O Novo Austral incorpora tecnologias de eletrificação para uma eficiência inigualável, como a nova geração da tecnologia E-TECH Hybrid, mas também muitas outras características que foram concebidas para maximizar a eficiência energética.
A próxima geração de tecnologia E-TECH
O inovador motor híbrido E-TECH usado no Novo Austral deu origem a mais de 200 patentes!
As novas características incluem a base do motor, bem como a caixa de velocidades automática melhorada e a bateria de 400V com 1,7 kWh. O sistema de ar condicionado foi equipado com um inovador mecanismo de arrefecimento para que possa funcionar de melhor forma, independentemente das condições de condução.
Tal como na geração anterior, o novo motor híbrido E-TECH do Austral é construído sobre uma arquitetura híbrida denominada “paralela em série” que oferece a mais alargada gama de desempenho entre motores e os melhores ganhos em CO2 em estrada. O número de combinações possíveis de diferentes fontes de energia passa de 14 para 15, para uma melhor utilização do sistema híbrido. Outras melhorias incluem o maior prazer de condução e eficiência de combustível para uma relação custo/benefício como nenhuma outra no mercado.
Travagem regenerativa selecione-e-escolha
Cada um dos três motores elétricos do Novo Austral apresenta travagem regenerativa. Para o Híbrido E-TECH, o condutor pode selecionar um de quatro modos diferentes, utilizando um comando localizado atrás do volante.
A travagem regenerativa transforma a energia cinética produzida ao desacelerar ou travar em energia elétrica que é depois armazenada na bateria. Isto melhora a eficiência do combustível, alarga a autonomia em modo elétrico, ao mesmo tempo que preserva os travões e reduz a poluição provocada pela emissão de partículas.
Com o motor híbrido E-TECH, o condutor recebe feedback imediato no visor do painel de instrumentos quanto à quantidade de energia que está a ser regenerada quando o pedal do acelerador é libertado ou quando o travão é utilizado.
Animações específicas
Nas versões E-TECH Hybrid e Mild Hybrid Advanced do Austral, o novo painel de instrumentos digital apresenta animações que são específicas dos modelos híbridos.
Um “indicador de potência” dá conta da potência instantânea necessária quando se acelera, bem como a potência regenerativa quando se desacelera ou trava. A cor muda de acordo com a forma como a potência está a ser utilizada.
O medidor de bateria dá uma indicação, em tempo real, da quantidade de energia elétrica disponível, bem como o perfil de utilização da energia em relação à procura de energia e/ou inclinação da estrada.
Com o motor híbrido E-TECH, para além da avaliação em tempo real do comportamento de condução, através do painel de instrumentos, o sistema multimédia OpenR Link mostra os fluxos de energia e que tipo de energia está a ser utilizada para mover o automóvel (elétrica, mecânica ou combinada).
Para além do nível de travagem regenerativa escolhido, estas notificações asseguram que o condutor tem uma boa perceção da eficiência de combustível do seu automóvel.
Conselhos de condução ecológica preditiva e condução híbrida preditiva
Disponível de série ou como um opcional no Novo Austral (dependendo do acabamento e do motor escolhidos), o Predictive eco driving advice (conselho Preditivo de condução-eco) é uma função inovadora. Esta ajuda o condutor a adotar um estilo mais eficiente em termos de consumo de combustível, utilizando quer o painel de instrumentos, quer o Head Up Display de 9,3” para indicar o melhor momento para soltar o pedal do acelerador à medida que o automóvel se aproxima de um determinado elemento (curva acentuada, rotunda, descida no limite de velocidade, área de portagem, cruzamento com um sinal de “STOP” ou de perda de prioridade).
Baseadas, principalmente, em informações retiradas dos mapas eletrónicos em alta-definição, estas instruções - se seguidas pelo condutor - ajudam a poupar combustível, reduzindo ao mesmo tempo o desgaste dos travões e dos pneus.
No motor E-TECH Hybrid, os conselhos de condução eco Preditiva são melhorados pela função Predictive hybrid driving (condução híbrida Preditiva), que ajuda a otimizar o planeamento de rotas, enquanto se conduz com o motor elétrico. Com base nos dados dos mapas eletrónicos, tem em conta a topografia (subidas, descidas, etc.), o tempo de viagem e o tráfego.
Sem um destino pré-estabelecido, o sistema utiliza os hábitos de condução do condutor para planear a rota mais provável, sempre com o objetivo de otimizar a utilização de energia.
Conheça a Gilauto, o concessionário Renault do Grupo Auto-Industrial