Comprar um carro usado é uma ótima opção para quem quer ter um veículo próprio e tem um orçamento limitativo. Porém, esta escolha pode implicar várias dores de cabeça se não tiver em conta uma série de fatores muito importantes na hora de escolher o seu próximo automóvel.
A pensar nisto, apresentamos uma lista que inclui várias dicas que podem ajudar na hora de escolher o seu próximo carro usado.
Quais são as suas necessidades e o seu orçamento?
Antes de começar a procura pelo seu carro de sonho, é fundamental que faça uma lista de todas as características que o veículo precisar de ter para satisfazer as suas necessidades.
Para além de responder a todas estas perguntas, é indispensável que faça as contas e defina quanto pode pagar pelo automóvel, tendo sempre em mente que para além do custo de compra seguem-se os custos com a manutenção, combustível, seguros, etc…
Por fim, deixamos ainda algumas sugestões que podem facilitar esta parte do processo:
Quando deve comprar?
Após definir as suas necessidades e o orçamento que tem disponível, deve ainda tentar perceber qual é a melhor altura para comprar um veículo usado. Visto que os concessionários trabalham por objetivos, podendo os vendedores receber bónus consoante o desempenho, o final de março, junho, setembro e dezembro são as melhores alturas para fazer negócio. Os vendedores vão estar mais disponíveis para negociar e apresentar pacotes financeiros mais atrativos.
Deve inspecionar o carro antes de o comprar?
A resposta é sim, e não podia ser mais óbvia. Caso não se sinta suficientemente confiante para inspecionar o veículo, deve recorrer a um mecânico especializado da sua confiança.
O que deve ter em especial atenção:
Verifique os termos de garantia e negocie!
Agora que já inspecionou o automóvel e tomou a decisão de compra, tenha em atenção os termos de garantia e tente negociar o preço final. Em relação à garantia, ao comprar um carro usado ou novo tem sempre direito a garantia de três anos, porém tenha em atenção que caso compre um automóvel a um particular esta regra não se aplica.
Por fim, saiba que o preço afixado não é o preço final e os vendedores estão preparados para negociar valor, extras e garantias. Por isso mesmo, conseguir o melhor negócio possível está apenas nas suas mãos.
Agora que já sabe o que deve ter em atenção antes de escolher o seu próximo carro usado, veja o nosso stock de carros usados e faça a sua escolha!