A produção da nova geração Astra em Rüsselsheim acaba de começar com o modelo de cinco portas e o novíssimo Opel Astra Sports Tourer já está, também, disponível para encomenda. Com um estilo puro e arrojado, a nova station wagon familiar compacta apresenta tecnologias inovadoras e o cockpit Pure Panel totalmente digital, com funcionamento intuitivo. Tudo isto a preços atrativos: os clientes podem encomendar o completamente redesenhado Opel Astra Sports Tourer a partir de 26.760 euros.
Inúmeros sistemas de assistência de última geração, tais como o aviso de colisão frontal com travagem de emergência automática, deteção de peões, aviso de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, deteção de sonolência, bem como o controlo de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade inteligente, são equipamento de série em todas as versões. O sistema head-up display pode ser encomendado como opção, para que o condutor possa sempre manter-se concentrado na estrada.
Além disso, está disponível muito espaço para bagagem e equipamento no compartimento de carga, com 1.634 litros de volume máximo (com os bancos rebatidos). O motor 1,2 litros turbo, de três cilindros, com injeção direta de gasolina (96 kW/130 cv) e com caixa manual de seis velocidades (consumo combinado de combustível WLTP*: 5,9-5,6 l/100 km, 132-126 g/km de emissões de CO2) proporciona um desempenho dinâmico logo no nível de entrada.
A Opel continua, de forma consistente, com a sua ofensiva elétrica através do novo Astra Sports Tourer. O recém-chegado é também a primeira station wagon eletrificada da marca, podendo, agora, ser encomendado como um potente e altamente eficiente híbrido plug-in. A versão eletrificada do Astra Sports Tourer está disponível a partir de 38.520 €. Com uma potência combinada de 133 kW/180 cv e um poderoso binário máximo de 360 Nm, a condução desportiva e responsável é assim perfeitamente combinada (consumo combinado de combustível WLTP1: 1,2-1,1 l/100 km, emissões de CO2 de 27-25 g/km). Com o propulsor híbrido plug-in, o novo Opel Astra Sports Tourer pode percorrer até 60 quilómetros (de acordo com as normas WLTP**) em modo puramente elétrico, sem emissões.
"Com o novo Opel Astra Sports Tourer fazemos uma afirmação real no segmento das ‘station wagon’ familiares compactas. Apresenta tecnologias digitais inovadoras, tais como o ‘cockpit’ Pure Panel, que só está, normalmente, disponível em segmentos mais altos. Além disso, disponibilizamos uma oferta tipicamente Opel, com muito espaço disponível para passageiros e bagagem. O Sports Tourer está disponível como híbrido ‘plug-in’ logo no início da sua comercialização, seguindo-se uma versão totalmente elétrica, alimentada a bateria, num futuro não muito distante. E o Astra Sports Tourer é, também, lindíssimo", diz Uwe Hochgeschurtz, CEO da Opel.
Tal como o Opel Astra-e de cinco portas, a versão elétrica alimentada a bateria do novo Astra Sports Tourer completará o portfólio do bestseller da classe compacta no decurso de 2023. Mais detalhes seguir-se-ão numa data posterior.
Bonito e prático: Design emocional combina-se com praticidade no quotidiano
O novo Opel Astra Sports Tourer, tal como o modelo de cinco portas, é uma verdadeira declaração de design: arrojado e puro, é a primeira station wagon Opel a apresentar a nova identidade da marca, o Opel Vizor. Sob o Vizor estão tecnologias líderes na classe, tais como a mais recente versão da iluminação adaptativa e sem encadeamento Intelli-Lux LED® Pixel. O sistema de iluminação com um total de 168 elementos LED é diretamente herdado dos topos de gama da Opel, Insignia e Grandland. O novo Astra Sports Tourer é também a primeira station wagon a estar disponível com um elegante acabamento de pintura em duas cores. Sob a atraente silhueta, que se estende da frente até à característica traseira, com uma terceira luz de stop vertical, há muito espaço para todas as necessidades diárias.
Com valores significativos de 4.642 x 1.860 x 1.480 milímetros (comprimento x largura x altura) e uma altura de carga de cerca de 600 mm, o prático e novo Astra Sports Tourer reforça ainda mais a reputação de liderança da Opel no segmento das station wagon e exibe também o talento típico da marca para conceber uma configuração inteligente. No entanto, o comprimento total é 60 mm mais curto do que o da geração anterior, graças ao vão dianteiro particularmente curto, e isto apesar da distância entre eixos ser consideravelmente maior, com 2.732 mm (+70 mm), que é igualmente 57 mm mais longa do que a do novo Astra hatchback.
O volume de carga máximo, com os bancos rebatidos, para as variantes com motor de combustão é de 1.634 litros. Além disso, existem detalhes práticos como o piso de carga ‘Intelli-Space’, que pode ser ajustado a duas alturas e posicionado a um ângulo de 45 graus. Para ainda maior conveniência, a cobertura retrátil da bagageira pode ser retirada e alojada quando o piso móvel está numa posição elevada ou inferior.
O novo Astra Sports Tourer com ‘Intelli-Space’ pode também facilitar a tarefa de trocar uma roda em caso de furo. Os kits de reparação de pneus e de primeiros socorros estão alojados em práticos compartimentos sob o piso, com acesso a partir do porta-bagagens ou dos bancos traseiros. Isto significa que ambos podem ser alcançados sem necessidade de retirar toda a carga da bagageira. Assim, não só a bagagem e o equipamento, mas também itens como uma caixa para transporte de cães podem ser acomodados confortavelmente. E até mesmo o Astra híbrido plug-in com baterias de iões de lítio instaladas na parte inferior da carroçaria pode transportar até 1.553 litros de carga.
Habitáculo dá um salto no tempo: Cockpit Pure Panel totalmente digital
O interior do novo Opel Astra Sports Tourer deu também um grande passo em frente. O interface homem-máquina (HMI) do Pure Panel totalmente digital oferece aos clientes uma experiência pura e intuitiva. A sua operação é feita através de um ecrã tátil de grandes dimensões, tal como num smartphone. Configurações importantes como os controlos da climatização ainda podem ser operados diretamente através de botões físicos. Também não há necessidade de recorrer a cabos no novo Astra Sports Tourer, uma vez que a nova geração de sistemas de informação e conectividade multimédia dispõe de ligação sem fios às funcionalidades Apple CarPlay e Android Auto com smartphones compatíveis, disponível logo na variante de entrada.
Um excelente conforto é algo típico dos bancos da Opel. Desenvolvidos internamente, os bancos dianteiros do novo Astra Sports Tourer são certificados pela Aktion Gesunder Rücken e.V. / Campaign for Healthier Backs (AGR). Os bancos ultra-ergonómicos são os melhores da classe dos familiares compactos, apresentando uma vasta gama de ajustes opcionais, dependendo do nível de acabamento, desde o apoio lombar electropneumático até aos apoios laterais ajustáveis. Em pele Nappa, oferecem funções de ventilação e massagem para o condutor e passageiro da frente, bem como de aquecimento para os bancos dianteiros e traseiros exteriores.
* Os valores de consumo de combustível e de emissões de CO2 mencionados estão em conformidade com a homologação WLTP (regulamento UE 2017/948). A partir de 1 de setembro de 2018, os novos veículos são homologados segundo o World Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP), um novo procedimento de teste mais realista para aferir o consumo de combustível e as emissões de CO2. O WLTP substitui por completo o New European Drive Cycle (NEDC), que era o procedimento de ensaio utilizado anteriormente. Devido a condições de teste mais realistas, o consumo de combustível e as emissões de CO2 medidos sob o WLTP são, em muitos casos, mais elevados quando comparados com os medidos sob o NEDC. O consumo de combustível e as emissões de CO2 podem variar em função do equipamento específico, opções e dimensão dos pneus.
** Autonomia elétrica (combinada) de acordo com WLTP: 59-60 km; autonomia elétrica (EAER City) de acordo com WLTP: 67-72 km. Autonomia determinada de acordo com a metodologia de ensaio WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia pode variar consoante as condições diárias de utilização e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução, das características do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado, bem como do pré-condicionamento térmico.