Para muitos, verificar o nível de óleo do motor é uma tarefa fácil e feita com alguma frequência. Contudo, nem todos têm esse hábito, ou conhecimento. Para certos condutores a verificação do nível de óleo não faz parte da rotina. Sendo assim, decidimos explicar a sua função e como fazer a verificação.
O óleo é tão importante para o seu carro como é o oxigénio para um ser humano. É crucial para o bom funcionamento de qualquer automóvel a combustão.
A principal função do óleo é a lubrificação das peças metálicas do motor, evitando a fricção entre elas. Caso a qualidade do óleo esteja comprometida, ou a quantidade seja muito reduzida, as peças do motor podem ser danificadas, ou pode mesmo acabar por destruir o motor do seu carro, devido ao aumento da temperatura causado pela fricção.
Esta última é outra das funções desempenhadas pelo óleo, o arrefecimento do motor. Grande parte do calor gerado pelo motor é expulso pelos gases de escape e difundido pelo circuito de refrigeração, mas existe uma pequena percentagem desse calor expelido pelo óleo.
Para além destas duas funções, o óleo também impede a passagem dos gases para o cárter (peça situada na parte inferior do motor, onde é armazenado o óleo para a lubrificação do motor) no momento da combustão.
O óleo também tem como função a limpeza do motor. Devido às altas temperaturas e resíduos da combustão, o motor necessita de um gente de limpeza que o protege da corrosão de todos esses elementos bastante abrasivos para o motor.
Depois da explicação a cima, fica claro que o óleo é fundamental para o bom funcionamento dos automóveis a combustão.
Para isso é necessário haver uma revisão constante dos níveis de óleo e não fazer apenas a verificação na revisão periódica.
Porquê? Existe sempre a possibilidade do motor do seu automóvel consumir mais óleo do que era pretendido, mesmo que sejam em quantidades menores. Também pode ser algo comum em automóveis com uma quantidade mais elevada de quilómetros ou, no pior dos cenários, pode haver perdas de óleo, que consegue verificar caso haja manchas de óleo no chão quando estaciona o seu automóvel.
Esta rotina é bastante simples e rápida de fazer. Saiba como:
1º Passo - Estacione o seu carro num lugar plano. Sem qualquer inclinação a leitura é mais correta e o óleo não se acumula numa zona específica do cárter.
2º Passo -Temperatura do motor. Esta condicionante varia de marca para marca. Terá de consultar o manual do carro para saber quando efetuar a verificação.
3º Passo - Procure a vareta de medição do óleo. Retire-a e limpe-a com um pano ou papel de cozinha e volte a inseri-la na totalidade.
4º Passo - Retire de novo a vareta. Pode verificar que apenas a ponta da vareta tem óleo com uns indicadores ou marcas indicadoras do nível mínimo e máximo de óleo.
Caso o nível esteja perto do indicador mínimo, é necessário repor o nível de óleo o quanto antes (importante referir que o óleo tem de ser igual ao usado anteriormente)! Se estiver perto do nível máximo, também é necessário se dirigir a uma oficina para retirar o excesso.
Óleo em excesso pode sobrecarregar o sistema de lubrificação e também causar danos no catalisador e no sistema de escape, influenciando as emissões de gases poluentes.
Garanta que o seu automóvel está em perfeitas condições. Pode contar com a AutoGlobal para o ajudar a manter a sua viatura em perfeitas condições e deixá-lo tranquilo e seguro.
Faça aqui a sua marcação!