Com o novo Opel Astra e com o Opel Mokka, o fabricante alemão de automóveis não só desenvolveu dois novos automóveis extremamente emocionantes, como também concebeu duas novas cores de pintura surpreendentes.
Para afirmações de design tão poderosas como o do premiado Mokka e do novo Astra, a Opel decidiu optar por novas cores vivas e apelativas: verde para o Mokka e amarelo para o Astra.
"As cores para automóveis não devem apenas satisfazer o cliente, devem também corresponder ao tamanho e forma do veículo", explica Nicole Heidt, Assistente do Responsável de Design, Cores e Acabamentos. Um modelo como o Astra, do segmento dos compactos, adapta-se melhor a tons brilhantes e sofisticados ou a cores metalizadas que são também muito populares entre os clientes desse segmento de mercado".
Logo no início do desenvolvimento do novo Astra, a equipa de Marketing da Opel informou o departamento de Design que pretendia que a sexta geração do best-seller Astra estivesse disponível em amarelo, tom que tem uma longa tradição como a cor da marca.
Como é habitual com uma cor totalmente nova, Nicole Heidt iniciou o processo de criação com investigação sobre tendências de cor utilizando ferramentas profissionais. Acrescentando também a sua própria experiência, ela começou a pensar em criar um novo tom mais escuro de amarelo para o novo Astra. Levou, depois, as suas ideias para o próprio atelier de pintura do departamento de Design onde - como se estivesse a criar uma nova refeição - concebeu pessoalmente a receita para a nova cor.
Utilizando um copo de 200 mililitros e algumas gramas de várias tintas de automóvel de um fornecedor líder, misturou os ngredientes até o resultado corresponder à sua ideia. Em seguida, a designer preparou um mood board (uma colagem de imagens) e amostras de cor para apresentar a nova cor às direções de Design e de Marketing.
Uma vez aprovadas, Nicole fez, então, as amostras para o fornecedor da tinta da fábrica de Rüsselsheim, cujo produto final deveria corresponder, o mais próximo possível, à ideia de design e às amostras de cor para uma produção em série.
Um processo detalhado: O desenvolvimento de novas cores pode demorar até quatro anos
O processo de desenvolvimento de uma nova cor para um novo modelo pode demorar até quatro anos, sendo que uma nova tinta finalizada deve estar pronta a ser pulverizada, por robôs, doze meses antes do início da produção. "O amarelo que escolhemos como cor de lançamento para o novo Astra, provou, logo no início do processo, ser a escolha acertada", diz Nicole Heidt. "Estas cores estão, agora, a assumir-se fortemente como tendências".
Para o caso do Mokka, um veículo SUV mais pequeno com um perfil de cliente mais jovem do que o novo Astra, a Opel procurou uma nova cor arrojada e desportiva. A pesquisa de Nicole Heidt mostrou que os tons verdes estavam a ter uma forte procura. "O verde é também a cor perfeita para um veículo elétrico a bateria, sem emissões, tal como o Mokka-e", acrescenta.
Processo de pintura "3-wet": Redução anual das emissões de CO2 em cerca de 2.200 toneladas
Veículos eletrificados como o 100% elétrico Opel Mokka-e alimentado a bateria ou o novo Astra como híbrido plug-in são apenas duas formas de o fabricante alemão de automóveis contribuir para a mobilidade sustentável. A pintura tem também o seu próprio papel a desempenhar. Por exemplo, o novo "Amarelo Kult" do Astra é aplicado na unidade de produção de Rüsselsheim, onde as emissões da oficina de pintura foram significativamente reduzidas. A instalação utiliza atualmente o método de pintura "3-wet", que remove uma etapa completa de secagem do processo.
Em comparação com os processos de pintura convencionais, este método reduz as emissões anuais de CO2 em cerca de 2.200 toneladas, ao mesmo tempo que proporciona elevados níveis de proteção contra a corrosão e defeitos de pintura. Além disso, o consumo anual de água é reduzido em cerca de 1.800 metros cúbicos.