O Renault Austral é uma referência em segurança passiva e ativa. Neste caso, destaque para os 32 Sistemas Avançados de Auxílio à Condução (ADAS) com que é equipado, divididos em três categorias: Condução, Estacionamento e Segurança. Concebidos para proporcionar ao condutor o nível máximo de conforto de condução, também ajudam o mesmo a manter o controlo a todo o momento, garantindo assim a segurança de todos os ocupantes e de outros utentes na estrada.
A próxima geração do sistema Head Up Display
O novo Renault Austral irá estrear o inovador sistema Head Up Display com 9,3”. A velocidade do automóvel, os auxiliares de condução ativos, o avisador de limite de velocidade e as indicações de navegação são agora projetadas diretamente no para-brisas. São mostradas em tempo real, dentro do campo de visão do condutor, para um conforto de condução e segurança otimizados.
Assistência Ativa ao Condutor para uma direção autónoma baseada em contextos
Outro Auxiliar de Condução de última geração (ADAS): a Assistência Ativa ao Condutor. Este sistema acrescenta informação contextual ao conhecido Assistente à Condução em Autoestrada e no Tráfego da Renault para alargar o seu raio de ação para além da utilização apenas em vias rápidas. O condutor pode, portanto, gerir todo o tipo de eventos rodoviários que possa encontrar da melhor forma possível. O nível 2 de autonomia do automóvel, combina o Cruise Control Adaptativo com o sistema “Stop & Go”, a manutenção ativa na faixa de rodagem, bem como dados GPS e um mapa, para que o veículo possa alterar o seu trajeto.
O Cruise Control Adaptativo (ACC) combina o reconhecimento da câmara frontal de sinais de velocidade, com os dados do sistema de navegação, para escolher o limite de velocidade mais seguro possível em qualquer momento. O Novo Austral adapta-se, assim, automaticamente, à velocidade detetada, mantendo uma distância mínima de segurança atrás do veículo que o precede.
Se o trânsito parar por completo, a função “Stop & Go” colocará o automóvel em movimento após uma espera de 30 segundos (em vez dos 3 segundos anteriores).
O sistema de Assistência Ativa ao Condutor (Active Driver Assist) utiliza dados de geolocalização e um mapa específico que integra rotundas e curvas apertadas. Para além de exibir tais elementos no painel de instrumentos, o Novo Austral também pode desacelerar automaticamente ao aproximar-se de uma rotunda e depois voltar a acelerar até à velocidade máxima que circulava. Tudo isto sem que o condutor tenha de fazer alguma coisa.
A Assistência Ativa à Manutenção na faixa de rodagem (Lane Centering) atua ativamente no volante e agora até pode funcionar mesmo quando qualquer uma das duas marcações laterais da estrada desaparece (por exemplo, nas bermas de uma estrada rural).
Adaptação automática à velocidade
Integrado na assistência ativa ao condutor, o reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de velocidade (OSP) também pode ser utilizado por si só. Esta função mostra o limite de velocidade máxima no painel de instrumentos e no ecrã de navegação. Se a velocidade real for superior, aparece um aviso visual para alertar o condutor. Um botão no volante pode ser usado para ativar o Limitador de Velocidade, o Cruise Control ou o Cruise Control Adaptativo para que este se adapte ao limite de velocidade naquele troço.
Um assistente de condução-eco
Outra novidade do Austral é o Conselho preditivo de condução-eco. Esta característica informa o condutor quando deve aliviar o acelerador para poupar combustível (e, portanto, emitir menos CO2) quando se aproxima de um determinado acontecimento rodoviário (curva apertada, rotunda, mudança no limite de velocidade, portagem, intersecção com um sinal “STOP” ou de “cedência de prioridade”).
Uma Assistência ao estacionamento líder de mercado
Quanto aos Auxiliares de Condução associados ao Estacionamento, para além dos habituais radares e câmaras de visão traseira, dois novos sistemas colocam o Novo Austral na linha da frente da categoria.
A câmara 3D de 360° usa quatro sensores para mostrar uma renderização 3D do Novo Austral com uma visão 360° de tudo o que se posiciona na sua vizinhança. O condutor pode então visualizar o exterior do automóvel através do ecrã táctil, isto enquanto roda a imagem ou faz zoom sobre uma área específica. Pode também exibir uma vista panorâmica aérea que cobre tudo à frente e atrás do automóvel. Estas características tornam o estacionamento muito mais fácil.
A Assistência ao Estacionamento Automático (FAPK) é uma melhoria da Assistência ao Estacionamento Semiautomático (Easy Park Assist), realizando por si só toda a manobra de estacionamento. Após ativar o Assistente de Estacionamento Automático, o condutor só tem de monitorizar a área em redor do automóvel, enquanto aplica pressão sobre o acelerador para controlar a velocidade do mesmo. O automóvel irá então estacionar em espinha, perpendicularmente ou em paralelo, sem ter de utilizar o travão, passar de caixa ou mesmo tocar no volante.
Segurança Ativa Acrescida
Em termos de segurança ativa, o novo Austral está equipado com três Sistemas de Auxílio à Condução bem conhecidos e que ajudam a reduzir o risco de colisão: Aviso de Mudança de Faixa de Rodagem (LDW), Aviso de Presença no Ângulo-Morto (BSW) e a Assistência Ativa à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA).
A última versão do sistema Emergency-LKA (Alerta de Presença no Ângulo-Morto e Prevenção Ativa de Mudança de Faixa em ultrapassagens) torna o sistema mais eficaz do que nunca. Utilizando tecnologia que combina os dados obtidos pela câmara frontal e os radares laterais, o automóvel é automaticamente conduzido de volta à faixa de rodagem quando o sistema deteta uma potencial saída da faixa frontal ou lateral, com risco de colisão, durante uma tentativa de ultrapassagem.
Este último Auxiliar de Condução pode ainda ser melhorado com a exibição no painel de instrumentos de uma “vista da estrada” (Road view), com uma representação, em tempo real, da faixa escolhida com o Novo Austral e qualquer outro veículo próximo.
O Austral também apresenta três outros Auxiliares de Condução que são concebidos para proteger outros utentes da estrada, em particular peões e ciclistas.
A Travagem de Emergência Autónoma em Marcha-atrás (AEB traseira) é, como o nome sugere, o mesmo que a Travagem Autónoma de emergência (AEBS), embora desta vez atue quando o condutor está a fazer marcha-atrás. Se os sensores ultrassónicos detetarem um potencial obstáculo (peão, ciclista, poste…), o sistema avisa o condutor através de sinais visuais e sonoros antes de acionar a travagem de emergência durante dois segundos, com o intuito de evitar uma colisão. O sistema está ativo quando faz marcha-atrás e entre os 3 km/h e os 10 km/h.
O Alerta de Tráfego Atrás (CTA Traseiro) deteta veículos em movimento a mais de 4 km/h quando o condutor começa a fazer marcha-atrás num local de estacionamento em que a visibilidade seja limitada (estacionamento perpendicular ou em espinha). Se um veículo for identificado pelos sensores ultrassónicos traseiros, um sinal sonoro e visual diz ao condutor para parar e verificar em todas as direções antes de prosseguir.
Além disso, a Saída Segura dos Ocupantes (OSE) avisa o condutor ao abrir a sua porta para sair do automóvel, se outro veículo, moto ou bicicleta se está a aproximar. Os avisos visuais e sonoros são particularmente úteis para evitar acidentes com ciclistas que são propensos a tais acidentes em zonas urbanas.
Luzes inteligentes de alta tecnologia
O Novo Austral apresenta faróis de alta tecnologia que não só são essenciais para a segurança na estrada, mas também melhoram consideravelmente o conforto de condução.
Com tecnologia LED Adaptive Vision e um modo de nevoeiro incorporado (AFS), a iluminação inteligente adapta-se ao ângulo do volante, à velocidade do automóvel, ao trânsito e às condições meteorológicas para otimizar as luzes dianteiras e laterais, especialmente em curva, de modo a não encadear os outros utilizadores da estrada.
O Matrix LED Vision (feixe Matrix / ADB) significa que os condutores podem continuar a usar os máximos para garantir uma maior cobertura de iluminação, independentemente do tráfego circundante. Isto é possível graças à tecnologia anti encadeamento LED que adapta a direção do feixe de luz para garantir o conforto e a segurança de todos aqueles que circulam em veículos próximos.
O melhor em segurança passiva
O novo Austral garante o melhor nível de proteção para os passageiros e outros utentes da estrada, graças a uma gama de equipamentos de segurança passiva melhorados.
Em primeiro lugar, em caso de colisão frontal, lateral ou traseira, o compartimento dos passageiros está agora mais bem protegido. Foram utilizados materiais de alta resistência para tornar a estrutura interna e a carroçaria mais robusta.
Além disso, sete airbags foram colocados no compartimento dos passageiros, incluindo um inovador airbag entre os passageiros da frente, concebido para os proteger de baterem com as cabeças em caso de colisão lateral. Mais, sensores de pressão nas portas permitem a deteção precoce de colisões laterais e asseguram uma atuação mais rápida dos airbags.
Os cintos de segurança também estão equipados com pré-tensores com limitadores de carga para evitar lesões no peito em caso de impacto grave, e os seus pontos de ancoragem foram também otimizados para uma maior proteção lombar.
Cada banco tem ainda um encosto de cabeça “anti efeito de chicote” (whiplash).
Para maior segurança infantil, foram adicionados três pontos de fixação Isofix: dois no banco de trás e um no banco do passageiro da frente.
A segurança rodoviária é tão importante para os clientes da Renault como para todos os restantes utentes da estrada. Como tal, a estrutura frontal do Novo Austral foi melhorada para reduzir a gravidade dos danos causados a outros veículos ou peões em caso de acidente.
Finalmente, em caso de acidente, o sistema e-call alerta, automaticamente, os serviços de emergência e fornece-lhes as informações necessárias para identificar e localizar o automóvel, além de ajudar a determinar que serviços são necessários de acordo com o número de passageiros e a gravidade do acidente.
Bateria segura, informação clara
O Novo Austral E-TECH Híbrido tem uma zona específica de acesso à bateria para que as equipas de salvamento possam aceder rapidamente à mesma em caso de acidente. Possui também um código QR afixado na janela do veículo. As equipas de salvamento podem verificá-lo para avaliar rapidamente com que tipo de automóvel elétrico estão a lidar juntamente com informações estruturais importantes (como a localização da bateria e do airbag, áreas que podem ser cortadas de forma rápida e segura…). Esta preciosa ajuda pode poupar até 15 minutos na extração de alguém dos destroços.
O acesso rápido à bateria e o código QR são apenas algumas das características que garantem uma segurança otimizada para os utilizadores da Renault. Globalmente, a segurança dos clientes na estrada - bem como dos trabalhadores no local de trabalho - é um dos três pilares principais (juntamente com a inclusão e a transição verde) da política de desenvolvimento sustentável do Grupo Renault e que é parte integrante da estratégia Renaulution.
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