Com o EQS e o EQE, a Mercedes-Benz entrou numa nova era totalmente elétrica também nos segmentos superiores. Em breve seguir-se-á o EQS SUV, o terceiro modelo Mercedes-EQ com uma arquitetura desenvolvida especialmente para automóveis elétricos. O SUV oferece muito espaço a bordo, conforto e conectividade para até sete passageiros no seu interior moderno e luxuoso. Graças aos potentes motores elétricos, ao ágil sistema de tração integral 4MATIC e ao modo da transmissão inteligente OFFROAD, o EQS SUV também tem capacidade para enfrentar percursos fora do asfalto com facilidade.
O novo EQS SUV partilha a sua longa distância entre eixos (3210 milímetros) com o EQS, mas a sua distância ao solo é superior em mais de 20 centímetros. Dimensões: 5125/1959/1718 mm (comprimento/largura[1]/altura[2]). As dimensões interiores beneficiam das generosas dimensões exteriores e das vantagens do design desenvolvido de raiz tendo por base a arquitetura de um automóvel elétrico. Os bancos da segunda fila estão equipados de série com regulação elétrica. A bagageira tem capacidade para transportar até quatro sacos de golfe. Como equipamento opcional, estão disponíveis uma terceira fila de bancos individuais e uma extensa gama de funcionalidades de conforto para todos os passageiros.
O EQS é atualmente a referência mundial da aerodinâmica no que diz respeito a veículos produzidos em série[3]. O seu design objetivo, com uma geometria suave da secção inferior do chassis e a grelha do radiador fechada, foi um bom ponto de partida para as soluções de aerodinâmica no EQS SUV. A otimização dos detalhes típicos de um SUV deu origem a uma combinação única até à data, de espaço com eficiência aerodinâmica.
Todas as versões do modelo EQS SUV estão equipadas com cadeia cinemática elétrica (eATS) no eixo traseiro, enquanto as versões com sistema de tração integral 4MATIC também integram uma cadeia cinemática elétrica no eixo dianteiro. Nos modelos 4MATIC, a função Torque Shift assegura a distribuição inteligente e continuamente variável do binário entre os motores elétricos traseiro e dianteiro, e desta forma utiliza o motor elétrico mais eficiente em cada caso. Os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro são do tipo motor síncrono de excitação permanente. As vantagens deste conceito incluem a elevada densidade de energia, a elevada eficiência e a elevada constância da energia.
O EQS é o primeiro modelo da Mercedes-Benz no qual podem ser ativadas funções completamente novas do veículo através de atualizações remotas. Com o EQS SUV, esta possibilidade foi significativamente alargada. Por exemplo, as funções do Assistente de manobra ao reboque e o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) com realidade aumentada para a navegação podem ser ativadas posteriormente através de atualizações over-the-air.
Com o EQS SUV, a Mercedes-Benz dá um passo importante rumo à mobilidade sem emissões de gases poluentes e aproxima-se da concretização dos objetivos da iniciativa Ambition 2039. O modelo é produzido de forma totalmente neutra em termos de emissões de CO2. O EQS SUV implementa na estrada soluções reais para a mobilidade sem emissões de gases, conservação inteligente dos recursos naturais e economia circular responsável.
O chassis do novo EQS SUV está equipado com uma suspensão dianteira de quatro braços e uma suspensão multi-link independente no eixo traseiro. A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento de ajuste contínuo ADS+ integra o equipamento de série. A distância ao solo do veículo pode ser aumentada em vários centímetros. Além dos modos ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL do sistema DYNAMIC SELECT, as versões 4MATIC estão equipadas com o modo OFFROAD para a condução fora de estrada. Adicionalmente, a direção do eixo traseiro com um ângulo da direção até 4.5 graus é de série. Fornece uma grande capacidade de manobra em cidade e uma excelente agilidade fora das zonas urbanas. Opcionalmente e também através de uma atualização remota, está disponível uma versão do ângulo da direção do eixo traseiro até 10 graus.
Os princípios da Segurança Integral, em particular a segurança em acidentes, aplicam-se independentemente da plataforma. Tal como em todos os restantes modelos Mercedes-Benz, o EQS SUV é constituído por um habitáculo rígido, com zonas de deformação programadas e modernos sistemas de retenção. Na Europa, oEQS SUV é o primeiro modelo da Mercedes-Benz com função de deteção de ocupação real dos bancos traseiros. Se um passageiro no banco traseiro não estiver a utilizar um cinto de segurança, o condutor é alertado com um aviso específico. Outra funcionalidade nova na Mercedes-Benz é o conhecido alerta de presença de ocupante. Este sistema pode alertar para a presença de crianças na traseira do veículo, que o condutor poderá não ter detetado. Nos modelos destinados à Europa, Austrália e Nova Zelândia, este alerta é um de série.
O serviço Mercedes me Charge[4] é uma das maiores redes de postos de carregamento em todo o mundo: atualmente integra mais de 700.000 postos de carregamento AC e DC, incluindo cerca de 300.000 na Europa. Desde 2021, a Mercedes-Benz assegurou uma compensação subsequente com eletricidade verde quando os clientes utilizam o serviço Mercedes me Charge para carregar os seus automóveis na Europa. Os certificados de origem de elevada qualidade asseguram que a quantidade de energia elétrica de fontes renováveis que é fornecida à rede elétrica, é igual à quantidade de energia elétrica consumida através do Mercedes me Charge. A nova função Plug & Charge do serviço Mercedes me Charge permite o carregamento cómodo do EQS SUV nos postos de carregamento públicos que suportem a função Plug & Charge.
Com base em diversos fatores, o Sistema de Navegação com Inteligência Elétrica planeia o percurso mais rápido e confortável, incluindo paragens para carregamento, e, por exemplo, reage dinamicamente aos congestionamentos de trânsito ou a uma mudança no estilo de condução. Isto inclui uma indicação no sistema de informação e de entretenimento MBUX para que o condutor possa verificar se o estado de carga da bateria é suficiente para regressar ao ponto de partida sem efetuar uma paragem para carregamento. Durante o cálculo do percurso, é dada preferência aos postos de carregamento manualmente adicionados ao percurso. Os postos de carregamento sugeridos podem ser excluídos. É calculada uma estimativa dos custos do carregamento por cada paragem para carregamento.
Com a função ENERGIZING AIR CONTROL Plus, a Mercedes-Benz pensa integralmente na qualidade do ar no EQS SUV. O sistema funciona com recurso a filtragem, sensores, um conceito de indicação e pelo ar condicionado. O filtro HEPA (High-Efficiency Particulate Air) tem uma capacidade de filtragem extremamente elevada que permite reter partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias contidas no ar exterior.
Com o software inteligente, o MBUX adapta-se completamente aos seus utilizadores e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, de conforto e do veículo. Com a conhecida camada zero, as aplicações mais importantes são sempre apresentadas no nível superior dentro do campo de visão, de acordo com a situação e o contexto.
O destaque do interior é o MBUX Hyperscreen (opcional). Este ecrã curvilíneo de grandes dimensões prolonga-se praticamentepor toda a extensão do tablier. Atrás de um único vidro encontram-se instalados três ecrãs. O ecrã OLED de 12.3 polegadas é destinado exclusivamente para o passageiro dianteiro, permitindo ter a sua própria área de controlo. Na Europa, e num crescente número de países, o passageiro dianteiro também pode assistir a conteúdo dinâmico enquanto o veículo está a ser conduzido. Isto porque, a Mercedes-EQ utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara: se a câmara detetar que o condutor está a olhar para o ecrã do passageiro dianteiro, o sistema reduz automaticamente o brilho da imagem do ecrã.
O sistema de som Dolby AtmosÒ coloca a experiência sonorano EQS SUV num novo patamar. Os instrumentos ou as vozes individuais da mistura de estúdio podem ser colocados em toda a parte da área de audição. Desta forma é possível um novo tipo de animação sonora: isto porque, enquanto os sistemas estéreo convencionais normalmente possuem uma dinâmica lateral, o Dolby AtmosÒ pode utilizar todo o espaço e criar uma experiência de som a 360 graus.
Principais dados técnicos[5]
EQS 450+ |
EQS 450 4MATIC |
EQS 580 4MATIC |
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Sistema de transmissão |
Tração traseira |
Tração integral |
Tração integral |
||
Motor(es) elétrico(s): |
Tipo |
Motor síncrono de excitação permanente (PSM) |
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Potência |
kW |
265 |
265 |
400 |
|
Binário |
Nm |
568 |
800 |
858 |
|
Tensão máxima |
V |
396 |
396 |
396 |
|
Carregador de bordo (de série/opcional) |
kW |
11/22 |
|||
Tempo de carregamento com corrente trifásica AC (11/22 kW) |
h |
5/10 |
|||
Potência de carregamento DC máxima |
kW |
200 |
|||
Tempo de carregamento num posto de carregamento rápido DC[6] |
min |
31 |
|||
Carregamento DC: autonomia máxima após 15 minutos[7] (WLTP) |
km |
250 |
indisponível |
indisponível |
|
Veículo |
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Comprimento/largura/altura |
mm |
5125/1959/1718 |
|||
Comprimento/largura/altura (EUA) |
mm |
5125/1959/1718 |
|||
Distância entre eixos |
mm |
3210 |
|||
Diâmetro de viragem (com direção do eixo traseiro de 4.5°/10°) |
m |
11,9/11,0 |
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Capacidade da bagageira VDA |
l |
645-2.100/565-2.020 |
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Consumo de energia elétrica e autonomia |
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Consumo de energia elétrica em ciclo combinado (WLTP) |
kWh/100 km |
23,0 – 18,6 |
24,0 – 20,0 |
24,0 – 20,0 |
|
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP) |
g/km |
0 |
0 |
0 |
|
Autonomia (WLTP) |
km |
536 - 660 |
507 - 613 |
507 - 613 |
|
Um breve vislumbre do novo EQS SUV - características e dados fundamentais
Em função do equipamento e da configuração do veículo, é possível atingir uma autonomia (WLTP) de até 660 quilómetros[8].
O binário transmitido às rodas pelos respetivos motores elétricos é verificado 10.000 vezes por minuto e ajustado se necessário. Isto permite uma resposta muito mais rápida nas versões equipadas com 4MATIC do que nas versões com tração integral mecânica.
O EQS SUV está equipado de série com direção do eixo traseiro com um ângulo de direção até 4,5 graus. O ângulo da direção do eixo traseiro até 10 graus está disponível como opcional. O diâmetro de viragem é reduzido de 11,9 metros para 11 metros graças à direção do eixo traseiro com um ângulo de direção de 10 graus.
O motor elétrico no eixo traseiro possui 2 enrolamentos, cada um com 3 fases. O design de 6 fases torna este motor síncrono de excitação permanente (PSM) particularmente potente. A sua potência máxima é de 360 cv (265 kW).
O sistema DIGITAL LIGHT (opcional) integra um módulo de iluminação em cada farol com três LEDs extremamente brilhantes, cuja luz é refractada e direcionada com o auxílio de 1.3 milhões de microespelhos. A resolução total é superior a 2.6 milhões de pixéis.
O serviço Mercedes me Charge tem uma das maiores redes de carregamento mundiais com mais de 700.000 postos de carregamento, incluindo cerca de 300.000 na Europa.
Com o MBUX Hyperscreen (opcional), 3ecrãs encontram-se unidos continuamente por um único vidro para criar uma faixa de ecrã curvilínea com uma largura superior a 141 centímetros. A área visível pelos ocupantes mede 2432,11 cm2.
O vidro de grandes dimensões que protege o MBUX Hyperscreen é moldado tridimensionalmente durante o processo a uma temperatura de aproximadamente 650°C. Este processo permite uma visualização sem distorção do ecrã em toda a largura do veículo, independentemente do seu raio.
O EQS SUV está equipado com uma bateria de iões de lítio com até 12 módulos de células. Com esta geração de baterias foi dado um passo importante em termos de sustentabilidade da química das células: o material ativo otimizado é constituído por níquel, cobalto e manganês numa proporção de 8:1:1.
O opcional som de condução do EQS SUV é interativo, reagindo a cerca de 12 diferentes parâmetros como a posição do pedal do acelerador, a velocidade ou a recuperação de energia.
"Nº6 MOOD mimosa" é o nome da fragrância criada especialmente para o EQS SUV, baseada no aroma do chocolate negro. Ostenta o número 6 porque os primeiros veículos elétricos foram adicionados à gama de modelos em 1906 com os veículos "Mercédès Electrique". "Nº6 MOOD mimosa" é uma fragrância com aroma de produtos naturais com um toque de sensualidade.
Para obter as aplicações mais importantes do MBUX, o utilizador necessita de percorrer 0 camadas de menu. Daí a designação camada zero.
O ecrã projetado no vidro está disponível como opção em duas versões de tamanho. O ecrã projetado de realidade aumentada apresenta informação e ações relevantes tridimensionalmente em situações de condução e ambientes reais. A sua área de exibição tem uma largura diagonal de 77 polegadas. Uma imagem virtual a cores aparenta flutuar no campo de visão a uma distância de cerca de 10 metros.
O filtro HEPA (High-Efficiency Particulate Air), como parte integrante do equipamento opcional ENERGIZING AIR CONTROL Plus com um volume de 9.82 dm³, filtra o ar exterior admitido com um nível de filtragem extremamente elevado. São retidas até 99,75% das partículas. São utilizados cerca de 600 gramas de carvão ativado para neutralizar os odores. A área de adsorção é equivalente a cerca de 150 campos de futebol.
Para uma resposta tátil durante a operação, estão instalados 12 atuadores atrás das superfícies táteis do MBUX Hyperscreen. Se um dedo tocar em certos pontos no ecrã, os atuadores acionam uma vibração percetível na tela de proteção.
1 revestimento de vidro simplifica a limpeza do MBUX Hyperscreen. O próprio vidro curvilíneo é constituído por silicato de alumínio particularmente resistente a riscos.
CPU de 8 núcleos, 24 Gb de memória RAM e 46.4 Gb/s de largura de banda da memória RAM são alguns dos dados técnicos do MBUX.
Para o carregamento rápido com corrente contínua, o modelo está equipado com um sistema de carregamento rápido DC com uma potência de carregamento até 200 kW. Em 15 minutos, pode ser recarregada a energia correspondente a uma autonomia até 250 quilómetros[9], de acordo com o procedimento WLTP.
O brilho do ecrã do MBUX Hyperscreen é ajustado às condições ambiente utilizando os dados medidos por 1 câmara multifunções e 1 sensor de luminosidade adicional.
Com até 7 perfis, a área de exibição do MBUX Hyperscreen para o passageiro dianteiro pode ser personalizada.
O assistente de voz "Olá Mercedes" suporta 27 idiomas com Compreensão de Linguagem Natural.
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[1] Sem espelhos exteriores
[2] Dados da versão de cinco lugares
[3] O EQS 450+ (ciclo WLTP: consumo de energia em ciclo combinado: 19.8-15.7 kWh/100 km; emissões de CO2: 0 g/km) atinge o mais baixo coeficiente aerodinâmico (Cd) de sempre de 0.20, com jantes AMG de 19″, linha de equipamento exterior AMG Line e configurado no modo da transmissão SPORT. O consumo de energia de acordo com o ciclo WLTP foi determinado com base no Regulamento (UE) Nº 2017/1151.
[4] Para permitir a utilização do Mercedes me Charge dos serviços Mercedes me connect, é necessário estabelecer um contrato de carregamento separado com um fornecedor terceiro selecionado, para fins de pagamento e emissão de fatura do carregamento. Para a utilização dos serviços Mercedes me connect, será necessário criar uma conta de utilizador Mercedes me e aceitar os respetivos Termos de Utilização.
[5] Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por um organismo de teste reconhecido oficialmente. Podem existir diferenças relativamente aos dados finais.
[6] Os tempos de carregamento referem-se a uma carga de 10 a 80 % num posto de carregamento rápido DC de categoria "K" ou "L", em conformidade com a norma EN17186, com corrente de carregamento de 500 A
[7] Em postos de carregamento rápidos DC com corrente elétrica de 500 A, de acordo com o procedimento WLTP
[8] A autonomia de 536-660 km da versão EQS 450+ (WLTP: consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 23.0‑18.6 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km) é um valor provisório. Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por um organismo de teste reconhecido oficialmente. Podem existir diferenças relativamente aos dados finais.
[9] Valores provisórios do EQS 450+ (WLTP): consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 23.0‑18.6 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km). Os dados do consumo de energia e da autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por um organismo de teste reconhecido oficialmente. Podem existir diferenças relativamente aos dados finais.