Potente, dinâmico e eletrificado: são estas as três virtudes da gama de modelos da nova submarca GSe da Opel. Depois dos Grandland GSe[1] e Astra GSe[2], o terceiro membro deste exclusivo grupo – o novo Opel Astra Sports Tourer GSe – está, também já disponível para encomenda. À semelhança dos seus irmãos GSe, a carrinha “Grand Sport electric” faz, também, jus ao seu nome. O Astra Sports Tourer GSe desperta emoções com as suas caraterísticas de condução dinâmicas, o chassis desportivo, a propulsão híbrida plug-in sem emissões locais e o seu design tipicamente GSe, sem comprometer a sua utilização no dia-a-dia. Tudo isto é assegurado pelas virtudes típicas da carrinha mais vendida no segmento dos modelos compactos, como a bagageira com um volume de carga de até 1.553 litros. O novo Astra Sports Tourer GSe, que inclui numerosos extras GSe e está disponível a preços a partir de 52.190 € euros (IVA incluído), combina o melhor de vários mundos: dinâmica pura e condução responsável, com um elevado nível de soluções práticas para a utilização quotidiana.
“O novo Astra Sports Tourer GSe é uma carrinha verdadeiramente extraordinária! Com o seu design apurado, transmite imediatamente o prazer de condução - para toda a família - que lhe está associado. O GSe transmite pura dinâmica, não tem emissões locais e, como carrinha, oferece também imenso espaço para a utilização no dia-a-dia”, afirmou o CEO da Opel, Florian Huettl.
Dinâmica eletrizante: chassis GSe e sistema híbrido plug-in topo de gama
O potente conjunto propulsor e o chassis único formam a base da experiência de condução específica GSe. O novo Astra Sports Tourer GSe oferece um sistema de potência superior com 165 kW/225 cv - o motor de 1,6 litros e quatro cilindros desenvolve 133 kW/180 cv e o motor elétrico contribui com 81,2 kW/110 cv - e um binário máximo de 360 Nm (consumo de combustível de acordo com o WLTP[3]: 1,2-1,1 l/100 km, emissões de CO₂ 26-25 g/km; ambos valores combinados). A carrinha topo de gama acelera dos zero aos 100 km/h em 7,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 235 km/h (135 km/h em modo 100% elétrico). A bateria de iões de lítio de 12,4 kWh assegura ao híbrido ‘plug-in’ a capacidade percorrer até 63 quilómetros sem emissões locais, de acordo com o método WLTP[4] (EAER City - WLTP4: 66-71 km).
Dotado de uma afinação específica, o chassis é 10 milímetros mais baixo e promete, também um prazer de condução dinâmico. Em comparação com as versões “convencionais” do modelo galardoado com o “Volante de Ouro 2022”[5], o GSe foi concebido para ser ainda mais ágil e preciso. As molas especiais e os amortecedores de pressão de óleo montados nos dois eixos permitem uma condução simultaneamente dinâmica e confortável. A tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping) é responsável por este sofisticado funcionamento: os amortecedores alinham a força de amortecimento necessária com a frequência do movimento do veículo. Desta forma, é possível obter diferentes caraterísticas de amortecimento para um andamento confortável a altas frequências e para um estilo de condução desportivo e empenhado, com um contato mais direto com a estrada a baixas frequências. As definições do ESP na versão GSe seguem este princípio: o programa eletrónico de estabilidade intervém mais tarde, de forma a permitir aos condutores dos modelos GSe um empenho ainda mais dinâmico ao volante. O Astra Sports Tourer GSe oferece excecionais níveis de estabilidade geral e de estabilidade direcional, tanto em reta como em curva, em travagem e - como qualquer Opel - a alta velocidade na “Autobahn”. A direção é igualmente desportiva, tendo sido especificamente concebida para a versão GSe. Além disso, reage de forma ainda mais imediata e direta a qualquer comando do condutor.
Genuinamente desportivo: o design puro e ousado do Astra combinado com os destaques do estilo GSe
Por outro lado, tal como o seu irmão GSe, o Astra Sports Tourer GSe é um modelo verdadeiro atrativo. Vem equipado com jantes de liga leve de 18 polegadas exclusivas, em preto/cinzento diamante, e ostenta a imagem exclusive GSe no para-choques dianteiro e no difusor traseiro. No interior, os bancos desportivos com desenho específico GSe, com certificação AGR, envolvem o condutor e o passageiro da frente. O aquecimento dos bancos e do volante assegura uma atmosfera agradável mesmo nos dias frios. E, em caso de uma viagem de férias em família a bordo desta dinâmica carrinha, o Astra Sports Tourer GSe dispõe de 516 a 1.553 litros de espaço na bagageira. As malas ou outros objetos podem ser facilmente colocados no interior através do portão da bagageira, o qual, em opção, pode abrir e fechar automaticamente apenas com o movimento do pé.
Uma vasta e completa gama de sistemas de assistência de última geração da Opel complementa a oferta. O equipamento de série inclui o sistema Intelli-Drive com alerta de colisão frontal e travagem de emergência ativa, deteção de peões e de sonolência, aviso de saída da faixa de rodagem e assistente de sinais de trânsito, alerta de tráfego cruzado e de ângulo morto lateral e assistente automático de velocidade com função de paragem. O sistema de assistência ao estacionamento, à frente e atrás, e a câmara Intelli-Vision a 360 graus apoiam o condutor durante as manobras. Por sua vez, os passageiros do GSe podem manter-se conectados através do sistema de navegação multimédia compatível com Apple CarPlay e Android Auto, incluindo o touchscreen de 10 polegadas, a cores, e o ecrã de informação do condutor de 10 polegadas (ecrã de 12 polegadas no Grandland GSe). Os smartphones compatíveis também podem ser facilmente carregados através do dispositivo de carregamento sem fios na consola central.
[1] Opel Grandland GSe: consumo combinado de combustível WLTP3: 1,2 l/100 km, emissões CO₂ 28-27 g/km.
[2] Opel Astra GSe: consumo combinado de combustível WLTP3: 1,2-1.1 l/100 km, emissões CO₂ 26-25 g/km.
[3] Valores determinados com recurso à mais realista metodologia WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure), que substitui por completo a diretiva NEDC (New European Drive Cycle). Os valores de consumo, de emissões de CO₂ e de autonomia não só dependem da utilização eficiente da energia do veículo, como também podem ser influenciados pelo estilo de condução e por outros fatores não técnicos. As informações em termos de consumos e emissões não se referem a um veículo individualmente, sendo apenas destinadas a comparação entre os vários tipos de veículos.
[4] Autonomia determinada de acordo com a metodologia de avaliação WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia real pode variar sob as diferentes condições do quotidiano e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução individual, caraterísticas do percurso, temperatura exterior e uso de sistemas de ar condicionado e de pré-condicionamento térmico.
[5] AUTO BILD, edição 45/2022 e BILD am SONNTAG edição 46/2022, categoria “Melhor automóvel até €50,000”.