do programa; incluindo as ligações, os “participantes eletrificados” têm de percorrer 509 km no sábado e no domingo.
Em termos desportivos, a ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe" 2023 não deixa nada a desejar. O atual líder da classificação geral da copa, Max Reiter, teve de se esforçar muito na Suíça para alcançar a sua segunda vitória da época, colocando-se à frente do seu adversário sueco Calle Carlberg. Porém, a liderança de Reiter na classificação geral não lhe dá grandes motivos para relaxar. "Vai ser muito disputado. Temos de continuar a fazer tudo o que pudermos para nos mantermos à frente neste pelotão tão equilibrado", admitiu.
Os dois líderes do campeonato vão, muito provavelmente, enfrentar uma forte concorrência, nomeadamente dos heróis locais. A correr em casa, o rapidíssimo Terence Callea quer fazer esquecer o seu acidente na Suíça e Sarah Rumeau provou de forma impressionante nos dois primeiros ralis do ano que - tal como a sua colega de equipa Cindy Gudet da FFSA Academy - é sempre uma adversária a ter em conta. O Rallye Vosges Grand-Est é um verdadeiro "jogo em casa" para Anthony Rott, piloto da Alsácia que também está a realizar a sua época de estreia na primeira copa de ralis monomarca do mundo com automóveis 100% elétricos.
No entanto, os pilotos alemães juniores são sempre dignos candidatos a um lugar no pódio, como provou Christian Lemke no Rallye du Chablais. "Estivemos muitas vezes perto, mas finalmente conseguimos. Queremos continuar assim", afirmou. E Joe Baur, cuja velocidade tem sido muitas vezes travada por pequenos contratempos, definiu um objetivo claro: "Finalmente conseguimos completar um rali sem problemas e nos lugares da frente!" Uma frase que também poderia ser dita pelo austríaco Luca Pröglhöf.
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup 2023 (após 2 de 8 rondas):
1. Reiter, 65 pontos.
2. Carlberg, 56 pontos.
3. Lemke, 46 pontos.
4. Rumeau, 35 pontos.
5. Pröglhöf, 33 pontos.
6. Callea, 27 pontos.
7. Tarta, 23 pontos.
8.. Rott e Van Hoof, 22 pontos (ex-aequo).
9. Gudet, 16 pontos.
10. Wittenbeck, 9 pontos.
11. Baur e Oprea, 8 pontos (ex-aequo).
12. Mendoza, 4 pontos.