Os preparativos para a época de 2022 da ADAC Opel E-Rally Cup iniciaram-se no momento imediato em que o último Opel Corsa-e Rally elétrico a bateria cruzou a meta na última ronda da temporada inaugural, em 2021. Desde aí viram-se evoluídas as características de tração e a sonoridade do Corsa-e Rally, através de novos desenvolvimentos.
Ao longo do inverno, a ADAC e a Opel não deixaram nada por analisar nos seus esforços para tornar ainda melhor aquela que é a primeira copa de ralis elétrica do mundo. A ADAC Opel E-Rally Cup 2022 promete, assim, ainda mais emoção e variedade.
Em primeiro lugar, o calendário de 2022 tornou-se significativamente mais atrativo e internacional, dado que para além das rondas pontuáveis para o Campeonato Alemão de Ralis, os Corsa-e Rally elétricos de 100 kW (136 cv) vão apresentar-se à partida de outros eventos igualmente desafiantes e emocionantes, a disputar nos países vizinhos. Os ralis ADAC Sulingen, ADAC Stemweder Berg, ADAC Saarland-Pfalz e ADAC 3-Städte formam a estrutura alemã, sendo complementados pelo ELE Rally, nos Países Baixos, o Rally Weiz, na Áustria, e no Rallye Mont Blanc - Morzine , nos Alpes franceses.
Afinações de topo: Melhor sonoridade, ainda mais capacidade de tração
Apesar da elevada fiabilidade e impressionantes capacidades do Opel Corsa-e Rally, a revolucionária tecnologia integrada no carro de ralis foi, entretanto, otimizada. Por exemplo, um diferencial de deslizamento limitado revisto garante que os condutores conseguem colocar na estrada os 260 Nm de binário produzidos pelo motor. Noutro domínio, a sonoridade da viatura foi melhorada como parte do conceito global de segurança, tornando o carro de ralis elétrico mais fácil de ouvir à sua aproximação, ao mesmo tempo que se potencia o seu apelo acústico.
A imagem dos ralis eletrificados continua, assim, a ganhar força. Equipas e pilotos de toda a Europa estão a demonstrar um crescente interesse na ADAC Opel e-Rally Cup. Os jovens pilotos de ralis têm os olhos postos no prémio de € 100.000 e na oportunidade única, depois de provarem as suas capacidades, de dar o passo em frente, no ano seguinte, para o ADAC Opel Rally Junior Team. Uma vez lá, terão acesso ao volante de um Opel Corsa Rally4 e competir em ralis internacionais.
"Com a ADAC Opel e-Rally Cup, os parceiros de longa data ADAC e Opel criaram um marco no automobilismo internacional", sublinhou Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport. "Provámos que os ralis elétricos funcionam e são emocionantes. A Copa vai ser ainda melhor esta época, graças a um calendário altamente atrativo e à afinação das tecnologias."
"A ADAC Opel e-Rally Cup é uma pedra angular da estratégia de sustentabilidade da ADAC, na qual o automobilismo sustentável e orientado para o futuro desempenha um papel pioneiro", acrescentou o responsável maior da ADAC Motorsport, Thomas Voss. "O desporto está a sofrer grandes alterações. A ADAC e a Opel querem contribuir ativamente para esta transformação, e aquela que é a primeira copa elétrica monomarca de ralis em todo o mundo já demonstra hoje como poderá ser o futuro."
Calendário da ADAC Opel e-Rally Cup 2022*
06./07.05. | ADAC Actronics Rally Sulingen | Alemanha |
20./21.05. | ELE Rally, Eindhoven | Países Baixos |
10./11.06. | ADAC Rally Stemweder Berg*, Lübbecke | Alemanha |
14.-16.07. | Rally Weiz | Áustria |
19./20.08. | ADAC Saarland-Pfalz Rally*, St. Wendel | Alemanha |
08.-10.09. | Rally Mont-Blanc, Morzine | França |
14./15.10. | ADAC 3-Städte Rally*, Lower Bavaria | Alemanha |
* Provas pontuáveis para os campeonatos de ralis 2022 dos países indicados e também para outras séries internacionais de ralis da FIA