As temperaturas baixas, durante o inverno, podem causar várias ocorrências bastante desagradáveis, entre elas, as geadas matinais, sendo um dos problemas mais comuns.
Caso deixe o seu carro ao ar livre durante a noite nestes meses em que o frio não dá tréguas, é normal que se depare com gelo nos vidros. Para isso, existem várias dicas que ajudam a retirar, com maior facilidade e mais rapidamente, o gelo do pára-brisas. Evitando, possíveis atrasos e sem comprometer a sua segurança e a de todos os condutores.
Existem várias formas de retirar gelo do vidro do seu automóvel, dependendo sempre do tempo disponível do condutor, bem como o material que tem na sua posse. Estas são algumas das formas de tirar o gelo do vidro do seu carro:
Existe uma variedade de produtos que ajudam a descongelar o pára-brisas do seu carro que acabam por ser bastante eficazes, que não comprometem a pintura dos automóveis nem a qualidade do pára-brisas.
Para quem está com alguma pressa, uma solução eficaz para tirar o gelo do vidro do carro é a mistura de álcool etílico e água. Com 1/3 de água e 2/3 de álcool num pulverizador terá uma solução ideal para fazer derreter o gelo. Pulveriza a solução no vidro e verá que numa questão de minutos ou segundos, o gelo derrete e fica com a visibilidade perfeita da estrada. Mas cuidado!! Deve lavar sempre a chapa à volta do pára-brisas, caso contrário a mistura poderá corroer a tinta do automóvel.
Esta solução pode demorar ainda algum tempo. Mas se não tiver as horas contadas, pode ligar a climatização na temperatura máxima, ou o ar condicionado para mais rápido. O aumento da temperatura dentro da viatura acaba por fazer derreter o gelo e evita a nova formação de gelo, retirando a humidade da viatura.
Outra sugestão eficaz pode ser, uma espátula de plástico própria para raspar o gelo do pára-brisas. Consegue encontrar à venda em alguns espaços específicos de artigos para automóveis. Mas caso não encontre, pode utilizar um cartão de multibanco antigo que não use.
Apesar de ser uma solução que aparenta ser eficaz, existe uma dica que, apesar de parecer bastante eficaz e de rápida solução, pode comprometer o estado do seu pára-brisas.
Nunca verta água quente sobre o vidro. Com a diferença de temperatura, o vidro pode estalar ou mesmo partir, vindo a agravar a situação que podia ser de fácil resolução.