Sabe quais as pastilhas de travões mais indicadas para a sua viatura? É que nem todas são iguais e o seu comportamento também é completamente diferente.
Escolher entre os diferentes tipos de pastilhas de travões não é uma tarefa fácil. No entanto, é de extrema importância, uma vez que esta componente é parte essencial do sistema de travagem.
Quais são os vários tipos de pastilhas de travões?
1. Pastilhas de travão orgânicas
Feitas normalmente de Kevlar, vidro e carbono, com uma composição que não inclui mais que 15% de metal, são mais maciais e silenciosas que as restantes. Porém, uma vez que são feitas de materiais menos duros, são sujeitas a um maior desgaste quando comparadas com os outros tipos de pastilhas. Resumindo, são baratas e cumprem os requisitos mínimos, mas não são adequadas para os fãs de condução agressiva.
2. Pastilhas de travão semimetálicas
Como o próprio nome indica, em termos de características são um híbrido entre as pastilhas de travão de aço de baixo teor e as orgânicas. A composição das pastilhas de travão semimetálicas inclui pelo menos 65% de metal, enquanto os restantes 35% são compostos por uma mistura de grafite e outros materiais inorgânicos. Capazes de sustentar o calor de forma mais eficiente do que a opção anterior, e sendo portanto mais duradoiras, acabam, devido à maior fricção, por provocar o desgaste prematuro dos discos de travão.
3. Pastilhas de travão de aço de baixo teor
Conhecidas essencialmente pelo segundo nome, as pastilhas de travões de aço de baixo teor são fabricadas com materiais orgânicos com a adição do metal (não superior a 30%). Têm como principal virtude o facto de conseguirem utilizar o calor de uma melhor forma, tornando-se muito eficientes. Em termos de preço, custam quase o dobro das pastilhas semimetálicas. A grande desvantagem prende-se, tal como no exemplo de anterior, de aumentarem o desgaste dos discos de travão, mas também da bateria.
4. Pastilhas cerâmicas
Feitas de fibras cerâmicas, borracha sintética e/ou de metais não-ferrosos, as pastilhas cerâmicas oferecem um coeficiente firme e seguro de fricção. Portanto, são as menos abrasivas, super eficientes, inclusive para conduções desportivas. No entanto, são também as mais caras.