Novidades

Carro Usado Elétrico ou Carro Usado Híbrido?

03/09/2021 | Automóvel

Está na dúvida entre comprar um carro usado híbrido ou um carro usado elétrico? Vamos-lhe dizer quais as diferenças entre os dois e no fim saberá qual é mais indicado para si!

Se até agora, quando comprava um carro, a decisão focava-se apenas entre comprar um carro a diesel ou a gasolina, hoje em dia existem mais opções, entre elas os híbridos e os elétricos.

Cada tipo de motorização tem as suas vantagens e desvantagens, mas tudo depende da necessidade de cada condutor.

Carros usados elétricos e carros usados híbridos: Descubra as diferenças

Carros elétricos

Estes carros são movidos a energia elétrica, ou seja, não necessitam de qualquer tipo de combustível fóssil para se deslocar, anulando completamente as emissões de gases poluentes.

Para além de serem amigos do ambiente, estes carros também têm um custo de manutenção relativamente mais baixo do que os de combustão. Ao terem menos partes móveis, requerem menos manutenção.

Mas claro, nada é perfeito e também existem alguns inconvenientes, como em qualquer tipo de carro.

Vantagens:

— Gastam 0 € em combustível. A grande vantagem dos carros elétricos é o custo de carregamento. Grande parte dos postos de carregamento são gratuitos, e mesmo que carregue o carro em casa, o custo ao final do mês é relativamente baixo. Contrariamente ao custo dos preços do combustível que, como bem sabe, têm aumentado cada vez mais. Nesta perspetiva, a opção de um carro elétrico é muito mais atrativa.

— Motor silencioso. De facto, uma viagem sem ouvir o barulho do motor é sem dúvida uma viagem mais tranquila! Não concorda?

— Rápida aceleração. O binário nos carros elétricos é sempre o mesmo. Desde o primeiro momento até ao limite das rotações do motor. Ou seja, os elétricos têm uma aceleração muito mais rápida do que um motor a combustão.

— Custo baixo na manutenção. A manutenção de um carro elétrico é muito mais barata e simples que um carro a combustão, que contém mais elementos móveis, como correias, filtros, óleo, etc. Mesmo todos os elementos da travagem necessitam de menos manutenção. Os carros elétricos têm um sistema de travagem regenerativa das baterias, ou seja, este sistema abranda o movimento das rodas, enquanto recarrega energia.

— Isenção de impostos. Para além do incentivo dado pelo estado, o IUC dos carros elétricos é muito mais baixo! Têm também isenção de ISV, que representa cerca de 20% do valor do automóvel.

Desvantagens:

— Autonomia. A média de autonomia dos carros elétricos ronda os 250 km. Claro que para o dia a dia é suficiente para cobrar as necessidades das deslocações diárias. Mas quando vai de férias, muito provavelmente, terá de fazer uma paragem cerca de 30 minutos para conseguir chegar ao destino.

— Preço. É de crer que daqui a uns anos, os carros elétricos comecem a ser mais acessíveis. O preço mais elevado, reflete-se nos custos necessários para a produção das baterias que enquanto não for feito em massa, terá um custo maior para as marcas.

— Poucos super carregadores. A escassez de super carregadores implica que, ao fazer uma viagem maior que o habitual, terá de planear muito bem todas as paragens necessárias e analisar onde estão situados os super carregadores para conseguir chegar ao destino. Significa que a sua viagem pode demorar o dobro do tempo, comparando com uma viagem de carro a combustão.

Os carros híbridos conseguem ter o melhor de dois mundos, em apenas um carro. Este utiliza o motor elétrico para aumenta a potência e ainda assim diminui as emissões e consumos, sem limitar os utilizadores com paragens obrigatórias de 30 minutos para carregar baterias.

Tal como os carros a combustão ou os elétricos, os híbridos também têm as suas vantagens. Comparando com os elétricos, vamos ver como os híbridos se comportam.

Carros híbridos

Vantagens

— Baixos consumos. Ao comprar o carro híbrido com o elétrico, é evidente que um elétrico consome menos do que um híbrido. Mas quando comparamos com um carro a combustão, o híbrido consegue fazer consumos muito mais interessantes! Para além de não necessitar de carregar as baterias a cada 200 km, estes podem percorrer cerca de 800 km com apenas uma carga e um depósito.

— Melhor performance. Os motores que funcionam a combustão, têm algum atraso na entrega de potência e não conseguem atingir o pico de binário em rotações mais baixas. Os carros híbridos são auxiliados por um motor elétrico que têm uma entrega de potência instantânea, ou seja, utiliza a aceleração de um elétrico e o motor a combustão é poupado a grandes esforços.

— Incentivos fiscais. Os carros híbridos emitem metade dos gases poluentes dos carros a combustão, diminuindo significativamente o valor do IUC. Além disso, também irá beneficiar de uma redução do ISV.

Desvantagens

— Preço. Os híbridos não só são compostos por motores a gasolina mais potentes, também são compostos por baterias, o que leva a um aumento no custo de produção, tal como nos elétricos.

— Manutenção. Um carro híbrido, sendo um automóvel mais complexo, com motor a combustão, mas também com baterias, implica que haja mais elementos, ou seja, também há mais custos de manutenção. No caso das baterias, a sua substituição ou manutenção é bastante cara. Tudo dependerá do modo de utilização do condutor. As baterias de iões de lítio, não devem ter níveis de carga inferiores a 20% e nunca devem ser carregadas até valores superiores a 80%. Se tiver cuidado com esta prática, não irá viciar a bateria. A grande parte dos fabricantes oferece 7 a 10 anos de garantia das baterias e de todos os componentes híbridos, mas após o término dessa garantia, caso surja algum problema, o custo da reparação pode ser bastante elevado.

Como pode ver, existem ainda algumas diferenças entre os carros elétricos e os híbridos. Estes veículos são bastante compensadores para quem percorre milhares de quilómetros por ano.

Se, no seu caso, não percorrer muitos quilómetros, com um carro elétrico ficará bastante satisfeito. Caso necessite percorrer centenas de quilómetros por dia, então um híbrido deverá cumprir todas as suas necessidades.

Caminhamos para um futuro cada vez mais elétrico e sem dúvida que o meio ambiente e as gerações futuras irão beneficiar de todas as decisões tomadas neste momento.

Veja o nosso stock de carros usados elétricos e carros usados híbridos e faça a sua escolha!

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa