É fundamental saber quando e qual é a melhor maneira de mudar o óleo da caixa de velocidades e, por isso mesmo, mostramos-lhe como o pode fazer em 9 simples passos.
1. Procedimento antes da mudança de óleo
Nunca se deve colocar o motor em funcionamento se o veículo não tiver óleo na caixa de velocidades pois pode gerar danos na caixa de velocidades.
2. Escoar o óleo
O primeiro passo desta mudança consiste em remover todas as guarnições e tampas necessárias da parte inferior da carroçaria.
O óleo deverá ser escoado para um recipiente (deverá ser usado o bujão no fundo do cárter da caixa de velocidades). Caso o óleo cheire a queimado ou contenha fragmentos de metal, significa que a caixa está danificada.
3. Remover o cárter do óleo
Cárteres de óleo metálicos
Neste caso, apenas é necessário mudar o filtro do óleo e o anel de vedação.
Inicialmente, é necessário desapertar os parafusos do cárter do óleo (na sequência especificada pelo fabricante do veículo para evitar a deformação do cárter).
Depois, remova o filtro velho e limpe eventuais resíduos de óleo do cárter e do íman permanente.
Por fim, instale o filtro e o anel de vedação novos de acordo com o binário de aperto especificado.
Cárteres de óleo em plástico
Como possuem o filtro de óleo e anel de vedação já integrados, é necessário substituir na totalidade.
4. Instalar o cárter do óleo e o bujão de escoamento
Deverão ser utilizados parafusos novos para instalar o cárter do óleo e um vedante novo para o bujão. Mais uma vez, o binário de aperto especificado deve ser respeitado.
5. Colocar óleo da transmissão
Esta será talvez a parte mais importante do processo por exigir mais cuidados.
A quantidade é bastante importante, pois se for superior ou inferior ao recomendado, em caso de se verificarem temperaturas elevadas, a caixa de velocidades pode danificar-se.
O óleo deve ser colocado no bujão de enchimento até sair pelo orifício de enchimento.
É importante não usar aditivos que alterem a composição química do óleo.
6. Colocar o motor em funcionamento
O motor deve ser deixado a funcionar com o carro parado e com a embraiagem pressionada. Depois, será necessário engatar as mudanças.
A rotação do motor deve ser mantida a 2000 rotações por minuto durante 30 segundos de forma a que o conversor de óleo seja enchido com óleo.
7. Verificar a temperatura do óleo
A temperatura deve estar entre 30°C e os 35°C. O motor deve aquecer ou arrefecer para regular a temperatura do óleo.
8. Verificar o nível de enchimento do óleo
Após atingir uma temperatura entre os 30°C e os 35°C, é necessário verificar o nível de óleo novamente.
Caso não esteja a sair óleo pelo orifício de enchimento, significa que a quantidade de óleo não é suficiente. Neste caso, é necessário voltar a encher.
9. Verificação final
Após verificar que saem algumas gotas de óleo pelo orifício, o bujão de enchimento pode ser fechado e apertado.
Após todos estes procedimentos, a troca estará concluída.
Conclusão
Para evitar danos irreversíveis na caixa de velocidades, a verificação e substituição do óleo torna-se numa tarefa crucial. Embora esta manutenção deva ser realizada por um profissional especializado, é necessário ter noção dos principais sinais de alerta, assim como noções básicas do próprio procedimento.