Para muitos passageiros, as viagens de carro são sinónimas de náuseas e tonturas. Saber como não enjoar a andar de carro implica que, em primeiro lugar, se descubra o porquê de isso acontecer e quais os sintomas. Depois, existe uma série de dicas que podem controlar o aparecimento destes sintomas durante uma viagem.
Comecemos por perceber o porquê de algumas pessoas enjoarem a andar de carro e qual a verdadeira explicação para este fenómeno que se designa por cinetose.
A cinetose é conhecida pelo “enjoo do movimento”, que se caracteriza pelo surgimento de sintomas, como náuseas, vómitos, vertigens, suores frios e mal-estar, quando se viaja de carro, comboio, autocarro, etc.
Este fenómeno acontece quando os sinais que o cérebro recebe através dos olhos diferem do movimento sentido pelo corpo. Por exemplo, se não estivermos a olhar para o exterior ou para o horizonte quando estamos no carro, e fizermos atividades como, olhar par ao telemóvel ou ler, é provável que ocorra episódios de cinetose.
Aquilo que os sentidos captam deve estar em harmonia entre si, de maneira que o cérebro consiga processar a informação.
Existem algumas características que podem potenciar o sintoma, e tornam mais provável a ocorrência da cinetose, tais como:
Sintomas:
Já falamos de alguns sintomas da cinetose, mas uma lista de mais alguns que são mais comuns:
Dicas para não enjoar a andar de carro:
Existem várias dicas que podem ajudar não só o passageiro, mas que também o condutor pode seguir para ajudar o passageiro a fazer uma viagem mais agradável e tranquila:
Para o passageiro:
Para o condutor:
Da próxima vez que for fazer uma viagem de carro, se sofrer de cinetose, ou se algum dos seus familiares/amigos também enjoar no carro, coloque em prática os nossos concelhos e verá que os sintomas se poderão aligeirar, ou serão mesmo preocupações do passado.
Para qualquer esclarecimento ou marcação de serviços, clique aqui, que nós tratamos de tudo!
AutoGlobal – a Oficina Multimarca da Grupo Auto-Industrial em Coimbra e Leiria.