Novidades

Saiba o que fazer e como colocar a cadeira de bebé

24/08/2021 | Automóvel

Quando se trata da segurança das crianças, todos os cuidados são poucos, sendo que dependem dos adultos. Na altura de comprar uma cadeira de bebé, existem vários aspetos que requerem especial atenção. Em caso de acidente, a decisão certa ou errada no momento de compra da cadeirinha, pode ser determinante para a segurança da criança.

Quais os elementos que devemos considerar mais importantes antes da compra? Como usar a cadeira de bebé para automóvel? Continue a ler o artigo, temos as respostas para as todas as estas questões.

Teste a cadeira

Em primeiro lugar, teste a cadeira antes de comprar. Com o bebé/criança no automóvel, coloque a cadeira onde será instalada. Por vezes, a cadeira que idealizamos pode não ser adequada ao carro, devido à inclinação dos bancos ou, por exemplo, a facilidade em colocar a criança na cadeira.

O ovo deve ser usado até que seja possível

Esta é a primeira cadeira que deve ser comprada para os recém-nascidos. Deve ser usada até o mais tarde possível, no entanto, deve ser feito um teste com a criança, para que esta também se sinta confortável. Poderá solicitar ajuda especializada de alguém da loja onde pretende fazer a compra.

Transporte a criança sempre em contra marcha

É sempre importante avaliar o bem-estar dos mais pequenos durante as viagens. As suas cabeças têm uma proporção maior do que o resto do corpo, fazendo dos seus pescoços um dos elementos mais frágeis.

É por esse motivo que os fabricantes recomendam que a instalação da cadeira do bebé seja feita conta a direção do movimento do automóvel. Ou seja, que vá de costas para os bancos da frente. Este modo de transporte deverá ser feito até o mais tarde possível, sempre tendo em conta o bem-estar da criança.

Cuidados a ter caso tenha de levar a cadeira no banco frontal

Caso tenha a necessidade de colocar a cadeira de bebé no banco frontal, deve sempre garantir que os airbags estão desligados. Em caso de acidente, pode causar ferimentos significativos ao bebé.

Ângulo de encosto

Quando coloca a cadeira nos bancos do automóvel, verifique se o ângulo não é superior a 45 graus. Muitas cadeiras já vêm com a indicação, permitindo determinar a posição das costas.

Verifique se o carro tem o sistema Isofix

Este sistema permite instalar a cadeira de forma mais rápida, segura e fácil sem recurso aos cintos de segurança do carro. Verifique nas instruções da viatura ou coloque as mãos entre o encosto e o assento dos bancos para conseguir encontrar  um gancho, onde vai poder prender a cadeira.

Caso não tenha o sistema Isofix, então é aconselhável o uso dos cintos de segurança. Para ficar bem seguro, é importante que siga a instruções do modelo. Os locais já devem estar bem assinalados. A correia transversal deverá ficar a parte inferior da cadeira e a diagonal deverá passar por trás das costas.

Concluindo, coloque os cintos em todos os encaixes do assento, trave-o e não deixe uma folga superior a dois centímetros. Aperte os cintos devidamente, certificando-se que o bebé fica confortável e, acima de tudo, em segurança.

Use almofadas

Para garantir o conforto das crianças, use almofadas para que os cintos de segurança não incomodem ou causem desconforto nas crianças, para uma viagem mais suave e segura.

Caso a cadeira que comprou não inclua o suporte das fivelas nos cintos de segurança, pode utilizar uma toalha.

Escolha a cadeira mais adequada à sua viatura e garanta que o seu bebé viaja em 

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa