Novidades

Reencontradas fotografias de uma carrinha Opel Blitz há muito tempo perdida

25/08/2022
  • Redescoberto: fotografias mostram um quase esquecido protótipo do Opel 1.5-23 COE
  • À frente do seu tempo: Inovadora carrinha de entregas, de configuração "cabina sobre o motor", com acabamentos art décor
  • Do Blitz ao Vivaro e ao Movano: A longa tradição da Opel em veículos comerciais ligeiros

Descobertas sensacionais são raras, mas acontecem. Os especialistas da Opel Classic descobriram, num leilão, oito fotografias antigas de uma carrinha de entregas. A descoberta transformou-se numa revelação. As fotografias não publicadas mostraram que a Opel, em meados dos anos 30, dispunha de um veículo de entregas de aspeto muito moderno pronto a ser produzido, anos antes do conceito correspondente se espalhar por todo o mundo e se tornar o padrão dos designs atuais, tais como o Opel Vivaro e o Movano.

Leif Rohwedder, Diretor da Opel Classic: "Não existiam tais fotografias no arquivo histórico da Opel. Tanto quanto sabemos, nenhuma publicação tinha alguma vez relatado o veículo. O conhecimento deste protótipo único esteve desaparecido durante décadas".

Pioneira: A carrinha "cabina sobre o motor" da Opel

As fotos mostram o design pioneiro de uma carrinha compacta Blitz que foi, aparentemente, totalmente desenvolvida e que podia ser conduzida. O nome do projeto foi escrito a lápis na parte de trás das fotografias: 1.5-23 COE. Os números referem-se à cilindrada do motor (1.488 cc) e à distância entre eixos aproximada (2.400 mm). A sigla "COE" significa "cab over engine", "cabina sobre o motor", em português ("Frontlenker" em alemão).

O conceito era muito avançado para a década de 1930. Em comparação com veículos com um capô longo convencional, o design permitiu dimensões exteriores mais compactas, mantendo ao mesmo tempo um grande volume de carga. O motor estava localizado por baixo ou ligeiramente à frente do banco corrido.

Antes do início da Segunda Guerra Mundial, este tipo de veículo só existia nos EUA, Alemanha e França. Havia apenas dois veículos do tipo COE alemães, ambos do início da década de 1930. Cada um tinha uma cabina muito básica em forma de caixa e eram movidos por motores a dois tempos de dois cilindros. Nenhum deles foi muito bem-sucedido. Nessa altura, o mercado preferia veículos que tivessem um capô longo, como os camiões da classe de 0,3 a 3,0 toneladas, líderes na classe, propostos pela Opel.

Um conceito progressivo: Design funcional, motor moderno e tecnologia comprovada

A carrinha Blitz apresentava um design simples e funcional que correspondia ao conceito progressivo. No entanto, era claramente um Opel: os arcos das rodas em preto eram como os dos camiões Opel contemporâneos, enquanto o acabamento "art décor" era uma característica de todos os automóveis de passageiros Opel nos anos 30. A ornamentação também realçava as linhas horizontais e dava ao veículo uma cara amigável, altamente invulgar para as carrinhas de entregas naquela época.

A Opel - que na altura era líder de mercado em veículos comerciais - utilizava componentes de outros modelos para construir a carrinha, como por exemplo, o motor de 1,5 litros do Olympia ou os eixos do lendário camião Blitz. A estrutura da carroçaria era avançada para a época. Para além da antepara, do piso da área de carga e de uma parte do tejadilho, a carroçaria era completamente feita de aço.

Não se sabe muito sobre os detalhes técnicos do Blitz 1.5-23 COE. Uma brochura do modelo, em inglês, do ano de 1937 foi eventualmente descoberta no arquivo da Opel. O documento sugere que, para além da versão de uma tonelada, foi também planeada uma variante de 1,5 toneladas com motor de seis cilindros e rodados traseiros duplos. Desenhos semelhantes no arquivo mostram um camião com plataforma e uma versão minibus de 15 lugares do Blitz 1.5-23 COE.

Demasiado à frente do seu tempo: A carrinha Blitz continuou a ser um protótipo

A carrinha de entregas Blitz nunca entrou em produção. As razões foram provavelmente agravadas pelos preparativos da Alemanha para a guerra na segunda metade da década de 1930. Os veículos comerciais ligeiros não eram necessários e a Opel terá sido forçada a interromper a produção. O Blitz 1.5-23 COE permaneceu assim um protótipo.

A Opel tem continuado o desenvolvimento de veículos de entregas desde os anos 50, culminando no trio de sucesso de veículos comerciais ligeiros da atualidade - o compacto Opel Combo, o bestseller Opel Vivaro e o grande Opel Movano.

Este ano, ao celebrar o seu 160º aniversário, a Opel continua hoje a ser pioneira, uma vez que toda a gama de modelos de VCL dispõe de propulsão elétrica alimentada a bateria. Com motores elétricos que produzem até 100 kW (136 cv) e baterias com até 75 kWh de capacidade, o fabricante alemão de automóveis tem uma resposta para cada necessidade.

Além disso, a Opel já tem a solução para clientes de frotas que queiram percorrer longas distâncias ou que necessitem de reabastecer em minutos. O Vivaro-e HYDROGEN, elétrico com pilha de combustível, tem uma autonomia de até 400 quilómetros (WLTP[1]) e precisa apenas de três minutos para ser reabastecido com hidrogénio.

[1] Autonomia determinada de acordo com a metodologia de ensaio WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia pode variar consoante as condições diárias de utilização e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução, das características do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado, bem como do pré-condicionamento térmico.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

2446_800x600.webp

Diamond Days Mitsubishi Usados Certificados: Oportunidades Imperdíveis de 20 a 26 de outubro

20/10/2025 | Automóvel
2553_800x600px.webp

Vendas Privadas Ford de 23 a 26 de outubro na C.A.M. Lisboa e Porto

15/10/2025 | Automóvel
2554_800x600_noticias_site.webp

Kubota com 0% de juros durante 5 anos

14/10/2025 | Agrícola
2550_renault-captur-ecog-gilauto-800x600.webp

Renault Captur ECO-G: Mobilidade inteligente por 22.890€* – preço chave na mão

09/10/2025 | Automóvel
2544_800x600.webp

Outubro ao Rubro! AUTOUSADOS com descontos até 1000€ em Leiria e Coimbra

07/10/2025 | Automóvel
2549_800x600_mini.webp

Produto do Mês MINI. Aproveita 20% de desconto.

02/10/2025 | Automóvel
2548_800x600.webp

Produto do Mês BMW. Aproveite 20% de desconto

01/10/2025 | Automóvel
2540_maxus_800x600.webp

Maxus Deliver 9 por apenas 399€ + IVA/mês

26/09/2025 | Automóvel
2534_fiat-pro_800x600.webp

FIAT PRO DAYS | Gama desde 210€/mês + IVA

19/09/2025 | Automóvel
2527_FP_Grandland.webp

Novo Opel Grandland Electric por 480€/Mês + IVA

17/09/2025 | Automóvel
2528_FP_PROpel.webp

Gama de Comerciais Opel desde 17.190 € + IVA

17/09/2025 | Automóvel
2529_renault4_800x600.webp

4 e 5 outubro: experimente o Renault 4 E-tech com a Gilauto

17/09/2025 | Automóvel

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.