Verifique a pressão:
Parece básico, mas esta primeira dica é a mais simples de todas, mas ainda assim é esquecida por muitos condutores. Para garantir que os pneus desempenham a sua função na perfeição, verifique a sua pressão e ajuste-a de acordo com os valores indicados pelo fabricante do seu automóvel.
Caso o seu carro tenha estado parado e por isso tenha seguido o nosso concelho de aumentar a pressão para precaver perdas, não se esqueça de repor a pressão indicada pelo fabricante antes de se fazer à estrada.
Para além disto, verifique ainda o estado das válvulas. Muitas vezes uma válvula defeituosa pode levar à perda gradual de pressão.
Procure por objectos não identificados:
Já que está a verificar os pneus, aproveite e confirme se estes não têm nenhum objecto espetado ou incrustado no seu piso como pregos ou parafusos.
Para além disto, confirme ainda se não há quaisquer cortes ou bolhas na parede lateral do pneu, pois enquanto os primeiros podem levar a um furo, os segundos podem mesmo causar um rebentamento.
Verifique o relevo do pneu:
Não se pode falar acerca de manter o bom estado dos pneus sem se abordar a questão do seu “rasto” ou relevo (as ranhuras que têm como objectivo escoar a água em condições de piso molhado). Como provavelmente já sabe, os pneus de um automóvel têm de apresentar um relevo (legal) de, no mínimo, 1,6 mm.
Para que não tenha de usar uma régua sempre que quer saber se os pneus do seu carro precisam de reforma, pode medir a profundidade do relevo usando uma moeda de um euro.
Assim sendo, se o relevo igualar ou ultrapassar o rebordo dourado da moeda, boas notícias, não tem de se preocupar em trocar de pneus. Já se não o fizer, talvez esteja na altura de trocar de pneus.
Cuidados extra para carros parados:
Se por alguma razão o seu carro está muito tempo parado, deixe-nos dar um conselho fundamental para evitar a troca de pneus: mova-o um pouco.
É verdade, para evitar que o ponto de contacto com o solo (e por conseguinte aquele que mais peso suporta) seja sempre o mesmo, basta mover o carro uns centímetros para a frente ou para trás. Ao fazer isto evita que os pneus se degradem e fiquem deformados, ou seja, percam a sua forma perfeitamente redonda.