Novidades

Como Poupar Combustível

20/10/2021 | Automóvel

Como poupar combustível



Os combustíveis atingiram preços nunca antes vistos no nosso país. Foi desde o início deste ano que o gasóleo aumentou 38 vezes de preço e a gasolina 30 vezes.

Por isso, sabemos que todo o tipo de dicas que lhe deram serão sempre bem-vindas. Umas mais simples e outras mais complexas, mas todas imprescindíveis para ajudar a poupar uns trocos no final do mês.


Antecipar
Uma dica bem simples, e básica, mas que pode fazer bastante diferença é conseguir antecipar que vão ter de travar e levantar o pé do acelerador.
É hábito ver na estrada condutores que aceleram excessivamente quando 100 metros mais à frente são obrigados a travar. Este comportamento leva a um gasto maior de combustível sem qualquer necessidade, visto que o mesmo vai ter de ficar parado ao lado daqueles que terá ultrapassado nos 100 metros anteriores.
Uma análise antecipada da estrada ajuda a gerir melhor a velocidade necessária para não ser necessário travar excessivamente. Por exemplo, ganhar velocidade e desacelerar assim que sabemos que vamos ter de parar ou abrandar, são ótimas estratégias para poupar uns litros de combustível no final da semana.


Cuidados com a pressão dos pneus
A verificação regular da pressão dos pneus é um dos aspetos mais importantes e um dos mais negligenciados pelos condutores. Pode parecer que não, mas ter a pressão indicada pelo fabricante, ajuda e muito a poupar combustível. Quando os pneus do automóvel têm a pressão baixa, afeta a performance, dado que o atrito gerado entre a superfície do pneu e o asfalto é maior, requerendo mais energia para que o automóvel percorra um determinado percurso. Este fator afeta não só a quantidade de combustível gasta, como também coloca em causa o estado do pneu e a sua segurança.
Para saber qual a pressão ideal para o seu carro, basta consultar o manual do utilizador, ou verifica o interior do tampo do combustível, ou no interior da porta do condutor.


Caixa de Velocidades
Utilize o conta-rotações e a caixa de velocidades como o seu braço direito no consumo de combustível. Nos carros a gasolina, a faixa ideal de utilização situa-se entre as 2500rpm e as 3500rpm, enquanto que a diesel está entre as 2000 rpm e as 3000 rpm. É nestes valores que o rácio entre rendimento e consumos são os mais favoráveis à poupança.


Evite percursos pequenos
Sempre que conseguir evite utilizar o automóvel para fazer percursos pequenos. Quando faz trajetos muito curtos, todos os componentes do motor não tiveram tempo de atingir a temperatura ideal. Assim, o esforço que o motor tem de fazer é muito maior.
Existe ainda a questão do filtro de partículas que não irá regenerar o sistema de filtragem, visto que, só atingindo também a temperatura ideal de todos os componentes e a uma certa velocidade, é que essa filtragem é feita.
Ou seja, o entupimento do filtro gera contrapressão no escape levando a um aumento dos consumos devido ao esforço do motor.


Mudança de velocidade correta
A utilização correta da caixa de velocidades é um dos aspetos com mais influência nos consumos. Por exemplo, quando se deparar com condições de tráfego, a mudança mais correta será a mais alta possível, sem que o motor desça para uma rotação muito baixa, ao ponto de desligar.


Poupar no acelerador
O que pode afetar bastante o ponteiro do combustível é a forma como utiliza o pedal do acelerador. Quanto mais fortes as acelerações, maiores serão os gastos de combustível. Quanto menor a intensidade, mais a sua carteira agradece.


Manutenção
Tanto a mudança de óleo, alinhar a direção e o estado do filtro de ar, podem influenciar o consumo de combustível. A sua manutenção regular leva a um melhor funcionamento dos mesmos, ou seja, acaba por economizar e poupar combustível.
Vidros Fechados e Climatização desligada
Já é de conhecimento de muitos que circular tanto de vidros abertos ou com climatização ligada, aumenta os consumos de combustível. Caso não seja necessário, tenha sempre o cuidado de desligar a climatização, ou de fechar os vidros.


Start/Stop
Apesar de existir uma grande contradição em retorno deste sistema, existem certos momentos em que também pode ser uma mais-valia para conseguir poupar combustível. Se quiser saber mais sobre este tema, basta ler este artigo sobre Start/Stop.

Garanta que o seu automóvel está em perfeitas condições. Pode contar com a AutoGlobal para o ajudar a manter a sua viatura em perfeitas condições e deixá-lo tranquilo e seguro.

 Faça aqui a sua marcação!

Ver todas as novidades »

Siga-nos

Já segue o Grupo Auto-Industrial?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa