DEARBORN, Michigan, EUA, 31 de março de 2022 – A Ford lança hoje o seu Relatório Integrado de Sustentabilidade e Financeiro 2022, documento focado na transição da companhia rumo à liderança da revolução elétrica, incluindo planos para uma escalada da produção para mais de dois milhões de veículos elétricos por ano, até 2026, pretendendo alcançar, até ao final da década, metade do seu volume de vendas anual em propostas elétricas.
A Ford comprometeu-se em alcançar a neutralidade carbónica o mais tardar em 2050, suportada por metas provisórias baseadas na ciência que pretende ir ao encontro até 2035. O novo relatório apresenta anúncios voluntários sobre informações relacionadas com o clima e detalha os progressos da Ford no domínio da redução das emissões por veículo em 50%, tendo 2019 como ano-base, e as emissões das suas operações em 76%, tendo como base 2017. No ano passado, a companhia alcançou uma redução de 35% na sua pegada absoluta de gases com efeito de estufa, comparativamente aos níveis de 2017.
A mudança para os veículos elétricos é fundamental para que a Ford atinja os seus objetivos de sustentabilidade, mas essa transição tem desafios associados, incluindo o abastecimento de matérias-primas, a reciclagem de baterias em fim de vida e as questões dos direitos humanos. De modo a fornecer informações adicionais sobre estes tópicos, a Ford está, igualmente, a divulgar um relatório sobre Direitos Humanos, uma estreia para a Ford e na indústria automóvel dos EUA, bem como uma task force combinada sobre divulgações de informações financeiras relacionadas com o clima e um relatório sobre o cenário de risco climático.
"A verdadeira marca do sucesso é se deixamos à próxima geração o mundo um lugar melhor. Todos os anos, o nosso relatório integrado recorda-me do nosso compromisso para com os nossos valores e o nosso impulso em mover a agulha sobre as questões que importam. Isto é verdade desde que lançámos o primeiro relatório, há 23 anos, no que foi uma estreia na indústria. E isso não poderia ser mais verdadeiro hoje", afirmou Bill Ford, Presidente Executivo da Ford.
"Também tenho o prazer de dizer que, este ano, a Ford vai publicar um relatório sobre Direitos Humanos, em nova estreia na indústria automóvel dos EUA. Nele examinar-se-á a forma como os nossos materiais são produzidos, onde os nossos produtos são fabricados e como se medem os nossos padrões de trabalho. Estou orgulhoso dos progressos que fizemos nas últimas duas décadas, aguardando com expectativa a continuação dos nossos feitos", acrescentou.
Para competir e vencer numa nova era de veículos elétricos e conectados, a Ford planeia investir mais de 50 mil milhões de dólares a nível global entre 2022 e 2026 no desenvolvimento de veículos elétricos e das baterias que os alimentam. A companhia irá fazê-lo a partir de algumas das mais avançadas e eficientes fábricas de automóveis do mundo, criando milhares de novos postos de trabalho e construindo uma cadeia de abastecimento sustentável e ética.
"O relatório do presente ano é significativo porque demonstra o compromisso de longa data da Ford para com a transparência e a responsabilização", disse Cynthia Williams, Diretora Global de Sustentabilidade, Homologações e Conformidade da Ford. "Dá aos nossos acionistas uma imagem clara de como iremos colocar as pessoas em primeiro lugar e como iremos respeitar os direitos humanos, à medida que transitamos para os veículos elétricos, com base no nosso legado de ação climática e de proteção ambiental. A nossa estratégia e objetivos de sustentabilidade da Companhia estão indelevelmente ligados – o que é bom para o planeta é bom para os nossos clientes e para o nosso negócio."