A cambota é uma das peças-chave de um motor. Um tipo de componente utilizado em praticamente todas as motas, carros, camionetas ou camiões.
Essencialmente, trata-se de um eixo colocado na parte inferior do motor composto por várias manivelas, que são as que recebem o movimento dos pistões através das bielas. Isto proporciona o movimento rotativo necessário para mover o veículo motorizado.
A cambota é uma das partes mais importantes de um motor de combustão interna pois é responsável por transformar a energia produzida durante a combustão em energia mecânica, recolhendo e transmitindo a potência produzida por cada um dos cilindros para a caixa de velocidades.
Como funciona a cambota?
Para melhor compreender como funciona a cambota, é necessário perceber qual é o papel que esta desempenha num automóvel. A cambota é a parte responsável por transformar o movimento vertical dos pistões num movimento circular.
A comparação que torna a compreensão mais fácil é que a cambota tem a mesma função que os pedais de uma bicicleta. No entanto, em vez de rodar pela ação das pernas, é movido pelas explosões produzidas dentro das câmaras de combustão, que empurram os pistões para baixo juntamente com as hastes de ligação.
Numa das extremidades da cambota está o volante, que é um disco (normalmente de dupla massa) ao qual a embraiagem engata e desengata. É controlada pelo pedal da embraiagem se for uma caixa de velocidades manual, ou pelo condutor se for uma caixa de velocidades automática.
A partir deste ponto, quase todos os automóveis funcionam da mesma forma. O movimento de viragem passa através da caixa de velocidades, que regula a sua velocidade conforme a engrenagem engrenada. A partir daí, a rotação é transmitida ao eixo do motor e, consequentemente aos eixos das rodas.
Sintomas de avaria da cambota
Desgaste:
As manivelas devem estar sempre perfeitamente lubrificadas. Caso contrário, irão desgastar-se gradualmente. Esta falha é causada por:
• Não ter sempre o nível de óleo adequado.
• Falha na bomba de óleo.
• Não mudar o óleo na altura certa, ao ponto de o degradar demasiado.
Quebra:
É raro, mas a cambota também se pode partir. O motivo é devido a uma utilização irregular. Circular em baixas rotações e sob carga pesada faz com que a cambota sofra um pouco mais. Mas, é pouco provável que isto quebre a cambota de um carro Noutros tipos de veículos pesados, pode ser plausível.
E se a cambota avariar?
Se por qualquer razão tiver de substituir a cambota, deve saber que se trata de uma operação relativamente simples, mas é aconselhável que seja feita por um profissional.
Agora que já sabe tudo sobre a manutenção do seu automóvel, faça a uma marcação numa das nossas oficinais multimarca AutoGlobal