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Veículos Comerciais elétricos Opel: transporte sem cedências e sem emissões

22/12/2021 | Automóvel
  • Oferta completa assegura funcionalidade, conforto superior e elevada segurança;
  • Opel Combo-e é líder da sua classe: capacidade máxima de carga de 4,4 m3 e carga útil de 650 kg;
  • Opel Vivaro-e: versatilidade muito para lá da ‘last-mile’;
  • Novo Opel Movano-e: referência em transporte e ‘TCO’.

 

Os operadores de empresas e profissionais individuais que necessitem um veículo comercial de emissões zero encontram na Opel uma gama completa de três modelos que se subdividem em múltiplas versões: Combo-e, Vivaro-e e Movano-e. A Opel é dos raros fabricantes a apresentar uma versão elétrica para cada um dos seus modelos de comerciais ligeiros. O popular Opel Combo-e (Peso Bruto até 2300 kg) está disponível a partir de 29.626 euros (sem IVA). O furgão intermédio Vivaro-e (PB até 3500 kg) é proposto a partir de 33.332 euros (sem IVA) e, finalmente, o novo Movano-e (PB até 4000 kg), com preços a partir de 57.998 euros (sem IVA).

Os três modelos com motorização 100% elétrica oferecem múltiplas variantes de carroçaria, com diferentes comprimentos e alturas, e versões que vão de furgão fechado até Combi e Chassis-Cabina. Nenhuma faz concessões às necessidades de transporte, mantendo a volumetria e a capacidade de carga das variantes e versões homólogas com motores de combustão.

Num mercado extremamente concorrencial, a completa oferta de veículos comerciais elétricos da Opel é altamente competitiva, colocando esta solução ao nível das propostas convencionais. Por estarem equipados com motorizações 100% elétricas, estes veículos consomem energia mais barata. E os custos de utilização baixam substancialmente graças também à isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV) e Imposto Único de Circulação (IUC), além de acesso a incentivos disponibilizados pelo Estado e pelas autarquias. As empresas usufruem, igualmente, de outros benefícios decorrentes da sua atividade, nomeadamente em Tributação Autónoma, IRC e dedução de IVA.

No total, a Opel tem uma oferta de nove linhas de veículos eletrificados no mercado, desde veículos de passageiros até veículos comerciais ligeiros. O portfólio de produtos da marca será totalmente eletrificado até 2024. A Opel concentrar-se-á, inteiramente, nos veículos elétricos alimentados a bateria, na Europa, a partir de 2028.

Opel Combo-e: líder em capacidade de carga

O Opel Combo-e é líder em volumes e capacidades de carga na sua classe (até 4,4 metros cúbicos e 650 kg, respetivamente). Dependendo do perfil de condução e das condições predominantes, o novo Combo-e pode alcançar uma autonomia máxima de 275 quilómetros com uma única carga da bateria de iões de lítio de 50 kWh (WLTP1). É possível recarregar a bateria a 80 por cento da capacidade em cerca de 30 minutos em estações de carregamento rápido (até 100 kW, com corrente contínua).

Tal como as versões equipadas com motores térmicos, que em 2019 conquistaram o ambicionado troféu IVOTY (International Van of the Year, Comercial Internacio do Ano), a variante de emissões zero não cede a compromissos em termos de funcionalidade, conforto ou segurança. A abrangente lista de tecnologias e de sistemas de assistência vai desde o alerta de cansaço do condutor e o reconhecimento de sinais de trânsito, até ao alerta de colisão dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência.

O Opel Combo-e está disponível em dois comprimentos de carroçaria: o Combo-e de 4,40 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2785 mm, pode transportar objetos com um comprimento máximo de 3090 mm, tendo uma capacidade de carga máxima de 650 kg, um volume de carga entre 3,3 e 3,8 m3 e uma capacidade de reboque de 750 kg, líder no seu segmento. A variante mais longa XL, de 4,75 m, com uma distância entre eixos de 2975 mm e um volume de carga máximo de 4,4 m3, pode acomodar objetos com um máximo de 3440 mm de comprimento, contando com seis olhais de fixação colocados no piso de carga (com a opção de quatro adicionais a meia altura).

Quando se trata de optar pelo Combo-e, há uma característica decisiva para muitos profissionais, traduzida no enorme espaço entre as cavas das rodas traseiras, suficiente para acomodar uma europalete (a variante XL pode transportar duas europaletes, em fila). Objetos extremamente longos podem ser armazenados na vertical, permitida pela escotilha opcional no tejadilho.

Com motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário do sistema de motorização elétrica, o Combo-e é perfeito não só para ambientes urbanos, mas também para fora das cidades. Dependendo da versão, o Combo-e pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 11,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 130 km/h. Um sofisticado sistema de travagem regenerativa, com duas configurações selecionáveis pelo utilizador, aumenta ainda mais a sua eficiência.

A bateria está integrada no piso do automóvel, entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a não comprometer a utilização da área de carga ou o compartimento dos passageiros. Colocada aqui, a bateria também reduz o centro de gravidade do veículo, em benefício da estabilidade em curvas e com vento, mesmo quando seguir totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para uma condução mais ágil.

Opel Vivaro-e: muito para lá da ‘last-mile’

Com o objetivo de se ajustar ao maior leque possível de utilizações, o Opel Vívaro-e oferece à escolha baterias de iões de lítio com diferentes capacidades: 75 kWh, que proporciona autonomia até 330 km, ou 50 kWh, para autonomia até 230 km, para aqueles que fazem uso menos intensivo do veículo. Os valores de autonomia foram obtidos de acordo com a norma mais recente WLTP1. Independentemente do tamanho da bateria, o Vívaro-e garante aos profissionais mobilidade porta-a-porta sem compromissos e sem emissões, muito para lá da chamada ‘last mile’.

A gama Vivaro-e é completíssima e oferece opções de quatro variantes de carroçaria – Cargo, Cabina Dupla, Plataforma e Combi – e dois níveis de equipamento na variante Cargo – Essentia e Enjoy. No total, a vasta oferta do novo furgão elétrico da Opel é composta de 28 versões diferentes.

A maior parte das versões Vívaro-e tem carroçaria com altura inferior a 1,9 metros, o que quer dizer que pode entrar em parques de estacionamento subterrâneos. O furgão intermédio da Opel dispõe de uma longa lista de sistemas de assistência à condução e de tecnologias avançadas destinadas a simplificar a utilização, como a câmara traseira 180º e sistemas de infoentretenimento multimedia. A funcionalidade é reforçada graças a equipamentos como as portas laterais de correr com abertura e fecho controlados por sensor de pé, bem como o sistema FlexCargo para transporte de objetos mais longos.

Sendo tão versátil como qualquer outra versão da gama Vívaro, o Vívaro-e elétrico apresenta capacidades de carga úteis comparáveis às das variantes homólogas com motores de combustão interna. Com capacidade de carga até 1275 kg, o Vívaro-e está praticamente no mesmo patamar das versões Cargo mais curtas com motor 2.0 Diesel (carga máxima de 1405 kg).

Com motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário instantâneo, o Vívaro-e proporciona um desempenho superior à maioria dos veículos comerciais elétricos. A velocidade máxima de 130 km/h, controlada eletronicamente, permite manter velocidade em autoestradas ao mesmo tempo que preserva a autonomia.

Novo Opel Movano-e: referência em transporte de carga e ‘TCO’

Recém-lançado no mercado português, o novo Opel Movano-e garante valores de referência em carga útil, capacidade de carga e peso bruto, combinados com uma ampla gama de versões de carroçaria, comprimentos e alturas. A motorização deste grande furgão elétrico da Opel garante 90 kW (122 cv) de potência e 260 Nm de binário, com a velocidade máxima de 110 km/h, controlada eletronicamente. Dependendo da versão, é possível optar entre ‘packs’ de baterias de iões de lítio de 37 kWh ou de 70 kWh, para autonomias até 117 ou 224 quilómetros, respetivamente, no ciclo combinado WLTP.

Os furgões Opel Movano estão disponíveis em quatro comprimentos (L1-4) e três alturas (H1-3) de carroçaria, com uma capacidade máxima de carga que varia entre 8 e 17 metros cúbicos. As portas da versão H3, com 2,03 m de altura, são igualmente as maiores na classe, juntamente com as portas traseiras com abertura a 180 graus (extensível a 270 graus), tornando as operações de carga e descarga especialmente fáceis. A gama de pesos brutos (PB) está entre as mais amplas deste segmento, entre 3,0 e 4,0 toneladas, enquanto as capacidades de carga atingem um máximo de 1,89 toneladas. Com planos de carga tão baixos como 494 mm, largura de 1422 mm entre as cavas das rodas e 1870 mm entre os painéis interiores, a zona de carga do novo grande furgão da Opel constitui a referência para os seus rivais.

Para serviços que exigem configurações especiais, o novo Movano-e está também disponível nas versões chassis-cabina (simples e dupla), transporte de passageiros e com plataforma aberta e três lugares. O novo comercial elétrico da Opel é também uma base ideal para uma ampla gama de conversões, tais como caixas basculantes e autocaravanas.

Mobilidade elétrica simplificada: múltiplas opções de carregamento

Cumprindo integralmente todas as expectativas de parceiro de confiança para grandes e pequenas frotas, profissionais e empresas, os veículos comerciais elétricos da Opel possuem baterias extremamente fáceis de recarregar. Recorrendo a uma wall box, a um posto de carregamento rápido ou mesmo a um cabo de carregamento ligado a uma tomada doméstica, se necessário, todos os modelos estão preparados para múltiplas opções de carregamento.

Nos casos do Combo-e e do Vivaro-e, utilizando um posto público de carga rápida de 100 kW DC (corrente contínua), o carregamento da bateria de 50 kWh até um patamar de 80% dura apenas cerca de 30 minutos (45 minutos na bateria de 75 kW do Vivaro-e). A Opel oferece carregadores de bordo que asseguram que os carregamentos se realizam no mais curto espaço de tempo e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000km) tem uma vida útil longa. No Combo-e e no Vivaro-e, a Opel oferece de série um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, tendo em opção um carregador de bordo trifásico de 11 kW. Por seu turno, o Movano-e surge equipado com um carregador duplo – monofásico de 7,4 kW e trifásico de 22 kW –, admitindo também carga rápida com corrente contínua até 50 kW.

Sistemas avançados de assistência ao condutor são transversais a toda a gama de veículos comerciais elétricos

Tal como nas variantes e versões convencionais com motores de combustão, os veículos comerciais elétricos da Opel reforçam a liderança no domínio dos sistemas de assistência ao condutor, que são semelhantes aos utilizados nos automóveis de passageiros.

O modelo Combo-e, por exemplo, é o único no segmento de mercado equipado com indicador de carga assente em sensores, permitindo ao condutor verificar, através de um simples toque numa tecla, que o veículo não está com carga acima do máximo permitido. O Combo pode ser dotado de 20 tecnologias adicionais que tornam a condução, manobras e transporte não apenas mais fáceis e confortáveis, com também mais seguras. Para minimizar riscos e amolgadelas, com custo significativo, em manobras a baixa velocidade, o novo Combo-e está disponível, em opção, com o sistema Flank Guard baseado em sensores.

A lista dos sistemas de assistência à condução dos modelos comerciais elétricos da marca alemã inclui ainda câmaras e sensores de ajuda ao estacionamento, sistema de controlo em descidas, assistente de manutenção de faixa, alerta de cansaço do condutor e controlo de estabilidade do atrelado, entre muitos outros.

Os sistemas de informação e entretenimento podem ter navegação e integram ecrã tátil. Todos possuem integração de telemóveis via Apple CarPlay e Android Auto.

 

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[1]Autonomia determinada de acordo com a norma de testes WLTP, (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia real pode variar em função das condições do quotidiano e depende de inúmeros fatores, como o estilo de condução individual, caraterísticas da via, temperatura exterior, utilização dos sistemas de aquecimento e ar condicionado, para além da ativação do pré-condicionamento térmico.

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