Para a maioria dos aficionados automóveis verificar o nível de óleo do motor é uma tarefa fácil, porém, há muitas pessoas para quem estas pequenas tarefas rotineiras não são assim tão fáceis. É precisamente para essas pessoas que elaborámos este artigo.
A importância do óleo
O óleo é uma espécie de «sangue do automóvel». A sua função é muito simples, mas crucial ao bom funcionamento de qualquer motor de combustão.
O óleo encarrega-se de:
Porquê rever o nível de óleo do motor?
Tendo em conta todas as funções que o óleo do motor desempenha, não é difícil perceber a importância de verificar o seu nível de forma periódica, de modo a mantê-lo sempre nos níveis corretos.
Não é recomendável rever o nível de óleo do motor somente na revisão periódica do nosso veículo, isto porque apesar do sistema de lubrificação ser um sistema fechado, costuma haver sempre algum consumo de óleo por parte do motor, mesmo que seja em quantidades muito pequenas.
É ainda importante realçar que, sempre que se verifique um consumo de óleo superior a um litro de óleo por cada 1000 km, o melhor mesmo é levar o carro a uma oficina para perceber o que se passa de errado com o motor.
Como verificar o nível de óleo do motor
Verificar o nível de óleo do motor é uma tarefa particularmente simples e pode ser resumida em poucos passos.
Preste especial atenção a elas: o ideal é que o nível de óleo se encontre entre esses dois indicadores ou marcas.
Se estiver próximo do indicador mínimo ou abaixo deste, deve-se repor o nível de óleo de motor — com óleo de referência igual ao usado pelo carro. Se estiver acima do nível máximo, também merece a nossa atenção e convém levar o nosso veículo a uma oficina para retirar o excesso.
Porquê? Primeiro porque este pode causar uma sobrecarga do sistema de lubrificação. Além disto, o excesso de óleo pode também causar danos no catalisador e no sistema de escape, influenciando ainda as emissões de gases poluentes.