Quando pensamos em comprar um automóvel elétrico, a autonomia é uma das características mais valorizadas pelos consumidores, bem como a sua manutenção e a vida da bateria.
Quando compra um carro elétrico tem duas escolhas: incluir a bateria no preço final do carro ou fazer um aluguer de bateria à marca. Esta opção vai depender dos fabricantes e da análise realizada à utilização prevista do automóvel, isto é, os quilómetros que irá percorrer visto que as rendas das baterias também vão variar de preços conforme o uso.
Existem certos cuidados a ter com as baterias. É crucial que fique atento às temperaturas elevadas, bem como às cargas e descargas rápidas. Para prolongar a vida da bateria, deve evitar os carregamentos rápidos.
O carregamento considerado ideal é 80% e evitar que descarregue a baixo dos 10%. Caso o automóvel esteja parado, não deve ter menos de 60% de carregamento.
A bateria do automóvel funciona da mesma maneira que a bateria de um telemóvel, ou seja, é inevitável haver desgaste com o passar do tempo, por isso, devemos ter cuidado com as baterias, para que este fique saudável por muito mais tempo.
Existem várias formas de carregar o carro elétrico. A melhor forma de carregar é com a tomada doméstica, não esquecendo que o carregamento é mais lento. Outra opção é ter uma wallbox em casa; o carregamento vai ser mais rápido que carregar com a tomada doméstica, mas não é considerado um carregamento rápido.
Caso não possa efetuar o carregamento em casa, tem sempre a possibilidade de efetuá-lo no posto de carregamento, onde tem duas opções: carregamento normal ou o rápido. Contudo, se quiser ter uma bateria saudável, utilize o carregamento rápido apenas em situação de emergência.