"Mobilidade urbana de nível superior. Um veículo elétrico com 'wow factor'"; foi também o que o júri do #OpelDesignHack pensou, há alguns meses, ao eleger o extraordinário concept de Lukas Wenzhöfer como o vencedor do desafio. Na etapa seguinte, a Opel levou à letra o slogan do desafio - "Tu desenhas, nós construímos" - e transformou o design em realidade. A Opel cumpriu a sua palavra e construiu o Rocks e-XTREME como um one-off.
Rebecca Reinermann, Vice-Presidente de Marketing da Opel/Vauxhall: "Com o #OpelDesignHack tomámos um novo caminho de interação e comunicação. A Opel abriu as portas, normalmente fechadas, da indústria e - de forma acessível e transparente - permitiu que a comunidade Opel participasse na construção de um ‘concept’. O resultado é o Rocks e-XTREME, uma versão única e muito divertida do nosso Rocks Electric que nasceu de um desafio de ‘design’ e que foi acompanhado de perto pela produção de conteúdos ‘Making-of’ acessíveis a todos. Uma cooperação muito bem-sucedida".
A versão de produção do Opel Rocks Electric[1] já representa uma solução de mobilidade inovadora com o seu design pouco convencional, mas, acima de tudo, oferece uma condução sem emissões locais para duas pessoas a partir dos 15 anos de idade[2]. Pontos que o estudante de design industrial Lukas Wenzhöfer teve em mente e levou ao "extremo" com o seu design. Ele queria transformar o quadriciclo ágil e totalmente elétrico num veículo de diversão todo-o-terreno com o chamado "wow factor". "A capacidade todo-o-terreno promove a sensação de liberdade para poder chegar a qualquer destino. E a maior desportividade promete uma diversão de condução extra para mostrar que a mobilidade elétrica é mais do que apenas uma solução sensata", explicou Wenzhöfer.
Uma tarefa desafiante a que os engenheiros da Opel se propuseram nos últimos meses, uma vez que pretendiam manter-se o mais próximo possível do modelo 3D ao construir o inédito one-off. As características incluíam rodas salientes para uma postura ampla e segura, braços duplos à frente e um arco de proteção em caso de capotamento em amarelo brilhante. O Opel Vizor também foi reinterpretado e equipado com luzes dianteiras LED e o logótipo Opel realçado em azul-turquesa. Para manter o peso baixo e complementar o desempenho do motor elétrico, o Vizor e os guarda-lamas foram produzidos através de impressão 3D.
Outro destaque imperdível é a proeminente asa traseira feita de carbono, uma asa original do Vectra GTS V8 que agora ostenta o emblema "e-XTREME" e o número de série "001".
Seguiu-se, depois, o processo de produção. O Rocks e-XTREME exigia requisitos semelhantes aos da construção de um concept car. E com a mesma atenção ao pormenor, os colaboradores da equipa de concepts da Opel deram vida ao design, passo a passo e com resultados convincentes. Agora, aqui está ele: o primeiro e único Opel Rocks e-XTREME.
A opinião unânime do público especializado selecionado na primeira apresentação: "Simplesmente 'Wow'! O Rocks e-XTREME mostra como até um pequeno veículo elétrico pode ser tão divertido e tão interessante". Muitos outros fãs do Opel Rocks Electric e do Rocks e-XTREME poderão ter a mesma experiência nas próximas semanas e meses, quando o vistoso exemplar one-off entrar em digressão.
[1] Modelo não comercializado em Portugal.
[2] Aplica-se, consoante o país e respetiva legislação em vigor, a veículos ligeiros de quatro rodas com uma potência nominal contínua/utilizada não superior a 6 kW, com não mais de dois lugares e uma velocidade máxima não superior a 45 km/h.