Clássico FENDT 1954

Este tractor Fendt Dieselross F20GH (matrícula GL-20-26) de 24 cv fabricado na Alemanha, foi adquirido à Fendt em 16 de janeiro de 1954 pela firma Estrada & Companhia Lda, na altura o importador para Portugal. Em 30 de março de 1954 foi adquirido por um cliente de Abrantes, o Major Ramiro F. Pereira.

Após essa data, não existe informação sobre o tractor, até que em 1985  terá sido adquirido pela firma do Grupo Auto-Industrial, a Tecnicar (mais tarde Banco Banif Mais S.A.).

É precisamente em 1985, que a Auto-Industrial S.A. se torna importador oficial para Portugal (continente e ilhas) dos tractores Fendt. De referir que o Grupo através da firma Tecnicar, já era o importador Fendt para a zona sul de Portugal desde novembro de 1982.

Em 1 de Janeiro de 1999, a importação dos tractores Fendt para Portugal passa a ser assegurada pela empresa Forte Lda. (tambem pertencente ao Grupo Auto-industrial).

 O tractor encontrava-se nas instalações da Forte Lda. em Benavente tendo em 2015 sido averbada em nome da Auto-Industrial S.A. já com a finalidade de ser restaurado no âmbito do futuro centenário da empresa.

No dia 10 de maio de 2021 foi dado início ao processo de restauro deste tractor clássico Fendt de 1954, nas oficinas da Auto-Industrial em Lisboa (Alfragide).

O trator chegou às instalações da Auto-Industrial com o motor em funcionamento, sem a necessidade recorrer a muitas peças novas, sendo que, grande parte das peças eram reparáveis.

Ao longo do restauro, o maior desafio para a equipa foi a reparação das peças da carroçaria que se encontravam em estado de corrosão. A oxidação do metal era de tal modo profunda que implicou uma reparação mais demorada e bastante rigorosa. Foi necessário recorrer a um método de decapagem especializada, de forma a preparar as áreas mais afectadas e para que fosse possível receber a pintura, sem quaisquer problemas.

Outro desafio a referir deste restauro foi o processo de isolamento das peças antes da pintura. Este implicou um manuseio muito cuidado por parte do técnico, visto que, com o passar dos anos, certas peças plásticas e de borracha foram perdendo a elasticidade, sendo a probabilidade de as partir, durante esta fase, bastante elevada.

Durante todo o procedimento do restauro, a equipa contou com a colaboração do Engº Gromecindo José, Director de Após-Venda da Forte Lda (empresa do Grupo AI actual importadora da Fendt para Portugal), uma ajuda crucial para o fornecimento de informação sobre o aspeto do trator quer com figuras, quer com fotos de modelos semelhantes. Também com a ajuda do Engº Gromecindo José foram fornecidas as madeiras do assento do trator bem como os parafusos que, durante a desmontagem acabaram por se danificar.

Os principais intervenientes no trabalho de restauro nas Oficinas de Alfragide da Auto-Industrial foram o Sr. José Galvão (chefe de equipa), o Sr. António Mexia (responsável pela carroçaria) e o Sr. Jorge Gregório (responsável pela pintura).

O processo de restauro terminou dia 20 de agosto de 2021.

O trator está exposto de momento em Benavente, nas instalações da ForteImportador da Fendt em Portugal.

Conheça todo o processo de restauro do FENDT de 1954.

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa