Novidades

Para que servem os pontos pretos nos vidros dos carros?

21/11/2022 | Automóvel

Certamente já deve ter reparado que nos vidros de muitos automóveis, provavelmente até do seu, que estes, nos seus extremos, têm uma banda preta seguidos de uns pontos pretos.

Se já se perguntou o que é que essa banda e pontos pretos estão lá a fazer — é apenas uma característica estética ou terão alguma função —, vamos responder a essa mesma questão.

Começando pela banda preta, esta chama-se «Frit» (ou «frisus») e consiste numa faixa de tinta cerâmica, impossível de retirar, que é inserida no vidro aquando da sua produção (quando este é cozido).

Os frisos pretos são uma «norma» nos vidros dos carros atuais.

A razão da sua existência prende-se com três funções: criar uma superfície mais rugosa para facilitar a ação da cola que fixa o vidro no lugar; tapar essa mesma cola para que não seja vista do lado de fora do carro e, por fim, proteger essa cola da ação dos raios UV (ultravioleta).

Esta última função é, provavelmente, a mais importante de todas. Afinal de contas, com a ação dos raios UV ao longo do tempo, a cola usada para fixar o para-brisas começaria a deteriorar-se e a perder propriedades. No limite, poderia mesmo deixar de cumprir a sua função de… colar.

E os pontos pretos, servem para quê?

Quanto aos pontos pretos nos vidros, como é possível de observar, estes não são colocados de forma aleatória, assumindo um padrão denominado “meio-tom”, ficando mais pequenos e distantes entre si conforme se afastam da faixa preta. Oferecem, assim, uma transição visual mais agradável entre a banda preta e o vidro em si.

Contudo, a sua função não é meramente estética. Para moldar o vidro com a curvatura certa é necessário aquecê-lo, levando-o ao forno. Contudo, a banda preta que contorna o vidro vai aquecer mais depressa que o resto do vidro, podendo levar a deformações e distorções óticas.

Os pontos pretos permitem, desta forma, também criar um gradiente térmico entre a banda preta e o resto do vidro, reduzindo não só essa distorção ótica como tapando-a.

Por fim, estes pontos pretos têm ainda uma terceira função, principalmente nos modelos mais recentes, em que também surgem atrás do espelho retrovisor. Nesse caso, o objetivo passa por oferecer mais alguma proteção contra os raios solares, principalmente porque aquela zona não é abrangida pelas palas pára-sol.

Ver todas as novidades »

Campanhas Automóveis

1943_800x600.webp

Venha testar a nova Maxus T90 EV na CAM Porto e Rio Tinto

22/04/2024
1941_BANNER-site-grupo.webp

RENAULT E-TECH DAYS

19/04/2024
1937_campanha_800x600.webp

Mitsubishi Space Star desde 139€*/mês

15/04/2024
1931_800x600.webp

Recarregamento de Gás para o Ar Condicionado do teu Opel

11/04/2024
1932_800x600.webp

Muda o óleo do teu Opel na Auto-Industrial

11/04/2024
1933_800x600.webp

Mantém-te Seguro: Mudança de Pneus Opel com a Auto-Industrial

11/04/2024
1934_800x600.webp

Revisão Anual Opel é na Auto-Industrial

11/04/2024
1930_site-grupo-800x600.webp

OPEL ENERGY ELECTRIC DAYS | Auto-industrial

10/04/2024
1928_home-roadshow-vans-eletricos-grupo-auto-industrial.webp

Venha testar a Gama Elétrica Mercedes-Benz Vans

09/04/2024
1887_post-800x600-imagem_noticia.webp

Oportunidade Única: Mustang Mach-E por 57.990€

05/04/2024
1921_grupo-800x600.webp

Sensores de Estacionamento Opel

02/04/2024
1923_grupo-800x600.webp

Desconto em peças sazonais de desgaste Opel

02/04/2024

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa