O Opel Rocks-e* é um veículo pequeno, manobrável, elétrico e sem emissões. O minimalista elétrico é, igualmente, versátil e pode ser usado de várias maneiras, em deslocações ou para entregas. Os bombeiros da Opel em Rüsselsheim também estão a sentir essa versatilidade, tendo colocado ao seu serviço uma unidade do Opel Rocks-e.
O mais pequeno dos veículos da frota dos bombeiros é um verdadeiro one-off, contando com uma decoração vermelho-fogo, um sistema especial de sinalização, luzes da frente intermitentes e números de emergência que deixam claro o seu propósito. O Rocks-e está dotado com todo o equipamento necessário para servir as necessidades das instalações da fábrica de Rüsselsheim. Com muito espaço disponível sob o banco do passageiro e na zona dos pés, para ferramentas, o quadriciclo de emissões zero está apto para o serviço nas instalações de 1,9 km2, tendo, por exemplo, como tarefa a verificação dos extintores de incêndio.
Aos comandos do ágil Rocks-e, modelo com um circulo de viragem de apenas 7,2 metros, os bombeiros que conduzem esta proposta de emissões zero podem chegar rapidamente a qualquer ponto das instalações. A sua autonomia de 75 quilómetros (segundo a norma WLTP**) é mais do que suficiente. Em vez de um processo tradicional, com veículos maiores que têm de ficar à porta, tendo, depois, de se percorrer a pé o restante percurso pelos longos edifícios, os bombeiros podem agora entrar nas instalações graças ao sistema de propulsão elétrica, aos seus apenas 2,41 metros de comprimento e 1,39 de largura (medida sem espelhos), poupando muito tempo e permitindo intervenções mais imediatas. O Rocks-e também concentra as atenções por onde quer que passe, colocando um sorriso na cara dos empregados.
O Opel Rocks-e do Corpo de Bombeiros da Fábrica de Rüsselsheim foi criado em conjunto pelos próprios, por colegas da Advanced Engineering e da OSV (Opel Special Vehicles). Através desta conversão única, a marca alemã volta a demonstrar a versatilidade deste pequeno veículo elétrico. O inovador Rocks-e não é apenas um bilhete de entrada, elegante e acessível, para a mobilidade elétrica de jovens com idade igual ou superior a 15 anos***; em breve também estará disponível em formato de veículo de entrega como o Opel Rocks-e KARGO.
Para informações adicionais sobre o Rocks-e do Corpo de Bombeiros leia o relatório Opel Post.
* O Opel Rocks-e ainda não é comercializado em Portugal
** Autonomia provisória, determinada de acordo com a metodologia de ensaio WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia pode variar consoante as condições diárias de utilização e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução, das características do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado, bem como do pré-condicionamento térmico.
*** Na Alemanha; Em Portugal, uma vez que seja lançado, poderá ser conduzido por maiores de 16 anos, com carta da categoria “B1”. Veículo do tipo quadriciclo ligeiro (tipo “L6e”); Aplica-se a veículos motorizados de quatro rodas com uma potência contínua / utilizável inferior a 6 kW, com um máximo de dois lugares e uma velocidade máxima inferior a 45 km/h.