A ferrugem é o resultado da deterioração do ferro provocado pela oxirredução, a qual é causada pela fenómeno da oxidação e da redução das espécies químicas. Por sua vez, a oxidação é provocada pelo contacto do ferro com o ar. Ou seja, quando o ferro está muito tempo em contacto com o ar começa a perder qualidades. Quando isso acontece, é necessário fazer todo um processo para regenerar o material estragado.
COMO REMOVER PONTOS DE FERRUGEM?
Para remover os pontos de ferrugem vai ter de pôr mão à obra. Prepara-se, ponha roupa confortável e preferencialmente que possa sujar à vontade. Para realizar o processo da forma mais eficaz vai ter de fazer três passos, ao longo de três dias: lixar, pintar e encerar.
1. Lixar
O primeiro passo para corrigir o ponto afetado é preparar o local que vai ser pintado, removendo ao mesmo tempo a ferrugem – o chamado dois em um. Para isso, e uma vez que se parte do princípio que a maior parte dos leitores não são especialistas na área, recomenda-se usar uma lixa angular. Em alternativa, pode utilizar uma máquina retifica. É também importante reter que, durante todo o processo, deve lixar de forma suave para não comprometer a chapa ou o metal.
O objetivo passa por alisar a superfície e remover as partes mais soltas da ferrugem. Porém, não fique frustrado se não conseguir retirar tudo. Assim que verificar com os dedos que a zona está mais ou menos lisa, deve alterar para uma lixa metálica, que tem por objetivo remover a ferrugem mais funda.
Caso, mesmo assim, não tiver removido tudo, pode tentar colocar produto específico para remover ferrugem e só depois deste atuar, usar novamente a lixa. Caso deixe um buraco, existe também produtos de preenchimento de chapa financeiramente acessíveis na maior parte das lojas de mecânica ou de auto peças.
2. Pintar
De forma a garantir a espessura e proteção da chapa, deve primeiro colocar um primer, preferencialmente de qualidade. Faça-o em três camadas suaves (mais camadas e mais finas protegem mais), entre cada espera 10 minutos e depois deixe arejar durante a noite.
No dia seguinte, antes de começar a pintar, utilize a lixa angular para alisar a superfície e só depois comece a pintar com a tinta escolhida. Três demãos será o suficiente, mas se quiser fazer quatro pelo seguro não será mal pensado. Entre cada demão espera duas horas e, mais uma vez, assim que estiver satisfeito com o resultado final, deixe respirar durante a noite.
3. Encerar
No último dia, verifique se está agradado. Se não estiver, terá de fazer tudo ou parcialmente de novo. Caso esteja satisfeito, deve lavar o carro e depois encerar para misturar a pintura nova com a antiga.
Estes procedimentos servem tanto para a vulgar chapa, como também para as rodas e até o escape do motor. A diferença nestes dois últimos é que além disto, deve cromar também.